Administradores da Caixa Geral de Depósitos demitiram-se

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Os administradores executivos e não executivos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) apresentaram a demissão ao Governo. O Ministério das Finanças diz que ficam até serem substituídos.

De acordo com o Público, a equipa que terminou o mandato em dezembro, liderada por José de Matos, faz saber numa carta enviada ao ministro das Finanças, Mário Centeno, com data de 21 de junho, que as condições para se manter no exercício de funções se tinham esgotado.

Os atuais gestores máximos do banco público deram a conhecer a decisão aos funcionários esta segunda-feira.

Numa linguagem dura, os administradores remetem para o Governo a responsabilidade pela resposta à indefinição que paira há meses sobre o maior banco do sistema, sem ter sido ainda nomeada uma nova equipa de gestão para o banco público apesar de o Governo já ter anunciado a chegada de uma nova administração.

O Ministério das Finanças já confirmou ter recebido uma carta de demissão conjunta da administração, mas assegura que os gestores “ficam em funções até serem substituídos“. “Não vai haver nenhuma ausência de administração na CGD”, sublinha a tutela.

O Governo corre agora contra o tempo para garantir que António Domingues, ex-vice presidente do BPI, vai assumir rapidamente o cargo e clarificar a estratégia que o grupo estatal vai seguir nos próximos três anos.

O Jornal de Negócios descreve que o processo de análise da idoneidade da nova administração já se iniciou, e esta está à espera de avaliação do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu para entrar em funções.

É neste contexto que, esta terça-feira, toma posse a Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, liderada pelo deputado social-democrata José Matos Correia.

Imposta pelo PSD e o CDS devido às alegadas necessidades de liquidez acima do esperado da Caixa Geral de Depósitos, a comissão de inquérito vai analisar a gestão do banco público desde 2000.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quando o barco está a afundar, os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Mas não há problema… vão de barriga cheia!!!

  2. Mas o governo não tinha nomeado já uma catrefa deles para assumirem funções? Afinal a comédia CGD vai de vento em popa e a troika de esquerda que nos governa parece a cada dia mais inerte e sem palavras sobre o assunto, agora fala-se no despedimento de 2.500 funcionários e encerramento de balcões, nada mal para quem entrou a matar com a falácia contra o desemprego!.

    • Ok, talvez despeçam 2.500 funcionários, mas não são tudo más notícias, não te esqueças que há poucos dias foi aprovado o fim do teto salarial para a gestão da CGD. Este governo pode tirar a uns, mas pelo menos compensa dando a outros. É um verdadeiro governo de esquerda!

  3. O Governo queria mantê-los em funções até e talvez durante a Comissão de inquérito provavelmente porque tem muito que ver com o que o psd quer esconder com esta ci selectiva, mas eles não tem “http://blogs.hoy.es/lineaconsumo/files/2012/06/tomate2.jpeg” prá coisa

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …