Caos nos Registos. Já há hackers a venderem marcações no Consulado de Londres

O caos impera na renovação e na emissão de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão de Cidadão. E não é só em Portugal que estes processos podem levar meses. No Consulado Português em Londres a demora é tanta que já há hackers a entrarem no sistema informático e a venderem marcações mais rápidas.

Na capital inglesa, prolifera um mercado negro que consegue vagas mais depressa no Consulado Português que pelas vias legais demorariam meses, conforme o relato de uma investigação da SIC.

A estação apurou que os emigrantes portugueses que vivem em Londres podem ter que esperar vários meses para tratarem de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão do Cidadão (CC).

Os agendamentos online, através do Portal das Comunidades Portuguesas, são quase impossíveis, com o sistema muitas vezes em baixo. E por telefone as marcações demoram cerca de quatro meses, mesmo para os casos mais urgentes.

Perante este cenário, já há piratas informáticos a venderem agendamentos mais rápidos. A SIC apurou que há hackers que a troco de 35 libras (cerca de 40 euros) conseguem entrar no sistema do Consulado, garantindo uma marcação em poucos dias.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, constata que não foi possível, até ao momento, identificar estes piratas informáticos.

Sobre a situação de caos, José Luís Carneiro culpa o Brexit, notando que entre 2015 e 2018, os pedidos no Consulado Português em Londres aumentaram de 43 mil para 71 mil.

Governo promete medidas para “minimizar as filas”

A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revela que o Governo tem em marcha a aplicação de medidas para “minimizar ao máximo as filas”, falando na criação de “mais postos de atendimento”, de uma “via verde para a nacionalidade” e de “um novo sistema de SMS que informa que o CC vai caducar”.

Em Portugal, o cenário é tão caótico nalguns casos que há funcionários a serem agredidos por pessoas cansadas de esperar. A SIC relata situações em que há pessoas a dormirem nos locais para garantirem vaga para o dia seguinte, algumas a pernoitarem com os filhos no carro.

A falta de recursos humanos e um sistema informático velho sempre a dar problemas serão as principais causas do problema.

Há “impressoras que não funcionam“, “os computadores vão abaixo, a impressão digital não fica, a fotografia não fica bem”, como relata o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Registo e Notariado.

O Governo anunciou que a renovação do CC vai passar a demorar apenas 5 minutos, mas somente nos casos de pessoas a partir dos 25 anos que desejem manter os dados do documento de identificação e cujos cartões não tenham caducado há mais de 30 dias. A medida vai começar por ser implementada apenas nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, devendo ser alargada, a partir de Julho, à Área Metropolitana do Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O consulado portugues em londres nunca mas nunca! Funcionou bem nao é culpa do brexit é mesmo culpa das pessoas que organizão e do estado que nao quer saber …em relaçao a Portugal as pessoas so sabem criticar e reclamar mas no final vao la meter o voto no governo PS, Be e pcp que aprovaram a reduçao da carga horaria dos funcionarios que fizeram cativaçoes para nao existir investimentos …. Tudo em portugal é caotico! Pessoas em lists de espera pra tratamentos morrem antes de os ter, filas e mais filas nas finanças e na segurança social e muita mas muita burocracia e papelada ……é vergonhoso que pra se renovar um simples cc demore 3 meses e para fazer um cartao de credito se fassa 15 minutos num shopping

  2. Nao se compreende isto nos dias de hoje … Um Portugal que se diz um pais avancado tecnologicamente e tantos alaridos com os Simplex etc e vive-se num caos absoluto. Comeco a pensar que realmente nao ha dinheiro para nada apesar dos milhoes que se cobram de impostos aos portugueses. Eu para evitar chatices vou a Portugal renovar os meus documentos espero sinceramente nao ter nenhuma desagradavel

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …