Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara local, nacionalista, defende o direito ao “humor”.

O Carnaval da cidade belga de Aalst foi esta sexta-feira removido da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, durante a reunião da UNESCO desta sexta-feira, em Bogotá, durante a qual os Caretos de Podence foram acrescentados à referida lista.

A organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura decidiu que o desfile de 2019 teve cariz antissemita, por ter incluído carros alegóricos com caricaturas estereotipadas de judeus ortodoxos, de nariz aquilino e sentados sobre sacos de dinheiro.

No início de dezembro, o presidente da Câmara de Aalst, Christoph D’Haese, declarou que as autoridades locais não pretendiam a distinção da UNESCO. Segundo o político da Nova Aliança Flamenga, nacionalista e conservadora, o desfile é “humorístico”.

Não somos nem antissemitas, nem racistas“, declarou D’Haese à agência de notícias Belga. “Todos que o consideram estão a agir de má fé. Aalst permanecerá sempre a capital do humor e da sátira.”

“Eles podem continuar a realizar a festa, não nos opomos”, declarou Ernesto Ottone, diretor-geral assistente da UNESCO para a Cultura. “O que não queremos é a UNESCO associada ao que para alguns pode ser humor, mas para nós é zombar com certas comunidades.”

Israel congratula-se com a decisão

“A remoção do carnaval envia uma forte mensagem de que estas expressões antissemitas não têm lugar na organização e no mundo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, em comunicado.

O ministro israelita saudou a decisão de excluir o festival e apelou ao governo belga para que seja claramente “contra a inclusão de manifestações antissemitas” no carnaval. “O flagelo do antissemitismo ameaça não apenas o povo judeu, mas toda a sociedade e país em que existe”, disse o governante.

A exclusão do carnaval da lista da UNESCO aconteceu durante o encontro anual das 24 nações para rever as nomeações, que decorreu em Bogotá, na Colômbia. Os delegados belgas presentes no encontro não reagiram a esta decisão, cabendo ao governo belga comentar a exclusão das festividades da lista.

Em janeiro deste ano, Israel e os Estados Unidos saíram da UNESCO, alegando que a organização estava a promover um viés anti-Israel. O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, disse então que o seu país “não será membro de uma organização cujo objetivo seja deliberadamente agir contra Israel”, dando argumentos aos seus “inimigos”.

Nos últimos anos, a UNESCO aprovou várias resoluções muito criticadas por Israel, nomeadamente textos que omitem a vinculação judaica à denominada Esplanada das Mesquitas de Jerusalém.

No verão de 2017, a Cidade Velha de Hebrón (Palestina) foi incluída na Lista de Património Mundial, decisão que levou Israel a anunciar que iria retirar um milhão de dólares na sua contribuição para as Nações Unidas.

ZAP // Lusa / Deutsche Welle

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …