/

Casas estão a ser vendidas 22% abaixo do preço inicialmente pedido

A venda de casas em Portugal está a ser feita abaixo do preço inicial. Em média, as casas na grande Lisboa e no grande Porto estão a ser vendidas com um “desconto” de 22% face ao preço inicialmente pedido pelos proprietários.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo jornal Público, que cita dados da Confidencial Imobiliário (CI), e dá conta que, no fundo, as casas saem 22% mais baratas do que o valor pedido inicialmente pelos proprietários.

Entre dezembro de 2017 e mês homólogo de 2018, o preço pelo qual as casas têm vindo a ser vendidas aumentou 15,4%, divulgou a CI, entidade privada que agrega as transações registadas no mercado imobiliário a partir de dados das imobiliárias.

O concelho que apresenta valores mais acentuados de diferencial é o Porto, atingindo os 30%. Lisboa, por sua vez, apresenta um diferencial alinhado com a média geral, de 22%. “Este valor demonstra algo simples: os proprietários têm expectativas de preços desencontrados da realidade da procura efetiva”, disse Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, em declarações ao matutino.

Segundo escreve o jornal, a empresa conseguiu apurar o diferencial entre a oferta e a procura efetiva, construindo um rácio entre o valor médio de oferta que é colocada nas plataformas com que constrói o Sistema de Informação Residencial (SIR) e o valor pelo qual elas são escrituradas.

“A escalada acelerada nos preços de venda acaba por distorcer a leitura de mercado feita pelos proprietários, podendo haver um efeito de miopia decorrente do recurso à informação de oferta acessível em portais para tomar a decisão acerca do valor de oferta dos respetivos fogos”, explica Ricardo Guimarães ao matutino.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.