Caso BES ainda poderá custar muito dinheiro aos contribuintes

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Um ano depois da queda do BES estão ainda por contabilizar na totalidade os milhões de euros que o processo vai custar aos contribuintes. É um alerta que o advogado José Miguel Júdice deixa, considerando o Estado vai acabar por ter que desembolsar muito dinheiro.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, José Miguel Júdice frisa que está ainda por saber “qual o preço a pagar pelos contribuintes” pela queda do BES. O advogado nota que só depois de resolvidos todos os processos que decorrem em Tribunal contra o Estado, o Banco de Portugal e o Novo Banco é que se poderá responder a essa pergunta.

“Um dia que um tribunal venha a condenar o Novo Banco a pagar dezenas ou centenas de milhões de euros para indemnizar os investidores e os clientes, vai ser o Estado a pagar“, sustenta Júdice na referida publicação, apontando que a compra do Novo Banco por algum particular está dependente dessas “garantias”.

O advogado considera ainda que o Banco de Portugal agiu movido “pelo pânico”, com uma intervenção “errada no seu timing”, “ou cedo demais ou demasiado tarde”.

Para Júdice, é evidente que o Banco de Portugal “tinha a obrigação de ter percebido, muito mais cedo, o que se passava”.

“Importantes accionistas do banco pediram, durante meses, que se actuasse”, lembra o advogado, sustentando que “se o Estado tivesse optado pela intervenção, teria nomeado um administrador, como fez ou podia fazer no BPI, no Banif e no Millenium, em vez de deixar os membros da família Espírito Santo, segundo parece, com corda larga para fazerem o que agora lhes censura”.

Quanto às soluções para os lesados do papel comercial do BES, Júdica refere apenas que “o tratamento tem de ser igual para todos” por questões “jurídicas”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma interminável novela de esterco!
    Uma novela à maneira daquele brasileiro que numa novela enchia a banheira com estrume de vaca, porque acreditava que havia de se transformar em ouro!
    Aqui não é o estrume de vaca, mas é sim o estrume dos porcos, que nos está a sair caro como o ouro.

  2. Ei-los que nos aliviam… os “estivadores” engravatados, que diligentemente desviam sacos e sacos para as offshores

  3. Especialista em actividade bancária? Especialista em futurologia?
    Bem foi accionista do banco privado português!!!
    Dr. José M.Júdice desvinculado do PSD desde 2006, em 2007 foi mandatário da candidatura do António Costa pelo Partido Socialista à Camara de Lisboa e no ano seguinte garantia à TSF que só assumia a liderança da sociedade ‘Frente Tejo’ (empresa criada para a recuperação urbanística entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, apenas por “teimosia do primeiro-ministro” José Sócrates…

  4. O titulo é espectacular, sem divida. Mas vamos lá reflectir..vamos? Sabem porque isto provavelmente irá acontecer? Nós, povo..não devemos ser como, um no cravo e outro na ferradura…sabem? Porque quem critica, não deixa alterar a constituição! Não só nesta matéria, mas também noutras. E…ao não deixar alterar a constituição…é o que acontece. Nós, Zé Povinho..não somos distraídos..mas há para aí uns…que até parece que têm interesse em que isto se mantenha e seja assim eternamente. E claro..não é que alombamos sempre com a despesa..e alombaremos sempre até abrirmos completamente os olhinhos e afastar algumas “pulguinhas” que nos desgraçam sempre e fazem questão disso…Mas o mais engraçado, é que também filhos e possivelmente vão ter netos..os que de facto irão pagar tudo.
    Interessa é o agora..o depois logo, eles o iram ver…
    Abraços

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …