20 milhões. Casos de covid-19 nos EUA podem vir a ser 10 vezes mais do que número oficial

Sebastião Moreira / Lusa

Especialistas norte-americanos estimam que o total de infetados possa atingir os 20 milhões de pessoas, que corresponde a cerca de 6% dos habitantes do país.

Especialistas norte-americanos estimaram, esta quinta-feira, que o total de infetados nos Estados Unidos com o novo coronavírus possa atingir os 20 milhões de pessoas, significando que a vasta maioria da população continua suscetível. As estimativas correspondem a cerca de 10 vezes mais os 2,3 milhões de casos confirmados.

Há muito tempo que responsáveis norte-americanos sabem que milhões de pessoas estão infetadas sem o saber e que muitos casos estão por identificar pelas carências na realização de testes. Vinte milhões de infetados significa que cerca de 6% dos 331 milhões de habitantes nos Estados Unidos foram infetados.

As notícias foram conhecidas numa altura em que o Governo do Presidente Donald Trump pretende desvalorizar as preocupações à escala nacional com a pandemia e quando cerca de uma dúzia de Estados estão a assistir a aumentos preocupantes de casos de infeção.

“É claro que muitos indivíduos nesta nação continuam suscetíveis“, afirmou o diretor do CDC, Robert Redfield, durante uma conferência telefónica com jornalistas na quinta-feira. “A nossa melhor estimativa agora é a de que por cada caso que está registado há mais 10 infetados.”

Antes, dirigentes do CDC e o principal perito dos Estados Unidos em infecciologia, Anthony Fauci, tinham dito que 25% das pessoas infetadas poderiam não ter sintomas. “Há uma grande quantidade de pessoas que continuam vulneráveis”, disse o vice-reitor da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, Joshua Sharfstein.

As novas estimativas são baseadas nos estudos do CDC a amostras de sangue colhidas à escala nacional, algumas pela CDC, outras de doações e mais fontes.

Muitas infeções não foram detetadas em testes iniciais, quando as amostras eram limitadas e os dirigentes federais davam a prioridade nos testes a quem apresentava sintomas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …