Capoulas Santos acusa Governo de fazer “show off” com agricultura

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, acompanhado por Capoulas Santos, participa num comício em Évora, no âmbito da pré-campanha eleitoral

O secretário-geral do PS, António Costa, acompanhado por Capoulas Santos, participa num comício em Évora, no âmbito da pré-campanha eleitoral

O cabeça de lista do PS por Évora às eleições legislativas, Capoulas Santos, acusou este sábado o Governo e a maioria PSD/CDS-PP de fazerem “show off” com a agricultura e serem incapazes de negociar em Bruxelas a favor de Portugal.

“É um governo que apenas usa a agricultura como ‘show off’ em Portugal e tem uma manifesta incapacidade de negociar soluções em Bruxelas a favor dos portugueses”, declarou o antigo ministro da Agricultura num comício do PS realizado esta tarde em Évora.

O socialista referia-se às negociações recentes sobre as ajudas ao setor do leite e ao fim das quotas leiteiras.

Na sua intervenção, que antecedeu a do secretário-geral do PS, António Costa, Capoulas Santos criticou ainda a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pelo que diz ser o “despudor” de ter dito que o executivo PSD/CDS-PP deu um “contributo decisivo” para o aumento da produção do azeite.

A senhora ministra esquece-se que uma oliveira só dá azeitonas ao fim de quatro anos. Quer dizer que as oliveiras plantadas no início deste Governo só darão azeitonas no ano que vem”, alertou.

O antigo ministro e ex-eurodeputado ironizou ainda e declarou que para os agricultores e especialistas do setor a “medida mais emblemática” de Assunção Cristas no Governo “foi a proibição do uso de gravatas nos meses de verão no Ministério da Agricultura”, numa alusão a uma medida de 2011.

Capoulas Santos reclamou ainda a eleição de um segundo deputado do PS – Norberto Patinho – pelo círculo de Évora, ao mesmo tempo que elencou perante as centenas de pessoas presentes na Praça do Sertório várias das medidas efetuadas por antigos governos do PS, inclusive consigo na pasta da agricultura.

“O meu passado responde pelo meu presente e é assim que procederei no futuro”, concretizou.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com tantos anos de poder que já leva na área da agricultura em Portugal e até como deputado europeu, seria melhor que explicasse porque é que no seu tempo de acção, quer a produção agrícola, quer os circuitos de comercialização, diversificação – mercado interno e sobretudo o externo (nunca se exportou tanto) – nunca conseguiu, nem por sombras, estar perto dos resultados alcançados desde 2011 apesar do menor nº de agricultores activos 2011?!
    …”Show off”? Sinceramente, mais honestidade intelectual… Ou então parece um peão de brega orientado pela máxima “na política vale tudo”!!! Sr Capoulas

RESPONDER

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …