El Chapo condenado a prisão perpétua

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos.

A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, Emma Coronel Aispuro, escreve o diário britânico The Guardian.

O juiz Brian Cogan condenou El Chapo, de 62 anos, a prisão perpétua por tráfico de cocaína, heroína e outros estupefacientes, acrescentando mais 30 anos de prisão por violência armada e lavagem de dinheiro.

Durante a sessão, Guzmán criticou a forma como foi preso nos Estados Unidos, num processo que o próprio descreveu como “tortura psicológica, emocional e mental durante 24 horas”. O agora condenado disse ainda que o julgamento era injusto, porque o juiz não investigou a fundo as acusações de má conduta ao júri.

El Chapo afirmou que a sua imagem foi manchada pelo júri encarregue do caso. A sua defesa sustenta que o júri assistiu indevidamente à informação que foi saindo nos média sobre o caso. No entender do narcotraficante, o tribunal negou-lhe um julgamento justo, “quando todo o mundo estava a assistir”.

A sentença surge depois de El Chapo, que era o líder do Cartel de Sinaloa, ter sido considerado culpado de dez acusações perante um tribunal de Nova Iorque em fevereiro passado. Naquele que é chamado o “Julgamento do Século”, testemunharam 56 pessoas, incluindo 14 antigos parceiros e aliados de Guzmán, que relataram detalhes sobre a forma como a maior organização de narcotráfico do México operava.

De acordo com as autoridades norte-americanas, El Chapo tornou-se o traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …