Caos nos Registos. Já há hackers a venderem marcações no Consulado de Londres

O caos impera na renovação e na emissão de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão de Cidadão. E não é só em Portugal que estes processos podem levar meses. No Consulado Português em Londres a demora é tanta que já há hackers a entrarem no sistema informático e a venderem marcações mais rápidas.

Na capital inglesa, prolifera um mercado negro que consegue vagas mais depressa no Consulado Português que pelas vias legais demorariam meses, conforme o relato de uma investigação da SIC.

A estação apurou que os emigrantes portugueses que vivem em Londres podem ter que esperar vários meses para tratarem de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão do Cidadão (CC).

Os agendamentos online, através do Portal das Comunidades Portuguesas, são quase impossíveis, com o sistema muitas vezes em baixo. E por telefone as marcações demoram cerca de quatro meses, mesmo para os casos mais urgentes.

Perante este cenário, já há piratas informáticos a venderem agendamentos mais rápidos. A SIC apurou que há hackers que a troco de 35 libras (cerca de 40 euros) conseguem entrar no sistema do Consulado, garantindo uma marcação em poucos dias.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, constata que não foi possível, até ao momento, identificar estes piratas informáticos.

Sobre a situação de caos, José Luís Carneiro culpa o Brexit, notando que entre 2015 e 2018, os pedidos no Consulado Português em Londres aumentaram de 43 mil para 71 mil.

Governo promete medidas para “minimizar as filas”

A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revela que o Governo tem em marcha a aplicação de medidas para “minimizar ao máximo as filas”, falando na criação de “mais postos de atendimento”, de uma “via verde para a nacionalidade” e de “um novo sistema de SMS que informa que o CC vai caducar”.

Em Portugal, o cenário é tão caótico nalguns casos que há funcionários a serem agredidos por pessoas cansadas de esperar. A SIC relata situações em que há pessoas a dormirem nos locais para garantirem vaga para o dia seguinte, algumas a pernoitarem com os filhos no carro.

A falta de recursos humanos e um sistema informático velho sempre a dar problemas serão as principais causas do problema.

Há “impressoras que não funcionam“, “os computadores vão abaixo, a impressão digital não fica, a fotografia não fica bem”, como relata o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Registo e Notariado.

O Governo anunciou que a renovação do CC vai passar a demorar apenas 5 minutos, mas somente nos casos de pessoas a partir dos 25 anos que desejem manter os dados do documento de identificação e cujos cartões não tenham caducado há mais de 30 dias. A medida vai começar por ser implementada apenas nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, devendo ser alargada, a partir de Julho, à Área Metropolitana do Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O consulado portugues em londres nunca mas nunca! Funcionou bem nao é culpa do brexit é mesmo culpa das pessoas que organizão e do estado que nao quer saber …em relaçao a Portugal as pessoas so sabem criticar e reclamar mas no final vao la meter o voto no governo PS, Be e pcp que aprovaram a reduçao da carga horaria dos funcionarios que fizeram cativaçoes para nao existir investimentos …. Tudo em portugal é caotico! Pessoas em lists de espera pra tratamentos morrem antes de os ter, filas e mais filas nas finanças e na segurança social e muita mas muita burocracia e papelada ……é vergonhoso que pra se renovar um simples cc demore 3 meses e para fazer um cartao de credito se fassa 15 minutos num shopping

  2. Nao se compreende isto nos dias de hoje … Um Portugal que se diz um pais avancado tecnologicamente e tantos alaridos com os Simplex etc e vive-se num caos absoluto. Comeco a pensar que realmente nao ha dinheiro para nada apesar dos milhoes que se cobram de impostos aos portugueses. Eu para evitar chatices vou a Portugal renovar os meus documentos espero sinceramente nao ter nenhuma desagradavel

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …