Caso BES ainda poderá custar muito dinheiro aos contribuintes

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Um ano depois da queda do BES estão ainda por contabilizar na totalidade os milhões de euros que o processo vai custar aos contribuintes. É um alerta que o advogado José Miguel Júdice deixa, considerando o Estado vai acabar por ter que desembolsar muito dinheiro.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, José Miguel Júdice frisa que está ainda por saber “qual o preço a pagar pelos contribuintes” pela queda do BES. O advogado nota que só depois de resolvidos todos os processos que decorrem em Tribunal contra o Estado, o Banco de Portugal e o Novo Banco é que se poderá responder a essa pergunta.

“Um dia que um tribunal venha a condenar o Novo Banco a pagar dezenas ou centenas de milhões de euros para indemnizar os investidores e os clientes, vai ser o Estado a pagar“, sustenta Júdice na referida publicação, apontando que a compra do Novo Banco por algum particular está dependente dessas “garantias”.

O advogado considera ainda que o Banco de Portugal agiu movido “pelo pânico”, com uma intervenção “errada no seu timing”, “ou cedo demais ou demasiado tarde”.

Para Júdice, é evidente que o Banco de Portugal “tinha a obrigação de ter percebido, muito mais cedo, o que se passava”.

“Importantes accionistas do banco pediram, durante meses, que se actuasse”, lembra o advogado, sustentando que “se o Estado tivesse optado pela intervenção, teria nomeado um administrador, como fez ou podia fazer no BPI, no Banif e no Millenium, em vez de deixar os membros da família Espírito Santo, segundo parece, com corda larga para fazerem o que agora lhes censura”.

Quanto às soluções para os lesados do papel comercial do BES, Júdica refere apenas que “o tratamento tem de ser igual para todos” por questões “jurídicas”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma interminável novela de esterco!
    Uma novela à maneira daquele brasileiro que numa novela enchia a banheira com estrume de vaca, porque acreditava que havia de se transformar em ouro!
    Aqui não é o estrume de vaca, mas é sim o estrume dos porcos, que nos está a sair caro como o ouro.

  2. Ei-los que nos aliviam… os “estivadores” engravatados, que diligentemente desviam sacos e sacos para as offshores

  3. Especialista em actividade bancária? Especialista em futurologia?
    Bem foi accionista do banco privado português!!!
    Dr. José M.Júdice desvinculado do PSD desde 2006, em 2007 foi mandatário da candidatura do António Costa pelo Partido Socialista à Camara de Lisboa e no ano seguinte garantia à TSF que só assumia a liderança da sociedade ‘Frente Tejo’ (empresa criada para a recuperação urbanística entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, apenas por “teimosia do primeiro-ministro” José Sócrates…

  4. O titulo é espectacular, sem divida. Mas vamos lá reflectir..vamos? Sabem porque isto provavelmente irá acontecer? Nós, povo..não devemos ser como, um no cravo e outro na ferradura…sabem? Porque quem critica, não deixa alterar a constituição! Não só nesta matéria, mas também noutras. E…ao não deixar alterar a constituição…é o que acontece. Nós, Zé Povinho..não somos distraídos..mas há para aí uns…que até parece que têm interesse em que isto se mantenha e seja assim eternamente. E claro..não é que alombamos sempre com a despesa..e alombaremos sempre até abrirmos completamente os olhinhos e afastar algumas “pulguinhas” que nos desgraçam sempre e fazem questão disso…Mas o mais engraçado, é que também filhos e possivelmente vão ter netos..os que de facto irão pagar tudo.
    Interessa é o agora..o depois logo, eles o iram ver…
    Abraços

RESPONDER

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …