Capoulas Santos acusa Governo de fazer “show off” com agricultura

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, acompanhado por Capoulas Santos, participa num comício em Évora, no âmbito da pré-campanha eleitoral

O secretário-geral do PS, António Costa, acompanhado por Capoulas Santos, participa num comício em Évora, no âmbito da pré-campanha eleitoral

O cabeça de lista do PS por Évora às eleições legislativas, Capoulas Santos, acusou este sábado o Governo e a maioria PSD/CDS-PP de fazerem “show off” com a agricultura e serem incapazes de negociar em Bruxelas a favor de Portugal.

“É um governo que apenas usa a agricultura como ‘show off’ em Portugal e tem uma manifesta incapacidade de negociar soluções em Bruxelas a favor dos portugueses”, declarou o antigo ministro da Agricultura num comício do PS realizado esta tarde em Évora.

O socialista referia-se às negociações recentes sobre as ajudas ao setor do leite e ao fim das quotas leiteiras.

Na sua intervenção, que antecedeu a do secretário-geral do PS, António Costa, Capoulas Santos criticou ainda a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pelo que diz ser o “despudor” de ter dito que o executivo PSD/CDS-PP deu um “contributo decisivo” para o aumento da produção do azeite.

A senhora ministra esquece-se que uma oliveira só dá azeitonas ao fim de quatro anos. Quer dizer que as oliveiras plantadas no início deste Governo só darão azeitonas no ano que vem”, alertou.

O antigo ministro e ex-eurodeputado ironizou ainda e declarou que para os agricultores e especialistas do setor a “medida mais emblemática” de Assunção Cristas no Governo “foi a proibição do uso de gravatas nos meses de verão no Ministério da Agricultura”, numa alusão a uma medida de 2011.

Capoulas Santos reclamou ainda a eleição de um segundo deputado do PS – Norberto Patinho – pelo círculo de Évora, ao mesmo tempo que elencou perante as centenas de pessoas presentes na Praça do Sertório várias das medidas efetuadas por antigos governos do PS, inclusive consigo na pasta da agricultura.

“O meu passado responde pelo meu presente e é assim que procederei no futuro”, concretizou.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com tantos anos de poder que já leva na área da agricultura em Portugal e até como deputado europeu, seria melhor que explicasse porque é que no seu tempo de acção, quer a produção agrícola, quer os circuitos de comercialização, diversificação – mercado interno e sobretudo o externo (nunca se exportou tanto) – nunca conseguiu, nem por sombras, estar perto dos resultados alcançados desde 2011 apesar do menor nº de agricultores activos 2011?!
    …”Show off”? Sinceramente, mais honestidade intelectual… Ou então parece um peão de brega orientado pela máxima “na política vale tudo”!!! Sr Capoulas

RESPONDER

Jack Burns, ator da série Outlander, morre aos 14 anos

O ator Jack Burns, que participou na série "Outlander", morreu aos 14 anos, no passado dia 1 de dezembro. O jovem foi encontrado já sem vida na sua casa em Greenrock, na Escócia. O óbito foi …

As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

https://vimeo.com/378812079 Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco.  Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais …

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …