Centeno denuncia desvio de 3 mil milhões na Caixa e culpa governo PSD-CDS

O ministro das Finanças responsabiliza o anterior Governo pelo “desvio enormíssimo” no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos, que ultrapassou os 3 mil milhões de euros, acusando-o de negligência.

“Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a 3 mil milhões de euros, e que tão negligentemente o Governo anterior acompanhou”, acusou o ministro.

Mário Centeno respondia a questões colocadas pelo deputado do PSD António Leitão Amaro na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está a ser ouvido.

“As cambalhotas ideológicas que o seu partido tem dado nesta matéria não são características de estabilidade na Caixa”, disse ainda o governante, em resposta ao social-democrata, citado pela Renascença.

De acordo com o ministro, além de “um novo conselho de administração”, depois da demissão dos administradores do Banco, a Caixa ainda precisa de “um novo modelo de organização e um novo plano de negócios”.

Ferro Rodrigues avisa que saúde da Caixa é “crítica”

Na tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito à Caixa, na terça-feira, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, já tinha assinalado que a saúde financeira da CGD é “crítica” para famílias e empresas.

“A CGD, pela sua dimensão, pelo seu carácter público e nacional, é uma entidade absolutamente estratégica, sendo crítica para as famílias e as empresas portuguesas a sua saúde financeira”, vincou o presidente.

A Comissão de Inquérito é presidida pelo deputado do PSD José Matos Correia e tem como vice-presidentes Paulo Trigo Pereira (PS) e Miguel Tiago (PCP).

Imposta por PSD e CDS-PP, a Comissão debruça-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização, atualmente em negociação com Bruxelas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, o Dr. Centeno ainda faz discursos desta natureza para proteger os seus “camaradas” mas se não fosse estarem de consciência tranquila porque insistiriam tanto os responsáveis do governo anterior pelo processo de inquérito que finalmente vai arrancar? Se calhar anda tudo a ficar nervoso mesmo antes de qualquer conclusão…

    • Se calhar assaltaram mesmo… até porque não era novidade. Afinal continuamos a ser assaltados todos os dias com as ex-PPP e com as rendas excessivas no sector energético… porque não haveria de acontecer o mesmo com a caixa.
      Mas uma coisa é certa, quando finalmente avança uma comissão de inquérito se vem logo com conclusões… eu desconfio… Seria mais natural um comentário deste tipo antes da comissão ser criada (até para motivar a sua criação), ou no final dos trabalhos da comissão, quando realmente a verdade puder ser apurado (se é que o vai ser alguma vez…).

  2. Por favor deixem caiar a BANCA, si assim poderemos renascer, estamos todos a trabalhar “esgotantemente”, para todos eles se aforrarem , ora uns, ora outros e a culpa morre sempre solteira…CHEGA, deve haver algum organismo a quem me deva queixar isto é impossível, morram os bancos todos de uma si vez…mas chega de tanta patinhar e conversa fiada… qual PS qual PSD; são todos a mesma coisa sé dançam as cores, eu quero isto resolvido a bem ou a mal… povo que fazeis? povo que podemos fazer? alguém nos ajude…

  3. caso não saibam o interesse do PSD e do CDS era dar a caixa como problemática para a venderem foi por isso que agora pediram o inquérito depois de a descapitalizarem. para se chegar à conclusão que não tem solução e obrigarem o governo vende-la.

  4. Contas bem feitas temos a CGD como mais um bom exemplo das empresas públicas bem geridas e que a esquerda tanto defende, andaram a perder tempo criticando os bancos privados para finalmente o público fazer borrada ainda maior, tudo isto quanto a mim se deveu ao crédito quase impingido à força que a todas as horas faziam propaganda de créditos para tudo, agora os cofres dos bancos estão vazios e estes na falência mas pelos vistos este governo parece tentado em influenciar de novo o consumo e como o povo não tem dinheiro para tudo irá recorrer de novo ao crédito e agravar a doença.

  5. Estou plenamente de acordo com o que o DUDA escreveu. O PSD/CDS queria mostrar ao povo que a CAIXA não tinha hipóteses, para assim a venderem aos amigos, senão vejamos o que aconteceu com a TAP, Estaleiros de Viana,.
    Quanto é que teriam metido ao bolso cada interveniente nos negócios. E a pressa em concretiza-los…
    Ainda vem o Passos Coelho para a comunicação social dizer(aquase apelar) para
    que Bruxelas nos sancione (quando o des/governo foi dele ).
    Ate a Maria Luis vem dizer que se fosse ministra não havia sanções(Ela lá sabe a merda que fez e deixou para os outros.
    Deviam ser responsabilizados criminalmente.

    A

RESPONDER

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …