Casal McCann recorre ao Supremo contra Gonçalo Amaral

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os pais de Maddie recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça, numa última tentativa para contrariar a decisão que, em abril passado, absolveu o ex-inspetor de indemnizar o casal.

Segundo o Diário de Notícias, que cita a imprensa britânica, o recurso para o Supremo Tribunal de Justiça foi apresentado esta segunda-feira.

No entanto, a intenção de avançar contra Gonçalo Amaral foi conhecida exatamente no mesmo dia em que o ex-inspetor da PJ foi absolvido de pagar uma indemnização ao casal.

Em causa estava o pagamento de 500 mil euros aos pais de Maddie, por causa da publicação do livro “A Verdade da Mentira”, que levantou suspeitas em como estes seriam responsáveis pelo desaparecimento da menina.

Na altura, o Tribunal da Relação considerou que a ação movida pelo casal era “totalmente improcedente” porque o ex-inspetor tinha o “direito constitucional a exprimir a sua opinião”.

Além disso, o livro em questão voltou a ser colocado à venda, uma decisão que não agradou ao casal McCann.

Maddie foi dada como desaparecida, no dia 3 de maio de 2007, depois de ter sido deixada sozinha, juntamente com os dois irmãos, no apartamento algarvio onde a família passava férias.

Quase dez anos depois, ainda não é conhecido o paradeiro da criança que, na altura do desaparecimento, tinha apenas três anos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal, abandonar crianças sozinhas em casa é (segundo a Lei), passível de pena de prisão. Torna-se escandaloso e imoral que um casal abandone três filhos de tenra idade num quarto de hotel, para ir a um convívio entornar garrafas e despejar copos.

    Portanto, torna-se ainda mais vergonhoso que dois adultos de uma suposta classe média alta, venham pedinchar uma qualquer indemnização, pelo facto de o principal investigador, depois de ter abandonado ou ter sido afastado do inquérito, ter dado a sua opinião sobre este caso num livro que escreveu.

    Eles, segundo a Lei portuguesa, são culpados de crime por negligência e deveriam estar enclausurados numa célula especialmente construída para pais desnaturados.

    O autor do livro, não é o criminoso!

    Os criminosos são esses pais, que demonstraram não preencherem o mínimo de requisitos para terem o direito à guarda dos dois filhos que ainda lhes restam.

    Gente da classe média alta inglesa, mas com atitudes de muito-baixo-nível!

  2. Estes “artistas” não tem mesmo vergonha!…
    Perdem mais tempo em tribunais do que a procurar a própria filha (e isso já diz muito sobre eles)!..

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …