“Caso CGD vai estourar nas mãos do governo”

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

Passos Coelho está revoltado porque António Costa está “alegremente a conduzir o país para uma situação pior”, enquanto adia problemas à espera de “eleiçõezinhas”. Declarações do líder do PSD numa entrevista onde ainda prevê que o caso CGD vai “estourar nas mãos” do governo.

Numa entrevista conjunta à TSF e ao Diário de Notícias, o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusa António Costa e o seu Executivo de fragilizar a banca, nomeadamente pela forma como tem lidado com a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O líder do PSD assume que a CGD “tem um problema de rentabilidade, também devido à política do BCE – que está a acontecer sobre todos os bancos”, mas rejeita a versão do governo de Costa de que o executivo PSD-CDS deixou um desvio de três mil milhões de euros no banco do Estado.

Está a induzir as pessoas em erro. Não existe um buraco na CGD, não é sério“, aponta Passos Coelho na entrevista, considerando que a forma como o ministro das Finanças, Mário Centeno, falou do assunto é “perigosa e inaceitável”.

“Está a lançar uma suspeita sobre a CGD e sobre o resto dos bancos portugueses, e isso vai estourar-lhe nas mãos“, vaticina o ex-primeiro-ministro.

“Riscos muito sérios” de haver um segundo resgate

Falando de uma “retórica incendiária em relação ao sistema financeiro”, Passos acusa Costa de pretender “criar a convicção de que o Governo herdou uma situação caótica na banca que impede hoje o país de crescer e o Governo de fazer o que queria”.

“Com esta abordagem de dar a entender que receberam um país em circunstâncias horríveis, para andarem a denegrir o que fez o Governo anterior, estão a semear condições para tornar o sistema financeiro ainda mais vulnerável. E isso pode ter consequências desastrosas”, prevê.

“Há riscos muito sérios que se estão a correr com estas políticas” do governo de Costa, diz ainda sobre a possibilidade de um segundo resgate, até pela dúvida e potencial nova crise financeira que pode assolar a Europa.

“Despesa adiada à espera de eleiçõezinhas”

Manifestando a “revolta” pela estratégia do governo, Passos salienta que “as pessoas sabem que estão a agravar as perspectivas de futuro do país”.

“Estão alegremente a conduzir o país para uma situação pior apenas para poderem dizer que o passado foi pior do que as pessoas julgavam, para desqualificar os adversários e para poder – demagogicamente – atrair votos“.

A “despesa está a ser adiada, chutada para a frente. Não se trata de maquilhar, é recorrer a expedientes”, acusa Passos, prevendo que “as receitas vão ficar muito aquém” do esperado e que não acredita na perspectiva do governo de que o défice fique abaixo dos 3%.

“O risco que estamos a correr é de o défice ficar acima dos 3%”, diz Passos.

“E quando ouço o ministro das Finanças e o primeiro-ministro dizerem que não, parece conversa de pura demagogia política de quem está à espera de eleiçõezinhas daqui a uns meses e quer chegar lá em boas condições”, considera o ex-primeiro-ministro na entrevista.

SV, ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer das formas o senhor Costa há alguns meses atrás e mais a sua comitiva de extrema-esquerda tinham soluções para tudo, espero que a poção mágica não se esteja a diluir e a magia a perder efeito, vamos aguardar para ver!

  2. Se pensarmos bem, no que há meses anda a profetizar esta criatura e seus seguidores, concluimos que, para além do mal que causou à sociedade portuguesa, enquanto líder da coligação de interesses (esploradores/corruptos/parasitas), durante os quatro anos que ocupou o poder em Potugal, chegamos à triste conclusão de que os principais inimigos dos portugueses, estão cá dentro do país e por isso, aqueles que vivem honradamente do seu trabalho, devem estar atentos e fazer um esforço para perceber o que é que os lídimos represenrantes dos agiotas financeiros e dos exploradores pretendem, para os trabalhadores(as)/empregados(as)/empresários(as) honestos do nosso país.

  3. Digo o mesmo que o nosso “hermano” espanhol disse há uns tempos, “PORQUE NÃO TE CALAS”… Fazias um melhor serviço ao país.

  4. Então mas quem é que escondeu o caso do banif e já o da cgd por causa de eleiçoezinhas???Se não me engano foi o (des)governo de passos!Como não lhe estão a fazer as vontades o puto mimado que nunca fez nada está a fazer birrinhas!Está-lhe a ser difícil ver o país a crescer seguindo outro rumo não é?Felizmente e finalmente já são vários os países europeus que estão a dizer um basta a austeridade nazi!

  5. Peço desculpa pelo português: Mas isto faz-me lembrar os “peidos engarrafados” no Carnaval. Alguém largava e os restantes é que tinham que levar com o cheiro…

  6. Este moçoilo anda todo desnorteado… por ti ja tinhas vendido a Caixa pelo preço da uva mijona aos teus amigos. quem sabe não recebias uma comissão para pagares as dívidas. Alem disso, como Rui Rio a morder te os calcanhares, que será de ti depois? Quem te quer como empregado? Resta-te o parlamento… enfim, vais ter um final que mereces… TRISTE

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …