Caos nos Registos. Já há hackers a venderem marcações no Consulado de Londres

O caos impera na renovação e na emissão de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão de Cidadão. E não é só em Portugal que estes processos podem levar meses. No Consulado Português em Londres a demora é tanta que já há hackers a entrarem no sistema informático e a venderem marcações mais rápidas.

Na capital inglesa, prolifera um mercado negro que consegue vagas mais depressa no Consulado Português que pelas vias legais demorariam meses, conforme o relato de uma investigação da SIC.

A estação apurou que os emigrantes portugueses que vivem em Londres podem ter que esperar vários meses para tratarem de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão do Cidadão (CC).

Os agendamentos online, através do Portal das Comunidades Portuguesas, são quase impossíveis, com o sistema muitas vezes em baixo. E por telefone as marcações demoram cerca de quatro meses, mesmo para os casos mais urgentes.

Perante este cenário, já há piratas informáticos a venderem agendamentos mais rápidos. A SIC apurou que há hackers que a troco de 35 libras (cerca de 40 euros) conseguem entrar no sistema do Consulado, garantindo uma marcação em poucos dias.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, constata que não foi possível, até ao momento, identificar estes piratas informáticos.

Sobre a situação de caos, José Luís Carneiro culpa o Brexit, notando que entre 2015 e 2018, os pedidos no Consulado Português em Londres aumentaram de 43 mil para 71 mil.

Governo promete medidas para “minimizar as filas”

A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revela que o Governo tem em marcha a aplicação de medidas para “minimizar ao máximo as filas”, falando na criação de “mais postos de atendimento”, de uma “via verde para a nacionalidade” e de “um novo sistema de SMS que informa que o CC vai caducar”.

Em Portugal, o cenário é tão caótico nalguns casos que há funcionários a serem agredidos por pessoas cansadas de esperar. A SIC relata situações em que há pessoas a dormirem nos locais para garantirem vaga para o dia seguinte, algumas a pernoitarem com os filhos no carro.

A falta de recursos humanos e um sistema informático velho sempre a dar problemas serão as principais causas do problema.

Há “impressoras que não funcionam“, “os computadores vão abaixo, a impressão digital não fica, a fotografia não fica bem”, como relata o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Registo e Notariado.

O Governo anunciou que a renovação do CC vai passar a demorar apenas 5 minutos, mas somente nos casos de pessoas a partir dos 25 anos que desejem manter os dados do documento de identificação e cujos cartões não tenham caducado há mais de 30 dias. A medida vai começar por ser implementada apenas nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, devendo ser alargada, a partir de Julho, à Área Metropolitana do Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O consulado portugues em londres nunca mas nunca! Funcionou bem nao é culpa do brexit é mesmo culpa das pessoas que organizão e do estado que nao quer saber …em relaçao a Portugal as pessoas so sabem criticar e reclamar mas no final vao la meter o voto no governo PS, Be e pcp que aprovaram a reduçao da carga horaria dos funcionarios que fizeram cativaçoes para nao existir investimentos …. Tudo em portugal é caotico! Pessoas em lists de espera pra tratamentos morrem antes de os ter, filas e mais filas nas finanças e na segurança social e muita mas muita burocracia e papelada ……é vergonhoso que pra se renovar um simples cc demore 3 meses e para fazer um cartao de credito se fassa 15 minutos num shopping

  2. Nao se compreende isto nos dias de hoje … Um Portugal que se diz um pais avancado tecnologicamente e tantos alaridos com os Simplex etc e vive-se num caos absoluto. Comeco a pensar que realmente nao ha dinheiro para nada apesar dos milhoes que se cobram de impostos aos portugueses. Eu para evitar chatices vou a Portugal renovar os meus documentos espero sinceramente nao ter nenhuma desagradavel

RESPONDER

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …