Caos nos Registos. Já há hackers a venderem marcações no Consulado de Londres

O caos impera na renovação e na emissão de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão de Cidadão. E não é só em Portugal que estes processos podem levar meses. No Consulado Português em Londres a demora é tanta que já há hackers a entrarem no sistema informático e a venderem marcações mais rápidas.

Na capital inglesa, prolifera um mercado negro que consegue vagas mais depressa no Consulado Português que pelas vias legais demorariam meses, conforme o relato de uma investigação da SIC.

A estação apurou que os emigrantes portugueses que vivem em Londres podem ter que esperar vários meses para tratarem de documentos de identificação como o passaporte e o Cartão do Cidadão (CC).

Os agendamentos online, através do Portal das Comunidades Portuguesas, são quase impossíveis, com o sistema muitas vezes em baixo. E por telefone as marcações demoram cerca de quatro meses, mesmo para os casos mais urgentes.

Perante este cenário, já há piratas informáticos a venderem agendamentos mais rápidos. A SIC apurou que há hackers que a troco de 35 libras (cerca de 40 euros) conseguem entrar no sistema do Consulado, garantindo uma marcação em poucos dias.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, constata que não foi possível, até ao momento, identificar estes piratas informáticos.

Sobre a situação de caos, José Luís Carneiro culpa o Brexit, notando que entre 2015 e 2018, os pedidos no Consulado Português em Londres aumentaram de 43 mil para 71 mil.

Governo promete medidas para “minimizar as filas”

A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revela que o Governo tem em marcha a aplicação de medidas para “minimizar ao máximo as filas”, falando na criação de “mais postos de atendimento”, de uma “via verde para a nacionalidade” e de “um novo sistema de SMS que informa que o CC vai caducar”.

Em Portugal, o cenário é tão caótico nalguns casos que há funcionários a serem agredidos por pessoas cansadas de esperar. A SIC relata situações em que há pessoas a dormirem nos locais para garantirem vaga para o dia seguinte, algumas a pernoitarem com os filhos no carro.

A falta de recursos humanos e um sistema informático velho sempre a dar problemas serão as principais causas do problema.

Há “impressoras que não funcionam“, “os computadores vão abaixo, a impressão digital não fica, a fotografia não fica bem”, como relata o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Registo e Notariado.

O Governo anunciou que a renovação do CC vai passar a demorar apenas 5 minutos, mas somente nos casos de pessoas a partir dos 25 anos que desejem manter os dados do documento de identificação e cujos cartões não tenham caducado há mais de 30 dias. A medida vai começar por ser implementada apenas nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, devendo ser alargada, a partir de Julho, à Área Metropolitana do Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O consulado portugues em londres nunca mas nunca! Funcionou bem nao é culpa do brexit é mesmo culpa das pessoas que organizão e do estado que nao quer saber …em relaçao a Portugal as pessoas so sabem criticar e reclamar mas no final vao la meter o voto no governo PS, Be e pcp que aprovaram a reduçao da carga horaria dos funcionarios que fizeram cativaçoes para nao existir investimentos …. Tudo em portugal é caotico! Pessoas em lists de espera pra tratamentos morrem antes de os ter, filas e mais filas nas finanças e na segurança social e muita mas muita burocracia e papelada ……é vergonhoso que pra se renovar um simples cc demore 3 meses e para fazer um cartao de credito se fassa 15 minutos num shopping

  2. Nao se compreende isto nos dias de hoje … Um Portugal que se diz um pais avancado tecnologicamente e tantos alaridos com os Simplex etc e vive-se num caos absoluto. Comeco a pensar que realmente nao ha dinheiro para nada apesar dos milhoes que se cobram de impostos aos portugueses. Eu para evitar chatices vou a Portugal renovar os meus documentos espero sinceramente nao ter nenhuma desagradavel

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …