Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para “estudar a viabilidade” de incorporar veículos voadores à rede de transporte urbano da capital francesa.

“A Airbus está a desenvolver protótipos de tecnologia autónoma e não-tripulada”, disse o diretor executivo da RATP, Guillaume Faury, em comunicado. “Isso já não é ficção científica, é um facto, hoje temos todas as ferramentas técnicas, mas devem ser integradas na vida diária sem comprometer a nossa prioridade, que é a segurança”, acrescentou.

Por sua vez, Matthieu Dunant, chefe de inovação da RATP, disse em entrevista à France Inter Radio que está a estudar uma forma de usar as infraestruturas de superfície existentes para “abrigar esses veículos voadores”. “Acreditamos que a solução completa estará pronta em cinco anos“, garantiu.

O protótipo atual, segundo o executivo da empresa, parece “uma mistura entre um helicóptero e um avião pequeno, mas acima de tudo devemos ter em mente que é completamente elétrico, totalmente limpo do ponto de vista energético”.

“Além do transporte de massa, que continua a ser nosso principal negócio, é importante que o Grupo RATP promova o seu know-how humano e técnico para desenvolver novas formas de mobilidade e novos serviços para apoiar as cidades inteligentes de amanhã. Estamos muito satisfeitos em trabalhar nisso com a Airbus, líder mundial na indústria aeroespacial, que fornecerá a sua especialidade exclusiva no setor de aviação“, escreveu a CEO do grupo, Catherine Guillouard, no comunicado.

Houve várias tentativas em todo o mundo de desenvolver carros voadores, como o Transition, fabricado pela firma americana Terrafugia, e o AeroMobil, fabricado na Eslováquia. Ambos os projetos demoraram anos para se desenvolver e ainda estão para ser vendidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ainda lembro de ir ver a estreia do primeiro blade runner ,em que na altura politicos ,cientistas ,jornalistas disseram os algumas tecnologias que apareciam no filme,como os carros voadores ,seriam comuns nas cidades nos proximos 5 ou 10 anos ! o dito filme estrou em 1982 .

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …