Os táxis autónomos voadores da Airbus já voam

Vahana

Vahana, o táxi autónomo voador da Airbus

A Airbus também está a trabalhar no desenvolvimento de táxis autónomos voadores, e acaba de anunciar que um dos seus primeiros veículos de teste em escala real fez a primeira descolagem e aterragem vertical com sucesso.

A Airbus anunciou esta sexta-feira que a sua divisão A³ realizou com sucesso o voo inaugural da aeronave eléctrica e autónoma Vahana em escala real. A aeronave tem um comprimento de 5.7 metros e largura de 6.2 metros, com uma altura de 2.8 metros e peso de 745 kg, e é propulsionada por oito motores eléctricos montados em asas basculantes.

Essa característica permite ao veículo pousar e descolar na vertical, como um helicóptero, e, mudando a posição das asas e dos propulsores, o aparelho assume o voo horizontal, como um avião.

O primeiro teste, realizado sem tripulante, durou 53 segundos, e o veículo alcançou cinco metros de altura. O ensaio foi realizado em Pendleton, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, em 31 de janeiro, e no dia seguinte o aparelho realizou mais um voo semelhante.

Embora o primeiro voo de testes estivesse originalmente planeado para o final de 2017, a Airbus pode orgulhar-se de este seu projecto Vahana não ter “derrapado”.

Este primeiro voo de teste foi bastante modesto, tendo durado apenas 53 segundos, durante os quais a aeronave descolou e se elevou até 5 metros de altura, para de seguida aterrar suavemente.

Mas o teste bem sucedido é um passo importante, e permite que o projecto avance para as fases seguintes, como a parte da transição para o voo horizontal e posterior regresso ao voo. Outro dos passos importantes será o primeiro voo com um passageiro a bordo, já que até agora os testes se têm realizado sem tripulação ou passageiros.

“Estamos hoje a comemorar uma grande conquista na inovação aeroespacial. Em pouco menos de dois anos, o Vahana passou de um esboço feito num guardanapo para uma aeronave autónoma que completou com sucesso o primeiro voo”, disse Zach Lovering, diretor da A³ responsável pelo projecto.

A A³ diz que um dos objetivos do Vahana é “democratizar o transporte aéreo“, estando a trabalhar para criar um veículo com um baixo custo operacional. Aguardemos então para ver até que ponto estes veículos voadores serão capazes de revolucionar a forma de transporte na nossa sociedade…

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Voou durante 53 segundos a 5 metros de altura? Uau, isto promete. Não me admira nada que daqui a 5 anos ou pouco mais, consigam atingir uns incríveis 10 metros de altura.

RESPONDER

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …