Caos nos Registos. Já há hackers a venderem marcações no Consulado de Londres

O caos impera na renovação e na emissão de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão de Cidadão. E não é só em Portugal que estes processos podem levar meses. No Consulado Português em Londres a demora é tanta que já há hackers a entrarem no sistema informático e a venderem marcações mais rápidas.

Na capital inglesa, prolifera um mercado negro que consegue vagas mais depressa no Consulado Português que pelas vias legais demorariam meses, conforme o relato de uma investigação da SIC.

A estação apurou que os emigrantes portugueses que vivem em Londres podem ter que esperar vários meses para tratarem de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão do Cidadão (CC).

Os agendamentos online, através do Portal das Comunidades Portuguesas, são quase impossíveis, com o sistema muitas vezes em baixo. E por telefone as marcações demoram cerca de quatro meses, mesmo para os casos mais urgentes.

Perante este cenário, já há piratas informáticos a venderem agendamentos mais rápidos. A SIC apurou que há hackers que a troco de 35 libras (cerca de 40 euros) conseguem entrar no sistema do Consulado, garantindo uma marcação em poucos dias.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, constata que não foi possível, até ao momento, identificar estes piratas informáticos.

Sobre a situação de caos, José Luís Carneiro culpa o Brexit, notando que entre 2015 e 2018, os pedidos no Consulado Português em Londres aumentaram de 43 mil para 71 mil.

Governo promete medidas para “minimizar as filas”

A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revela que o Governo tem em marcha a aplicação de medidas para “minimizar ao máximo as filas”, falando na criação de “mais postos de atendimento”, de uma “via verde para a nacionalidade” e de “um novo sistema de SMS que informa que o CC vai caducar”.

Em Portugal, o cenário é tão caótico nalguns casos que há funcionários a serem agredidos por pessoas cansadas de esperar. A SIC relata situações em que há pessoas a dormirem nos locais para garantirem vaga para o dia seguinte, algumas a pernoitarem com os filhos no carro.

A falta de recursos humanos e um sistema informático velho sempre a dar problemas serão as principais causas do problema.

Há “impressoras que não funcionam“, “os computadores vão abaixo, a impressão digital não fica, a fotografia não fica bem”, como relata o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Registo e Notariado.

O Governo anunciou que a renovação do CC vai passar a demorar apenas 5 minutos, mas somente nos casos de pessoas a partir dos 25 anos que desejem manter os dados do documento de identificação e cujos cartões não tenham caducado há mais de 30 dias. A medida vai começar por ser implementada apenas nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, devendo ser alargada, a partir de Julho, à Área Metropolitana do Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O consulado portugues em londres nunca mas nunca! Funcionou bem nao é culpa do brexit é mesmo culpa das pessoas que organizão e do estado que nao quer saber …em relaçao a Portugal as pessoas so sabem criticar e reclamar mas no final vao la meter o voto no governo PS, Be e pcp que aprovaram a reduçao da carga horaria dos funcionarios que fizeram cativaçoes para nao existir investimentos …. Tudo em portugal é caotico! Pessoas em lists de espera pra tratamentos morrem antes de os ter, filas e mais filas nas finanças e na segurança social e muita mas muita burocracia e papelada ……é vergonhoso que pra se renovar um simples cc demore 3 meses e para fazer um cartao de credito se fassa 15 minutos num shopping

  2. Nao se compreende isto nos dias de hoje … Um Portugal que se diz um pais avancado tecnologicamente e tantos alaridos com os Simplex etc e vive-se num caos absoluto. Comeco a pensar que realmente nao ha dinheiro para nada apesar dos milhoes que se cobram de impostos aos portugueses. Eu para evitar chatices vou a Portugal renovar os meus documentos espero sinceramente nao ter nenhuma desagradavel

RESPONDER

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …