Casal McCann recorre ao Supremo contra Gonçalo Amaral

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os pais de Maddie recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça, numa última tentativa para contrariar a decisão que, em abril passado, absolveu o ex-inspetor de indemnizar o casal.

Segundo o Diário de Notícias, que cita a imprensa britânica, o recurso para o Supremo Tribunal de Justiça foi apresentado esta segunda-feira.

No entanto, a intenção de avançar contra Gonçalo Amaral foi conhecida exatamente no mesmo dia em que o ex-inspetor da PJ foi absolvido de pagar uma indemnização ao casal.

Em causa estava o pagamento de 500 mil euros aos pais de Maddie, por causa da publicação do livro “A Verdade da Mentira”, que levantou suspeitas em como estes seriam responsáveis pelo desaparecimento da menina.

Na altura, o Tribunal da Relação considerou que a ação movida pelo casal era “totalmente improcedente” porque o ex-inspetor tinha o “direito constitucional a exprimir a sua opinião”.

Além disso, o livro em questão voltou a ser colocado à venda, uma decisão que não agradou ao casal McCann.

Maddie foi dada como desaparecida, no dia 3 de maio de 2007, depois de ter sido deixada sozinha, juntamente com os dois irmãos, no apartamento algarvio onde a família passava férias.

Quase dez anos depois, ainda não é conhecido o paradeiro da criança que, na altura do desaparecimento, tinha apenas três anos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal, abandonar crianças sozinhas em casa é (segundo a Lei), passível de pena de prisão. Torna-se escandaloso e imoral que um casal abandone três filhos de tenra idade num quarto de hotel, para ir a um convívio entornar garrafas e despejar copos.

    Portanto, torna-se ainda mais vergonhoso que dois adultos de uma suposta classe média alta, venham pedinchar uma qualquer indemnização, pelo facto de o principal investigador, depois de ter abandonado ou ter sido afastado do inquérito, ter dado a sua opinião sobre este caso num livro que escreveu.

    Eles, segundo a Lei portuguesa, são culpados de crime por negligência e deveriam estar enclausurados numa célula especialmente construída para pais desnaturados.

    O autor do livro, não é o criminoso!

    Os criminosos são esses pais, que demonstraram não preencherem o mínimo de requisitos para terem o direito à guarda dos dois filhos que ainda lhes restam.

    Gente da classe média alta inglesa, mas com atitudes de muito-baixo-nível!

  2. Estes “artistas” não tem mesmo vergonha!…
    Perdem mais tempo em tribunais do que a procurar a própria filha (e isso já diz muito sobre eles)!..

RESPONDER

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …