Centeno denuncia desvio de 3 mil milhões na Caixa e culpa governo PSD-CDS

O ministro das Finanças responsabiliza o anterior Governo pelo “desvio enormíssimo” no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos, que ultrapassou os 3 mil milhões de euros, acusando-o de negligência.

“Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a 3 mil milhões de euros, e que tão negligentemente o Governo anterior acompanhou”, acusou o ministro.

Mário Centeno respondia a questões colocadas pelo deputado do PSD António Leitão Amaro na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está a ser ouvido.

“As cambalhotas ideológicas que o seu partido tem dado nesta matéria não são características de estabilidade na Caixa”, disse ainda o governante, em resposta ao social-democrata, citado pela Renascença.

De acordo com o ministro, além de “um novo conselho de administração”, depois da demissão dos administradores do Banco, a Caixa ainda precisa de “um novo modelo de organização e um novo plano de negócios”.

Ferro Rodrigues avisa que saúde da Caixa é “crítica”

Na tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito à Caixa, na terça-feira, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, já tinha assinalado que a saúde financeira da CGD é “crítica” para famílias e empresas.

“A CGD, pela sua dimensão, pelo seu carácter público e nacional, é uma entidade absolutamente estratégica, sendo crítica para as famílias e as empresas portuguesas a sua saúde financeira”, vincou o presidente.

A Comissão de Inquérito é presidida pelo deputado do PSD José Matos Correia e tem como vice-presidentes Paulo Trigo Pereira (PS) e Miguel Tiago (PCP).

Imposta por PSD e CDS-PP, a Comissão debruça-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização, atualmente em negociação com Bruxelas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, o Dr. Centeno ainda faz discursos desta natureza para proteger os seus “camaradas” mas se não fosse estarem de consciência tranquila porque insistiriam tanto os responsáveis do governo anterior pelo processo de inquérito que finalmente vai arrancar? Se calhar anda tudo a ficar nervoso mesmo antes de qualquer conclusão…

    • Se calhar assaltaram mesmo… até porque não era novidade. Afinal continuamos a ser assaltados todos os dias com as ex-PPP e com as rendas excessivas no sector energético… porque não haveria de acontecer o mesmo com a caixa.
      Mas uma coisa é certa, quando finalmente avança uma comissão de inquérito se vem logo com conclusões… eu desconfio… Seria mais natural um comentário deste tipo antes da comissão ser criada (até para motivar a sua criação), ou no final dos trabalhos da comissão, quando realmente a verdade puder ser apurado (se é que o vai ser alguma vez…).

  2. Por favor deixem caiar a BANCA, si assim poderemos renascer, estamos todos a trabalhar “esgotantemente”, para todos eles se aforrarem , ora uns, ora outros e a culpa morre sempre solteira…CHEGA, deve haver algum organismo a quem me deva queixar isto é impossível, morram os bancos todos de uma si vez…mas chega de tanta patinhar e conversa fiada… qual PS qual PSD; são todos a mesma coisa sé dançam as cores, eu quero isto resolvido a bem ou a mal… povo que fazeis? povo que podemos fazer? alguém nos ajude…

  3. caso não saibam o interesse do PSD e do CDS era dar a caixa como problemática para a venderem foi por isso que agora pediram o inquérito depois de a descapitalizarem. para se chegar à conclusão que não tem solução e obrigarem o governo vende-la.

  4. Contas bem feitas temos a CGD como mais um bom exemplo das empresas públicas bem geridas e que a esquerda tanto defende, andaram a perder tempo criticando os bancos privados para finalmente o público fazer borrada ainda maior, tudo isto quanto a mim se deveu ao crédito quase impingido à força que a todas as horas faziam propaganda de créditos para tudo, agora os cofres dos bancos estão vazios e estes na falência mas pelos vistos este governo parece tentado em influenciar de novo o consumo e como o povo não tem dinheiro para tudo irá recorrer de novo ao crédito e agravar a doença.

  5. Estou plenamente de acordo com o que o DUDA escreveu. O PSD/CDS queria mostrar ao povo que a CAIXA não tinha hipóteses, para assim a venderem aos amigos, senão vejamos o que aconteceu com a TAP, Estaleiros de Viana,.
    Quanto é que teriam metido ao bolso cada interveniente nos negócios. E a pressa em concretiza-los…
    Ainda vem o Passos Coelho para a comunicação social dizer(aquase apelar) para
    que Bruxelas nos sancione (quando o des/governo foi dele ).
    Ate a Maria Luis vem dizer que se fosse ministra não havia sanções(Ela lá sabe a merda que fez e deixou para os outros.
    Deviam ser responsabilizados criminalmente.

    A

RESPONDER

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …