Carlos Santos Silva diz que mãe de Sócrates financiou campanhas eleitorais

Rodrigo Antunes / Lusa

Carlos Santos Silva à chegada para a sua audição no Tribunal Central de Instrução Criminal

No primeiro dia de depoimento no âmbito da fase de instrução da Operação Marquês, Carlos Santos Silva – empresário e amigo de José Sócrates afirmou que os 23 milhões de euros que estavam na Suíça eram seus, revelou que guardava dinheiro num cofre e que a mãe de Sócrates terá financiado campanhas eleitorais.

Segundo apurou o Público, neste primeiro depoimento, que decorreu na quarta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), Carlos Santos Silva deu a entender que a mãe de José Sócrates tinha afinal fortuna, algo que o antigo primeiro-ministro já dissera no seu interrogatório.

Contudo, tanto as declarações do empresário como as do antigo primeiro-ministro contradizem o conteúdo de algumas escutas. Nestas, a mãe de José Sócrates pediu várias vezes dinheiro ao filho, dizendo-lhe que estava “depenadinha”.

Carlos Santos Silva terá afirmado que começou a ajudar o amigo no verão de 2013, ao contrário do que disse quando foi interrogado, pela primeira vez, em 2014. Quando foi detido, afirmou que o tinha começado a ajudar em 2012.

O empresário terá ainda explicado, como apurou o Público, que o dinheiro que guardava no cofre era proveniente do seu trabalho. Disse que sempre que recebia por contratos de obras uma parte era colocada no cofre. Segundo o próprio, foi daí que tirou dinheiro para investir no negócio das salinas, em Angola, e que pagou em numerário.

Carlos Santos Silva está acusado de corrupção passiva e activa, 17 crimes de branqueamento de capitais, 10 crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal e três crimes de fraude fiscal qualificada.

Na acusação, o Ministério Público defende que o empresário serviu como testa-de-ferro de José Sócrates, disponibilizando “sociedades por si detidas” para receber essas quantias. Parte dessas provinham do Grupo Lena. O empresário negou esse envolvimento.

A defesa de Carlos Santos Silva alega que a acusação do Ministério Público se muniu de prova ferida de nulidade para o acusar, porque considera, de acordo com o Requerimento de Abertura de Instrução, que a quebra do sigilo bancário, as escutas – extraídas do processo Monte Branco e autorizadas no Processo Marquês -, a localização do telemóvel, o varrimento eletrónico e a recolha de imagem são ilegais.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Toda esta gentalha está comprometida e PRESA pelo JS e tem MEDO de falar. Era o cumulo dos cúmulos se estes gajos não forem PRESOS e PAGAR o que ANDARAM a ROUBAR aos contribuintes.

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …