Centeno denuncia desvio de 3 mil milhões na Caixa e culpa governo PSD-CDS

O ministro das Finanças responsabiliza o anterior Governo pelo “desvio enormíssimo” no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos, que ultrapassou os 3 mil milhões de euros, acusando-o de negligência.

“Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a 3 mil milhões de euros, e que tão negligentemente o Governo anterior acompanhou”, acusou o ministro.

Mário Centeno respondia a questões colocadas pelo deputado do PSD António Leitão Amaro na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está a ser ouvido.

“As cambalhotas ideológicas que o seu partido tem dado nesta matéria não são características de estabilidade na Caixa”, disse ainda o governante, em resposta ao social-democrata, citado pela Renascença.

De acordo com o ministro, além de “um novo conselho de administração”, depois da demissão dos administradores do Banco, a Caixa ainda precisa de “um novo modelo de organização e um novo plano de negócios”.

Ferro Rodrigues avisa que saúde da Caixa é “crítica”

Na tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito à Caixa, na terça-feira, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, já tinha assinalado que a saúde financeira da CGD é “crítica” para famílias e empresas.

“A CGD, pela sua dimensão, pelo seu carácter público e nacional, é uma entidade absolutamente estratégica, sendo crítica para as famílias e as empresas portuguesas a sua saúde financeira”, vincou o presidente.

A Comissão de Inquérito é presidida pelo deputado do PSD José Matos Correia e tem como vice-presidentes Paulo Trigo Pereira (PS) e Miguel Tiago (PCP).

Imposta por PSD e CDS-PP, a Comissão debruça-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização, atualmente em negociação com Bruxelas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, o Dr. Centeno ainda faz discursos desta natureza para proteger os seus “camaradas” mas se não fosse estarem de consciência tranquila porque insistiriam tanto os responsáveis do governo anterior pelo processo de inquérito que finalmente vai arrancar? Se calhar anda tudo a ficar nervoso mesmo antes de qualquer conclusão…

    • Se calhar assaltaram mesmo… até porque não era novidade. Afinal continuamos a ser assaltados todos os dias com as ex-PPP e com as rendas excessivas no sector energético… porque não haveria de acontecer o mesmo com a caixa.
      Mas uma coisa é certa, quando finalmente avança uma comissão de inquérito se vem logo com conclusões… eu desconfio… Seria mais natural um comentário deste tipo antes da comissão ser criada (até para motivar a sua criação), ou no final dos trabalhos da comissão, quando realmente a verdade puder ser apurado (se é que o vai ser alguma vez…).

  2. Por favor deixem caiar a BANCA, si assim poderemos renascer, estamos todos a trabalhar “esgotantemente”, para todos eles se aforrarem , ora uns, ora outros e a culpa morre sempre solteira…CHEGA, deve haver algum organismo a quem me deva queixar isto é impossível, morram os bancos todos de uma si vez…mas chega de tanta patinhar e conversa fiada… qual PS qual PSD; são todos a mesma coisa sé dançam as cores, eu quero isto resolvido a bem ou a mal… povo que fazeis? povo que podemos fazer? alguém nos ajude…

  3. caso não saibam o interesse do PSD e do CDS era dar a caixa como problemática para a venderem foi por isso que agora pediram o inquérito depois de a descapitalizarem. para se chegar à conclusão que não tem solução e obrigarem o governo vende-la.

  4. Contas bem feitas temos a CGD como mais um bom exemplo das empresas públicas bem geridas e que a esquerda tanto defende, andaram a perder tempo criticando os bancos privados para finalmente o público fazer borrada ainda maior, tudo isto quanto a mim se deveu ao crédito quase impingido à força que a todas as horas faziam propaganda de créditos para tudo, agora os cofres dos bancos estão vazios e estes na falência mas pelos vistos este governo parece tentado em influenciar de novo o consumo e como o povo não tem dinheiro para tudo irá recorrer de novo ao crédito e agravar a doença.

  5. Estou plenamente de acordo com o que o DUDA escreveu. O PSD/CDS queria mostrar ao povo que a CAIXA não tinha hipóteses, para assim a venderem aos amigos, senão vejamos o que aconteceu com a TAP, Estaleiros de Viana,.
    Quanto é que teriam metido ao bolso cada interveniente nos negócios. E a pressa em concretiza-los…
    Ainda vem o Passos Coelho para a comunicação social dizer(aquase apelar) para
    que Bruxelas nos sancione (quando o des/governo foi dele ).
    Ate a Maria Luis vem dizer que se fosse ministra não havia sanções(Ela lá sabe a merda que fez e deixou para os outros.
    Deviam ser responsabilizados criminalmente.

    A

RESPONDER

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …