/

El Chapo condenado a prisão perpétua

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos.

A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, Emma Coronel Aispuro, escreve o diário britânico The Guardian.

O juiz Brian Cogan condenou El Chapo, de 62 anos, a prisão perpétua por tráfico de cocaína, heroína e outros estupefacientes, acrescentando mais 30 anos de prisão por violência armada e lavagem de dinheiro.

Durante a sessão, Guzmán criticou a forma como foi preso nos Estados Unidos, num processo que o próprio descreveu como “tortura psicológica, emocional e mental durante 24 horas”. O agora condenado disse ainda que o julgamento era injusto, porque o juiz não investigou a fundo as acusações de má conduta ao júri.

El Chapo afirmou que a sua imagem foi manchada pelo júri encarregue do caso. A sua defesa sustenta que o júri assistiu indevidamente à informação que foi saindo nos média sobre o caso. No entender do narcotraficante, o tribunal negou-lhe um julgamento justo, “quando todo o mundo estava a assistir”.

A sentença surge depois de El Chapo, que era o líder do Cartel de Sinaloa, ter sido considerado culpado de dez acusações perante um tribunal de Nova Iorque em fevereiro passado. Naquele que é chamado o “Julgamento do Século”, testemunharam 56 pessoas, incluindo 14 antigos parceiros e aliados de Guzmán, que relataram detalhes sobre a forma como a maior organização de narcotráfico do México operava.

De acordo com as autoridades norte-americanas, El Chapo tornou-se o traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.