PPE desiste de debater caso Centeno no Parlamento Europeu

José Sena Goulão / Lusa

A polémica em torno de Mário Centeno já chegou à União Europeia, com o Partido Popular Europeu a pedir um debate sobre as “alegações contra o presidente do Eurogrupo”. Paulo Rangel, eurodeputado social-democrata, já afirmou que o PPE decidiu deixar cair a intenção de debater o “caso Centeno” em plenário.

O Partido Popular Europeu (PPE) fez uma proposta na qual pediu um debate sobre as “alegações contra o ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo”. No entanto, a Renascença avança agora que o PPE decidiu deixar cair a intenção de debater o “caso Centeno” no Parlamento Europeu.

A informação foi avançada pelo eurodeputado social-democrata Paulo Rangel, no programa Casa Comum, emitido depois da Informação das 12h00. No programa desta quarta-feira, o socialista Fernando Medina, sustenta que não há sinal de ilegalidade na isenção fiscal concedida pela autarquia a que preside ao familiar do presidente do Benfica.

De acordo com o Expresso, o PPE terá enviado aos restantes grupos parlamentares um email no qual é pedido que o debate sobre o “caso Centeno decorra no plenário, na próxima semana, em Estrasburgo, “com declarações da Comissão Europeia e do Conselho” mas “sem resolução final”.

Em causa está o pedido de lugares para assistir ao jogo Benfica-FC Porto pelo gabinete de Mário Centeno, para que o ministro e o filho pudessem assistir à partida na tribuna presidencial do estádio da Luz.

O pedido do PPE iria ser discutido na conferência de presidentes, que reúne os líderes dos vários grupos políticos no Parlamento Europeu, esta quinta-feira. Caso haja maioria entre os presidentes, o debate segue para plenário.

O eurodeputado do PS Carlos Zorrinho, em declarações ao Expresso, considerou a proposta “absurda, absolutamente extemporânea“. O eurodeputado do PS acusa o Partido Popular Europeu de querer “usar o Parlamento Europeu para denegrir Portugal”.

O PSD, que integra a bancada do PPE, já se demarcou da posição do grupo. Paulo Rangel afirma não haver motivo “nem fazer sentido” discutir o tema no Parlamento Europeu. Marisa Matias, do Bloco de Esquerda e Marinho e Pinto acusam o PPE de “oportunismo político”.

O PS, PSD, PCP, CDS, Bloco de Esquerda e Partido da Terra estão contra este pedido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com estas atitudes se vê o circo que é o Parlamento Europeu!
    Certamente que o PPE não tem nada de mais util para fazer em prol dos europeus do que comentar boatos e “novelas”!…

    • Sim. Nós todos já percebemos que para si a legalidade e a justiça nada representam. Dê os meus cumprimentos ao seu gangue que diariamente nos assalta.

      • Ah?
        Acho que o que todos percebemos é que, para ti, a inteligência e perspicácia nada representam!…
        O que é que discutir “noticias” do CM no Parlamento Europeu tem a ver com legalidade ou justiça?
        Um dos “ganges” que diariamente nos assalta é precisamente o Parlamento Europeu com a suas mordomias, luxos e salários milionários – é desse que estás falar?!
        Eu não faço parte… a única coisa que o “meu” gangue tenta “assaltar” é a ignorância e a estupidez!…

RESPONDER

”As pessoas estão cansadas desta governação”. Moedas desvaloriza sondagem que o coloca atrás de Medina

Carlos Moedas, que se encontra na corrida autárquica em Lisboa, acusa Medina - seu principal adversário - de não ter uma estratégia clara para o Parque Mayer e defende projeto que una a educação a …

FC Porto precisa de fazer 38 milhões de euros em vendas

A SAD do FC Porto precisa de fazer, pelo menos, 38 milhões de euros em mais-valias com a venda de passes de jogadores. As contas foram feitas por Fernando Gomes, tendo em conta o segundo semestre do …

West Ham, Leeds e Bétis. Assim pode ficar a Champions sem os clubes da Superliga

Desde o Leeds na Champions ao Hellas Verona na Liga Europa, sem os clubes da Superliga Europeia, as competições europeias ganhariam um aspeto diferente. Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. A UEFA …

Marco Almeida descarta candidatura a Sintra e pede "seriedade" a Rui Rio

Deixado de fora por Rui Rio na lista de candidatos às autárquicas, Marco Almeida vai ficar como "espectador atento" nestas eleições. O vereador pediu "seriedade" ao líder do PSD. No mês passado, Rui Rio escolheu Ricardo …

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …