Casa Branca pode ter sido alvo de um ataque de energia invisível (e há suspeitos)

As agências federais dos EUA estão a investigar pelo menos dois possíveis incidentes em solo americano, sendo que um deles ocorreu muito próximo à Casa Branca, em novembro do ano passado. Funcionários do Governo relataram ter-se sentido doentes.

Segundo várias fontes contactadas pela CNN, embora o Pentágono e outras agências que investigam o assunto ainda não tenham chegado a nenhuma conclusão sobre o que aconteceu, o facto é que este tipo de acontecimentos, tão perto da Casa Branca, é particularmente alarmante.

O alerta foi dado no início do mês aos legisladores do Senado e dos Comités de Serviços Armados da Câmara.

O incidente, que ocorreu perto do Ellipse, que se localiza a sul da Casa Branca, deixou um funcionário do Conselho de Segurança Nacional com náuseas, de acordo com as autoridades americanas.

Um episódio semelhante já tinha ocorrido em 2019, quando uma autoridade da Casa Branca relatou sintomas parecidos enquanto passeava com o seu cão num subúrbio da Virgínia, nos arredores de Washington.

Ambos os membros do Governo relataram sintomas semelhantes à CIA, por isso as autoridades rapidamente começaram a investigar o incidente como um possível ataque da “Síndrome de Havana”.

Esta síndrome refere-se a sintomas inexplicáveis ​​que vários funcionários dos EUA começaram a sentir no final de 2016, quando estavam a exercer funções em Cuba. Foram registadas várias de queixas que incluíam dores de ouvidos, vertigens, dores de cabeça e náuseas.

Há muito que circulam rumores em Washington sobre acontecimentos semelhantes nos Estados Unidos.

Um estudo de 2020 da National Academies of Sciences sugeriu que os sintomas que as autoridades americanas sentiram em Cuba eram, muito provavelmente, resultado da radiação de microondas.

Porém, mais provável do que as microondas é o uso de uma arma sónica, ou dispositivo acústico de longo alcance, escreve a CNN.

As armas sónicas podem causar danos nos pulmões e no fígado. “Quando estão a chegar perto dos 200 decibéis, causam mudanças físicas no corpo”, disse Jai Galliott, especialista em defesa e tecnologia da Universidade de New South Wales, num relatório da ABC.

“Está provado que a exposição contínua a baixa frequência por um longo período de tempo pode ter efeitos no cérebro“, acrescentou Galliott.

Embora seja muito cedo para determinar qual dispositivo, caso exista, causou os sintomas aos funcionários dos EUA, o país pode estar a entrar numa nova era de ataques discretos, mas eficazes, pois não deixam nenhum vestígio.

Apesar de os episódios recentes nos EUA parecerem semelhantes aos ataques anteriores que afetaram diplomatas em Cuba, os investigadores ainda não determinaram se os incidentes estão relacionados nem quem pode estar por trás deles.

Ainda assim, autoridades de defesa revelaram que é possível que a Rússia esteja por trás dos ataques, mas não têm informações suficientes para afirmar com certeza.

Outro ex-funcionário dos EUA, que esteve envolvido na investigação, afirmou que a China também estava entre os suspeitos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Depois de uma noite de farra e bebedeira, sempre sofro algum ataque sónico porque também sinto dores de ouvidos, vertigens, dores de cabeça e náuseas.

        • Este capeta é mais um daqueles Rambos de internet. O mais certo é ser um nerd de 45 anos, 1,63m e 120Kg num qualquer porão da Musgueira…. Sentado o dia todo em frente a um Pentium 4 de 1998, rodeado de Donuts e cheio de hemorroidal e tártaro nos dentes.

          • Por acaso enganas-te em tudo. Estou longe do 45 anos, mais de 1,63m. e menos de 120. Nem sei onde é a Musgueira, tenho um PC que não sendo top, chega para o que preciso, nunca comi um Donut. Quanto ao hemerroidal e tártaro nos dentes, deves te-los criado á tua imagem e semelhança. Ah, só mais um detalhe. A tua mulher diz que o meu pau é maior que o teu.

          • Não vale a pena dar importância a este tipo de pessoas mal educadas, sendo da Musgueira ou de Carcavelos, de cabelo rapado ou conduzindo Teslas. Valem-se do anonimato da internet para fazer ataques pessoais.

  2. Especialistas e amantes de armas como são, poderá ser que algum especialista esteja a inventar uma ainda mais divertida do que aquelas que os cidadãos americanos têm em seu puder.

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …