Carlos César anuncia saída do Parlamento. “É tempo de dar lugar a outros”

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O líder parlamentar do PS anunciou que não voltará a ser candidato a deputado nas próximas eleições legislativas, dizendo que a sua opção estava tomada desde 2015 e contribuiu para a renovação política.

Carlos César anunciou a sua decisão no início do jantar de final de legislatura da bancada do PS com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da maior parte dos ministros do atual Governo, do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e do líder do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

“Não serei de novo candidato a deputado pelo círculo eleitoral pelos Açores, nem, evidentemente, por qualquer outro círculo eleitoral, até por causa de um pequeno problema que, para mim, é uma grande virtude: É que sou incorrigivelmente açoriano“, declarou.

Carlos César alegou a necessidade de renovação política do PS “após 40 anos de empenhamento político e cívico” e justificou o momento em que comunicou esta sua decisão pelo facto de, no sábado, os socialistas açorianos escolherem os seus candidatos a deputados às próximas eleições legislativas.

“Esta é uma decisão que tomei desde os primeiros momentos de 2015, que reiterei junto do secretário-geral em vários momentos, designadamente em fevereiro do ano passado”, disse. De acordo com o ainda líder da bancada socialista, “é agora tempo de dar lugar a outros, contribuindo para um salutar princípio de renovação dos cargos políticos“.

“O meu entendimento é que o PS deve prosseguir o caminho de renovação que está a fazer nos planos nacional e dos Açores, o empenhamento de novas gerações na política. Naturalmente, não me excluo das minhas responsabilidades cívicas. Fá-lo-ei como presidente do partido, que continuarei a sê-lo, mas, sobretudo, como cidadão”, disse.

No plano pessoal, o líder da bancada parlamentar do PS afirmou que estará empenhado na continuidade do Governo do seu partido e “no apoio a António Costa”. O primeiro-ministro falou logo a seguir, reagindo da seguinte forma à decisão que acabava de ser anunciada por Carlos César: “Felizmente já passou o debate sobre o estado da nação, porque agora estamos em estado de emoção”.

Antes, o líder da bancada socialista tinha falado sobre a sua experiência no cargo nos últimos quatro anos, tendo confessado que ficou preocupado quando soube que a regra dos deputados do PS era a liberdade de voto. No fim destes quatro anos, Carlos César defendeu estar convencido com os méritos desta regra, já que “essa liberdade foi exercida com competência e com responsabilidade”.

O líder parlamentar socialista deixou ainda palavras de elogio ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela forma como exerceu esse cargo, mas, sobretudo, pelo seu percurso político nas últimas décadas.

No mês passado, Carlos César reagiu com violência ao antigo presidente do PSD e comentador político na SIC, Marques Mendes, depois de este ter dito que o ainda líder da bancada socialista pretendia suceder a Ferro Rodrigues no cargo de presidente da Assembleia da República.

Em relação aos parceiros de esquerda da atual solução política, Carlos César disse que o trabalho realizado pelos deputados do PS foi “especialmente complexo e trabalhoso“. “Fizemos um exercício de paciência. Não digo com quem para não comprometer soluções futuras”, acrescentou, provocando risos na sala.

Ainda assim, este não é o abandono da política. Carlos César continua a ser presidente do PS e afirmou que não se exclui “da participação política das responsabilidade cívicas”, embora garanta que a sua participação futura será “sobretudo como cidadão”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …