Centeno denuncia desvio de 3 mil milhões na Caixa e culpa governo PSD-CDS

O ministro das Finanças responsabiliza o anterior Governo pelo “desvio enormíssimo” no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos, que ultrapassou os 3 mil milhões de euros, acusando-o de negligência.

“Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a 3 mil milhões de euros, e que tão negligentemente o Governo anterior acompanhou”, acusou o ministro.

Mário Centeno respondia a questões colocadas pelo deputado do PSD António Leitão Amaro na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está a ser ouvido.

“As cambalhotas ideológicas que o seu partido tem dado nesta matéria não são características de estabilidade na Caixa”, disse ainda o governante, em resposta ao social-democrata, citado pela Renascença.

De acordo com o ministro, além de “um novo conselho de administração”, depois da demissão dos administradores do Banco, a Caixa ainda precisa de “um novo modelo de organização e um novo plano de negócios”.

Ferro Rodrigues avisa que saúde da Caixa é “crítica”

Na tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito à Caixa, na terça-feira, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, já tinha assinalado que a saúde financeira da CGD é “crítica” para famílias e empresas.

“A CGD, pela sua dimensão, pelo seu carácter público e nacional, é uma entidade absolutamente estratégica, sendo crítica para as famílias e as empresas portuguesas a sua saúde financeira”, vincou o presidente.

A Comissão de Inquérito é presidida pelo deputado do PSD José Matos Correia e tem como vice-presidentes Paulo Trigo Pereira (PS) e Miguel Tiago (PCP).

Imposta por PSD e CDS-PP, a Comissão debruça-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização, atualmente em negociação com Bruxelas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, o Dr. Centeno ainda faz discursos desta natureza para proteger os seus “camaradas” mas se não fosse estarem de consciência tranquila porque insistiriam tanto os responsáveis do governo anterior pelo processo de inquérito que finalmente vai arrancar? Se calhar anda tudo a ficar nervoso mesmo antes de qualquer conclusão…

    • Se calhar assaltaram mesmo… até porque não era novidade. Afinal continuamos a ser assaltados todos os dias com as ex-PPP e com as rendas excessivas no sector energético… porque não haveria de acontecer o mesmo com a caixa.
      Mas uma coisa é certa, quando finalmente avança uma comissão de inquérito se vem logo com conclusões… eu desconfio… Seria mais natural um comentário deste tipo antes da comissão ser criada (até para motivar a sua criação), ou no final dos trabalhos da comissão, quando realmente a verdade puder ser apurado (se é que o vai ser alguma vez…).

  2. Por favor deixem caiar a BANCA, si assim poderemos renascer, estamos todos a trabalhar “esgotantemente”, para todos eles se aforrarem , ora uns, ora outros e a culpa morre sempre solteira…CHEGA, deve haver algum organismo a quem me deva queixar isto é impossível, morram os bancos todos de uma si vez…mas chega de tanta patinhar e conversa fiada… qual PS qual PSD; são todos a mesma coisa sé dançam as cores, eu quero isto resolvido a bem ou a mal… povo que fazeis? povo que podemos fazer? alguém nos ajude…

  3. caso não saibam o interesse do PSD e do CDS era dar a caixa como problemática para a venderem foi por isso que agora pediram o inquérito depois de a descapitalizarem. para se chegar à conclusão que não tem solução e obrigarem o governo vende-la.

  4. Contas bem feitas temos a CGD como mais um bom exemplo das empresas públicas bem geridas e que a esquerda tanto defende, andaram a perder tempo criticando os bancos privados para finalmente o público fazer borrada ainda maior, tudo isto quanto a mim se deveu ao crédito quase impingido à força que a todas as horas faziam propaganda de créditos para tudo, agora os cofres dos bancos estão vazios e estes na falência mas pelos vistos este governo parece tentado em influenciar de novo o consumo e como o povo não tem dinheiro para tudo irá recorrer de novo ao crédito e agravar a doença.

  5. Estou plenamente de acordo com o que o DUDA escreveu. O PSD/CDS queria mostrar ao povo que a CAIXA não tinha hipóteses, para assim a venderem aos amigos, senão vejamos o que aconteceu com a TAP, Estaleiros de Viana,.
    Quanto é que teriam metido ao bolso cada interveniente nos negócios. E a pressa em concretiza-los…
    Ainda vem o Passos Coelho para a comunicação social dizer(aquase apelar) para
    que Bruxelas nos sancione (quando o des/governo foi dele ).
    Ate a Maria Luis vem dizer que se fosse ministra não havia sanções(Ela lá sabe a merda que fez e deixou para os outros.
    Deviam ser responsabilizados criminalmente.

    A

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …