Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para “estudar a viabilidade” de incorporar veículos voadores à rede de transporte urbano da capital francesa.

“A Airbus está a desenvolver protótipos de tecnologia autónoma e não-tripulada”, disse o diretor executivo da RATP, Guillaume Faury, em comunicado. “Isso já não é ficção científica, é um facto, hoje temos todas as ferramentas técnicas, mas devem ser integradas na vida diária sem comprometer a nossa prioridade, que é a segurança”, acrescentou.

Por sua vez, Matthieu Dunant, chefe de inovação da RATP, disse em entrevista à France Inter Radio que está a estudar uma forma de usar as infraestruturas de superfície existentes para “abrigar esses veículos voadores”. “Acreditamos que a solução completa estará pronta em cinco anos“, garantiu.

O protótipo atual, segundo o executivo da empresa, parece “uma mistura entre um helicóptero e um avião pequeno, mas acima de tudo devemos ter em mente que é completamente elétrico, totalmente limpo do ponto de vista energético”.

“Além do transporte de massa, que continua a ser nosso principal negócio, é importante que o Grupo RATP promova o seu know-how humano e técnico para desenvolver novas formas de mobilidade e novos serviços para apoiar as cidades inteligentes de amanhã. Estamos muito satisfeitos em trabalhar nisso com a Airbus, líder mundial na indústria aeroespacial, que fornecerá a sua especialidade exclusiva no setor de aviação“, escreveu a CEO do grupo, Catherine Guillouard, no comunicado.

Houve várias tentativas em todo o mundo de desenvolver carros voadores, como o Transition, fabricado pela firma americana Terrafugia, e o AeroMobil, fabricado na Eslováquia. Ambos os projetos demoraram anos para se desenvolver e ainda estão para ser vendidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ainda lembro de ir ver a estreia do primeiro blade runner ,em que na altura politicos ,cientistas ,jornalistas disseram os algumas tecnologias que apareciam no filme,como os carros voadores ,seriam comuns nas cidades nos proximos 5 ou 10 anos ! o dito filme estrou em 1982 .

RESPONDER

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …