//

PPE desiste de debater caso Centeno no Parlamento Europeu

3

José Sena Goulão / Lusa

A polémica em torno de Mário Centeno já chegou à União Europeia, com o Partido Popular Europeu a pedir um debate sobre as “alegações contra o presidente do Eurogrupo”. Paulo Rangel, eurodeputado social-democrata, já afirmou que o PPE decidiu deixar cair a intenção de debater o “caso Centeno” em plenário.

O Partido Popular Europeu (PPE) fez uma proposta na qual pediu um debate sobre as “alegações contra o ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo”. No entanto, a Renascença avança agora que o PPE decidiu deixar cair a intenção de debater o “caso Centeno” no Parlamento Europeu.

A informação foi avançada pelo eurodeputado social-democrata Paulo Rangel, no programa Casa Comum, emitido depois da Informação das 12h00. No programa desta quarta-feira, o socialista Fernando Medina, sustenta que não há sinal de ilegalidade na isenção fiscal concedida pela autarquia a que preside ao familiar do presidente do Benfica.

De acordo com o Expresso, o PPE terá enviado aos restantes grupos parlamentares um email no qual é pedido que o debate sobre o “caso Centeno decorra no plenário, na próxima semana, em Estrasburgo, “com declarações da Comissão Europeia e do Conselho” mas “sem resolução final”.

Em causa está o pedido de lugares para assistir ao jogo Benfica-FC Porto pelo gabinete de Mário Centeno, para que o ministro e o filho pudessem assistir à partida na tribuna presidencial do estádio da Luz.

O pedido do PPE iria ser discutido na conferência de presidentes, que reúne os líderes dos vários grupos políticos no Parlamento Europeu, esta quinta-feira. Caso haja maioria entre os presidentes, o debate segue para plenário.

O eurodeputado do PS Carlos Zorrinho, em declarações ao Expresso, considerou a proposta “absurda, absolutamente extemporânea“. O eurodeputado do PS acusa o Partido Popular Europeu de querer “usar o Parlamento Europeu para denegrir Portugal”.

O PSD, que integra a bancada do PPE, já se demarcou da posição do grupo. Paulo Rangel afirma não haver motivo “nem fazer sentido” discutir o tema no Parlamento Europeu. Marisa Matias, do Bloco de Esquerda e Marinho e Pinto acusam o PPE de “oportunismo político”.

O PS, PSD, PCP, CDS, Bloco de Esquerda e Partido da Terra estão contra este pedido.

ZAP //

3 Comments

  1. Com estas atitudes se vê o circo que é o Parlamento Europeu!
    Certamente que o PPE não tem nada de mais util para fazer em prol dos europeus do que comentar boatos e “novelas”!…

    • Sim. Nós todos já percebemos que para si a legalidade e a justiça nada representam. Dê os meus cumprimentos ao seu gangue que diariamente nos assalta.

      • Ah?
        Acho que o que todos percebemos é que, para ti, a inteligência e perspicácia nada representam!…
        O que é que discutir “noticias” do CM no Parlamento Europeu tem a ver com legalidade ou justiça?
        Um dos “ganges” que diariamente nos assalta é precisamente o Parlamento Europeu com a suas mordomias, luxos e salários milionários – é desse que estás falar?!
        Eu não faço parte… a única coisa que o “meu” gangue tenta “assaltar” é a ignorância e a estupidez!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.