Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer.

O Presidente do México já reagiu e garante que vai fazer uma reunião com o gabinete de segurança para discutir o incidente.

O governo mexicano diz que Ovidio Guzmán foi encontrado numa casa na cidade de Culiacán durante uma patrulha de rotina contra o narcotráfico, segundo a BBC. Os membros do cartel, que deverá ser parcialmente controlado por Guzmán desde que El Chapo está preso, lançaram de imediato um ataque às autoridades.

Após a detenção do filho de El Chapo, gerou-se uma onda de violência no norte do México, com tiroteios entre a polícia e os narcotraficantes. A televisão mexicana mostrou vários homens armados com armamento pesado que abriam fogo contra a polícia.

Ovidio Guzmán saiu em liberdade horas depois da sua detenção. Alfonso Durazo, ministro da Segurança do México, declarou que a libertação foi decidida “para evitar mais violência na área e preservar as vidas” das forças de segurança e “recuperar a calma na cidade”.

Um pequeno grupo de presos conseguiu fugir da prisão de Culiacán. Os habitantes fugiram do intenso tiroteio em pleno dia em lojas e supermercados. Famílias com crianças deixaram os carros no meio da estrada e via-se gente deitada no chão para escapar às balas que lhes passavam por cima.

Cristobal Castaneda, chefe da segurança de Sinaloa, disse à Televisa que duas pessoas morreram e 21 ficaram feridas, segundo os dados preliminares.

A batalha nas ruas de Culiacán na quinta-feira ocorre depois do massacre de mais de uma dezena de polícias na zona ocidental do México no início da semana, e à morte de 14 suspeitos, um dia depois, às mãos do Exército.

“El Chapo” dirigiu o Cartel de Sinaloa durante décadas, tendo conseguido fugir da prisão por duas vezes antes de ser novamente detido e extraditado para os EUA. Em fevereiro foi condenado a prisão perpétua por tráfico de droga. Acredita-se que tenha 12 filhos, entre eles Ovidio, que juntamente com outros irmãos foi acusado pelo Departamento de Justiça americano de conspiração para distribuir nos EUA cocaína e outras drogas. A acusação diz que Ovidio tem 28 anos e que participa em tráfico de droga desde a adolescência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tiveram que libertar o bandido porque a economia e a segurança do México estão completamente minadas pelos cartéis!
    Enquanto os americanos continuarem a ser um povo de drogados que “alimentam” o México com dólares e armas, isto não acaba!…
    .
    Isto é o México, o segundo maior país católico do mundo (a seguir ao Brasil, que é outro “paraíso”!), mas parece que Deus não quer nada com aquela gente…

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …