//

Acabou o casamento mais antigo do mundo. Durou 82 anos

1

Um casamento no Japão, que se estendeu por 82 anos, chegou ao fim com o falecimento de um dos cônjuges. O marido, Masao Matsumoto morreu com 108 anos.

Matsumoto e a sua esposa, Miyako, de 101 anos, casaram a 20 de outubro de 1937 e tinham o recordo do Guinness desde o ano passado por serem o casal vivo com um maior tempo de convivência conjunta.

De acordo com a EFE, Matsumoto faleceu na passada sexta-feira num asilo na localidade de Takamatsu, a sudoeste de Tóquio, deixando a sua esposa e cinco filhas, que estiveram ao seu lado nos últimos momentos. “Acredito que tenha vivido uma vida feliz“, afirmou Chizuyo Mano, a segunda filha que tem agora 76 anos.

Durante a II Guerra Mundial, Masao Matsumoto foi chamado para prestar serviço militar em três ocasiões, deixando Miyako e as suas duas primeiras filhas a tentar sobreviver no meio da guerra. Voltou para casa em 1946 bastante magro.

Aparentemente, a longa vida dos dois dever-se-á, entre outros motivos, aos pratos que a esposa cozinhou até fazer 98 anos, quando teve que deixar a tarefa para outras pessoas.

Matsumoto, que nasceu a de julho de 1910, viveu sob o comando de cinco imperadores, e segundo a filha mais nova, Hiromi Sano, de 67 anos, o pai estava com a saúde fraca nos últimos anos, mas recuperou o brio e até o apetite quando soube que ele e a mulher tinha conseguido o recorde de casal mais antigo.

“Ele ficou muito feliz por poder viver o suficiente para testemunhar a nova Era Reiwa – que começou há menos de um mês, com o novo imperador Naruhito“, disse Sano.

ZAP //

1 Comment

  1. BOA eu espero viver ate aos 1000 anos mais a minha companheira, mas aos 100 la isso vou iiiii assim o OMNIPRESENTE OMNIPOTENTE OMNISCIENTE queira,amenzz,………………AMEN
    agp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.