Caso BES ainda poderá custar muito dinheiro aos contribuintes

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Um ano depois da queda do BES estão ainda por contabilizar na totalidade os milhões de euros que o processo vai custar aos contribuintes. É um alerta que o advogado José Miguel Júdice deixa, considerando o Estado vai acabar por ter que desembolsar muito dinheiro.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, José Miguel Júdice frisa que está ainda por saber “qual o preço a pagar pelos contribuintes” pela queda do BES. O advogado nota que só depois de resolvidos todos os processos que decorrem em Tribunal contra o Estado, o Banco de Portugal e o Novo Banco é que se poderá responder a essa pergunta.

“Um dia que um tribunal venha a condenar o Novo Banco a pagar dezenas ou centenas de milhões de euros para indemnizar os investidores e os clientes, vai ser o Estado a pagar“, sustenta Júdice na referida publicação, apontando que a compra do Novo Banco por algum particular está dependente dessas “garantias”.

O advogado considera ainda que o Banco de Portugal agiu movido “pelo pânico”, com uma intervenção “errada no seu timing”, “ou cedo demais ou demasiado tarde”.

Para Júdice, é evidente que o Banco de Portugal “tinha a obrigação de ter percebido, muito mais cedo, o que se passava”.

“Importantes accionistas do banco pediram, durante meses, que se actuasse”, lembra o advogado, sustentando que “se o Estado tivesse optado pela intervenção, teria nomeado um administrador, como fez ou podia fazer no BPI, no Banif e no Millenium, em vez de deixar os membros da família Espírito Santo, segundo parece, com corda larga para fazerem o que agora lhes censura”.

Quanto às soluções para os lesados do papel comercial do BES, Júdica refere apenas que “o tratamento tem de ser igual para todos” por questões “jurídicas”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma interminável novela de esterco!
    Uma novela à maneira daquele brasileiro que numa novela enchia a banheira com estrume de vaca, porque acreditava que havia de se transformar em ouro!
    Aqui não é o estrume de vaca, mas é sim o estrume dos porcos, que nos está a sair caro como o ouro.

  2. Ei-los que nos aliviam… os “estivadores” engravatados, que diligentemente desviam sacos e sacos para as offshores

  3. Especialista em actividade bancária? Especialista em futurologia?
    Bem foi accionista do banco privado português!!!
    Dr. José M.Júdice desvinculado do PSD desde 2006, em 2007 foi mandatário da candidatura do António Costa pelo Partido Socialista à Camara de Lisboa e no ano seguinte garantia à TSF que só assumia a liderança da sociedade ‘Frente Tejo’ (empresa criada para a recuperação urbanística entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, apenas por “teimosia do primeiro-ministro” José Sócrates…

  4. O titulo é espectacular, sem divida. Mas vamos lá reflectir..vamos? Sabem porque isto provavelmente irá acontecer? Nós, povo..não devemos ser como, um no cravo e outro na ferradura…sabem? Porque quem critica, não deixa alterar a constituição! Não só nesta matéria, mas também noutras. E…ao não deixar alterar a constituição…é o que acontece. Nós, Zé Povinho..não somos distraídos..mas há para aí uns…que até parece que têm interesse em que isto se mantenha e seja assim eternamente. E claro..não é que alombamos sempre com a despesa..e alombaremos sempre até abrirmos completamente os olhinhos e afastar algumas “pulguinhas” que nos desgraçam sempre e fazem questão disso…Mas o mais engraçado, é que também filhos e possivelmente vão ter netos..os que de facto irão pagar tudo.
    Interessa é o agora..o depois logo, eles o iram ver…
    Abraços

RESPONDER

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …