Carrilho condenado por violência doméstica contra Bárbara Guimarães

Manuel Maria Carrilho / Facebook

Manuel Maria Carrilho, professor universitário e ex-ministro da Cultura

O ex-ministro da Cultura foi esta terça-feira condenado a quatro anos e meio de prisão com pena suspensa pelos crimes de violência doméstica, difamação, injúria, ameaça e denúncia caluniosa.

Manuel Maria Carilho terá ainda de frequentar um curso para agressores, de pagar 50 mil euros à ex-mulher, Bárbara Guimarães, e de efetuar o pagamento de uma multa de 15 mil euros a Kiki Neves, antigo namorado da apresentadora de televisão.

O ex-ministro ouviu a sentença, lida durante duas horas no Campus da Justiça de Lisboa, sendo que Bárbara Guimarães também esteve presente na leitura de acórdão. O tribunal considerou que Carrilho mentiu ao dizer que a apresentadora espancou o filho Dinis.

A juíza referiu ainda a falta de arrependimento do arguido, que tem instrução superior, sabia o que fazia à mulher e nunca se coibiu de expor a sua vida privada nas revistas. Foi ainda realçada a personalidade cruel e arrogante de Carrilho.

Referiu ainda a juíza que os maus tratos do filósofo contra a cara da SIC eram feitos muitas vezes na presença dos filhos, mesmo quando Carlota, com três anos na altura, estava ao colo do pai.

Carrilho nunca se importou que as crianças ficassem traumatizadas, salientou o tribunal, e até terá “virado” Dinis – que vive consigo – contra Bárbara Guimarães. A perícia ao filho mais velho, na altura com 11 anos, revela que este é muito agressivo, que não respeita a mãe nem a autoridade e que isso acabou por formar a opinião da criança.

barbara.guimaraes.oficial / Facebook

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

Os factos deste processo ocorreram já depois do divórcio entre o casal. O advogado de Carrilho disse aos jornalistas que irá analisar o acórdão e, muito provavelmente, recorrer da decisão, salientando que o que está em causa aqui é a disputa de um antigo casal pela guarda dos filhos menores.

O arguido também falou aos jornalistas à saída do tribunal. “Estou muito tranquilo com o recurso”, disse Manuel Maria carrilho, “neste momento a minha grande preocupação é a Carlota ter uma mãe que anda com 2.8 de álcool no sangue”, disse.

Carrilho tinha, esta segunda-feira, conhecer a sentença, emitido um comunicado a informar que interpôs uma providência cautelar a pedir a guarda urgente da filha mais nova.

O pedido é apresentado na sequência das notícias que davam conta de que a apresentadora estaria sob efeito de drogas, além do álcool, no acidente que provocou a 8 de outubro – alegações que foram já desmentidas pelo advogado de Bárbara Guimarães, Pedro Reis.

A defesa da apresentadora acredita que Carrilho invocou o argumento falso da droga e avançou com a providência cautelar para ficar com a tutela da filha mais nova “para esconder a verdadeira realidade da situação em que se encontra”.

O antigo ministro é arguido num outro processo, que ainda corre termos e no qual pode mesmo ser condenado a pena efetiva de prisão. Isto porque Manuel Maria Carrilho já tem duas condenações por ameaças a Bárbara Guimarães.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Carrilho, apresentado como professor de filosofia e antigo ministro da cultura, ainda não há muitos anos dizia ser muito feliz com a 24 anos mais jovem do que ele, dona Bárbara Guimarães. Já naquela altura bastava olhar para o par para perceber qual iria ser o final daquilo tudo. E, de fato, não tardou um ano que rebentasse a bernarda. Sejam quais forem os vícios e os defeitos da dona Bárbara Guimarães tem – e alguns terá com certeza – nada justificava a série de palavrões, de aleivosias e outros préstimos com que a brindou o «pavão de província, sr. dr. Carrilho. Um professor de filosofia e, ainda por cima, ex-ministro da cultura, de cuja obra nenhum português se lembra, não desata aos palavrões, às calúnias públicas, aos encontrões e outras quezílias, contra uma senhora que um dia se deslumbrou pela condição de ministro do ex-ministro Carrilho. Portanto ele de professor de filosofia nunca teve nem tem nada, porque todo aquele que interiorizou o verdadeiro espírito da filosofia não se comporta assim. Quanto a ter sido professor universitário nada tira nem põe, pois há muitos professores universitários que são uns autênticos bandalhos. Que tenha juízo, independentemente do que os tribunais decidirem.

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …