PSD vai abrir inquérito à Caixa (mesmo contra a vontade da Esquerda)

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

O PSD anunciou esta quarta-feira que vai impor a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar potestativa para “apurar responsabilidades de governos e de administrações” em relação à CGD.

Expresso descreve que a comissão de inquérito parlamentar vai existir mesmo contra a vontade dos partidos de esquerda, já que o PSD vai exercer o direito a pedir uma comissão de inquérito de forma potestativa.

Segundo o regimento da Assembleia, cada grupo parlamentar pode impor, em algumas ocasiões, a criação de comissões de inquérito ou debates em plenário contra a vontade dos restantes partidos, caso a comissão seja constituída “a requerimento de um quinto dos deputados em efetividade de funções até ao limite de um por deputado e por sessão legislativa”.

Assim, é necessária a assinatura de 46 parlamentares, sendo que o grupo parlamentar do PSD é constituído por 89 deputados.

Ainda segundo a lei, as comissões de inquérito deste segundo tipo são “obrigatoriamente constituídas” e o requerimento de constituição da comissão, dirigido ao Presidente da Assembleia da República, “deve indicar o seu objeto e fundamentos”.

Luís Montenegro, líder da bancada laranja, explicou que a imposição da comissão de inquérito se devia à tentativa de “apurar responsabilidades de governos e de administrações” em relação à Caixa Geral de Depósitos.

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, vincou que a comissão de inquérito não tinha de ser potestativa e limitada no seu objeto.

“Se querem uma comissão parlamentar de inquérito para investigar tudo, não tem de ser potestativa. O BE não se oporá a ela com certeza”, declarou a bloquista, temendo que a imposição social-democrata da comissão canalize o objeto dos trabalhos da mesma apenas num sentido.

“Isto do PSD querer uma comissão de inquérito só sua, sabemos bem o que pode querer dizer”, prosseguiu, no debate quinzenal da Assembleia da República.

Miguel Tiago, do PCP, afirmou mais tarde que “o facto de a comissão ser potestativa mostra bem que o PSD tem como principal objetivo a instrumentalização da Caixa para a sua fragilização e com vista àquilo que sempre defendeu, a privatização total ou parcial da CGD”.

Fonte social-democrata adiantou à agência Lusa que “há disponibilidade do PSD para dialogar com outros partidos sobre o objeto da comissão”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu como apolítico, apartidário e imparcial não compreendo os medos
    dos outros partidos. Será que esse medo, é fundamentado pelo receio de que se saiba algo que não querem que se saiba? Quem não deve não teme e desta forma, ficaremos mais esclarecidos sobre o assunto em questão. Força e em frente!

    • Concordo consigo.
      Embora ache que este assunto foi a bomba que o Passos guardou para um momento posterior…
      Infelizmente, fazem “política” onde todos deviam velar pelo interesse público.

  2. Mas então PSD já se esqueceu do que fez no governo anterior?!
    Ainda há meses estavam no governo e eram responsáveis pela CGD e agora precisam de um inquérito para saber o que fizeram (ou o que não fizeram)?!
    Está boa…
    Até a Ferreira Leite e o Bagão Félix são contra…

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …