Os táxis autónomos voadores da Airbus já voam

Vahana

Vahana, o táxi autónomo voador da Airbus

A Airbus também está a trabalhar no desenvolvimento de táxis autónomos voadores, e acaba de anunciar que um dos seus primeiros veículos de teste em escala real fez a primeira descolagem e aterragem vertical com sucesso.

A Airbus anunciou esta sexta-feira que a sua divisão A³ realizou com sucesso o voo inaugural da aeronave eléctrica e autónoma Vahana em escala real. A aeronave tem um comprimento de 5.7 metros e largura de 6.2 metros, com uma altura de 2.8 metros e peso de 745 kg, e é propulsionada por oito motores eléctricos montados em asas basculantes.

Essa característica permite ao veículo pousar e descolar na vertical, como um helicóptero, e, mudando a posição das asas e dos propulsores, o aparelho assume o voo horizontal, como um avião.

O primeiro teste, realizado sem tripulante, durou 53 segundos, e o veículo alcançou cinco metros de altura. O ensaio foi realizado em Pendleton, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, em 31 de janeiro, e no dia seguinte o aparelho realizou mais um voo semelhante.

Embora o primeiro voo de testes estivesse originalmente planeado para o final de 2017, a Airbus pode orgulhar-se de este seu projecto Vahana não ter “derrapado”.

Este primeiro voo de teste foi bastante modesto, tendo durado apenas 53 segundos, durante os quais a aeronave descolou e se elevou até 5 metros de altura, para de seguida aterrar suavemente.

Mas o teste bem sucedido é um passo importante, e permite que o projecto avance para as fases seguintes, como a parte da transição para o voo horizontal e posterior regresso ao voo. Outro dos passos importantes será o primeiro voo com um passageiro a bordo, já que até agora os testes se têm realizado sem tripulação ou passageiros.

“Estamos hoje a comemorar uma grande conquista na inovação aeroespacial. Em pouco menos de dois anos, o Vahana passou de um esboço feito num guardanapo para uma aeronave autónoma que completou com sucesso o primeiro voo”, disse Zach Lovering, diretor da A³ responsável pelo projecto.

A A³ diz que um dos objetivos do Vahana é “democratizar o transporte aéreo“, estando a trabalhar para criar um veículo com um baixo custo operacional. Aguardemos então para ver até que ponto estes veículos voadores serão capazes de revolucionar a forma de transporte na nossa sociedade…

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Voou durante 53 segundos a 5 metros de altura? Uau, isto promete. Não me admira nada que daqui a 5 anos ou pouco mais, consigam atingir uns incríveis 10 metros de altura.

RESPONDER

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …