Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

Yoan Valat / EPA

A reconstrução de Notre Dame – que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos – continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento.

A Catedral de Notre Dame, em Paris, é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade francesa e foi destruída por um incêndio que ocorreu no dia 15 de abril de 2019.

Este sábado, uma equipa de carpinteiros usou técnicas medievais para erguer – à mão – uma treliça de carvalho de três toneladas na fachada da catedral, réplica das estruturas de madeira consumidas pelo fogo.

Esta demonstração marcou os Dias da Herança Europeia – que se celebraram a 19 e 20 deste mês em França e nos dias 25, 26 e 27 em Portugal -, com centenas de pessoas a assistir ao uso destas técnicas ancestrais, usadas há 800 anos, para construir a moldura triangular da fachada de Notre Dame.

“É um momento para ver, são técnicas ancestrais que perduram. Temos o presente e o passado, que nos liga às nossas raízes“, disse Romain Greif, arquiteto que foi ver o evento com a família.

Segundo o coordenador da construção da catedral, Jean-Louis Georgelin, a demonstração de técnicas medievais veio provar que a decisão de reconstruir o monumento como ele era originalmente foi acertada.

“Mostra, em primeiro lugar, que tomámos a decisão certa ao escolher reconstruir a carpintaria de forma idêntica, em carvalho francês“, afirmou Georgelin, citado pelo ABC. “E em segundo, mostra-nos o método que vamos usar para reconstruir a estrutura, viga após viga”, acrescentou.

https://twitter.com/LiamMTaylor/status/1117835607928184832?s=20

Logo após a tragédia, o Presidente francês admitiu a possibilidade de um “gesto arquitetónico contemporâneo” para reconstruir a catedral de 850 anos e o debate acerca do seu futuro design apenas chegou ao fim este ano.

Emmanuel Macron, que planeava equipar Notre-Dame com uma nova flecha [pináculo] contemporânea após o incêndio, anunciou em julho que tem agora “a convicção” de que a catedral e o pináculo devem ser restaurados da mesma forma.

“Vamos reconstruir a Notre Dame em cinco anos, prometo. Vamos fazer tudo para cumprir o prazo. A obra está parada neste momento de crise sanitária, mas vai ser possível”, afirmou o Presidente francês, referindo-se à pausa na reconstrução devido à pandemia do novo coronavírus.

O chefe de Estado francês planeia uma reconstrução em cinco anos, com reabertura em 2024, mesmo a tempo dos Jogos Olímpicos em Paris. Prazo que é considerado irrealista por vários especialistas.

Philippe Gourmain, que trabalha na reconstrução da igreja, disse que a fase de carpintaria não estará pronta antes de 2022, referindo-se também ao total de 25 treliças que ainda terão de ser instaladas na fachada.

De acordo com Gourmain, algumas pedras, que suportam a carpintaria, ficaram estragadas pelo incêndio e, agora, não é fácil encontrar material semelhante. “O problema de Notre Dame não é a carpintaria. Nós temos a madeira. O grande problema está relacionado com a pedra”, disse.

A estrutura montada no fim-de-semana é uma réplica da treliça número 7, mais avançada do que as primeiras seis, que eram mais “primitivas”, explicou Florian Carpentier, gerente da equipa dos Carpinteiros Sem Fronteiras, grupo que cortou as árvores e as toras para a estrutura de madeira.

Num toque final, assim que a treliça número 7 foi erguida, um carpinteiro ergueu as vigas de madeira para amarrar um ramo de carvalho ao topo da estrutura, um símbolo de prosperidade e uma saudação aos trabalhadores – tradição honrada em vários países europeus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dizer que MAI autorizou festejos do Sporting é "delírio"

Esta sexta-feira, no Funchal, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou a distanciar-se do modelo adotado pelo Sporting para os festejos do campeonato. Os festejos do Sporting, do passado dia 11 de maio, não cumpriram …

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …