/

Fernanda Câncio: “Sócrates mentiu, mentiu e tornou a mentir”

10

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

Num artigo de opinião, Fernanda Câncio diz que Sócrates “instrumentalizou os melhores sentimentos dos seus próximos” e garante que “mentiu, mentiu e tornou a mentir”.

Fernanda Câncio, jornalista e antiga namorada do ex-primeiro ministro, escreveu esta segunda-feira um artigo de opinião no Diário de Notícias no qual procura justificar que não estava a par de nenhuma prática ilegal cometida por José Sócrates, nem antes nem depois de ter cessado funções.

Isto porque, segundo a jornalista, Sócrates mentiu sempre, quer ao partido e ao país, quer as que lhe eram mais próximos. “Independentemente de qualquer responsabilidade criminal alguém que age assim tem de ser persona non grata“, afirma.

Segundo a cronista, que foi ouvida como testemunha no processo Operação Marquês, Sócrates “fingiu ante toda a gente que tinha fortuna de família, rejeitando até rendimentos a que tinha direito como alguém que deles não necessitava. Urdiu uma teia de enganos. Mentiu, mentiu e tornou a mentir“.

Câncio refere-se ao facto de José Sócrates ter recusado receber dinheiro pelo espaço de comentário que ocupou na RTP, de 2013 a 2014, assim como ter recusado a subvenção vitalícia a que tinha direito por ter sido deputado desde 1987 – “e que agora está a receber”.

Não ter acesso a estes rendimento, ainda que por escolha própria, e “tratar como insulto qualquer pergunta ou dúvida sobre a proveniência dos fundos que lhe permitiam viver desafogadamente”, prova que José Sócrates que “mentiu ao país, ao seu partido, aos correligionários, aos camaradas, aos amigos”.

Mas a ex-namorada de Sócrates não fica por aqui. Fernanda Câncio adianta que, ao enganar as pessoas que o defendiam, Sócrates acabou por as expor ao “perigo de, se um dia se descobrisse a verdade, serem consideradas suas cúmplices“.

De acordo com Fernanda Câncio, os pagamentos do amigo empresário a José Sócrates que lhe permitiram ter uma vida desafogada depois de deixar São Bento foram “cuidadosamente escondidos não só do país como dos próximos”. É por esse motivo que a jornalista termina afirmando que “alguém que age assim tem de ser persona non grata”.

A jornalista falou pela primeira vez do caso num artigo de opinião de nove páginas publicado na Visão, em maio de 2016. “Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates teria feito perguntas por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, disse Câncio na altura.

No que diz respeito à sequência de declarações de dirigentes do PS que levou ao afastamento voluntário de Sócrates do partido, Câncio escreve que esta “foi confusa e falou de suspeitas criminais”, ao invés de se centrar na “assunção do próprio de que andou deliberadamente a enganar toda a gente”.

“Confusas ou não, porém, as declarações levaram o ex-líder a finalmente libertar o partido do terrível peso da sua presença simbólica“, conclui.

ZAP //

10 Comments

  1. Isto é tudo muito lindo. Quando o Zé andava por cima, era o Zé Maravilhas. Todos adoravam o animal político. Esta até queria comprar um imóvel em Lisboa. E agora não sabia de nada e o homem era um mentiroso que tudo enganava. Pois… está bem provado que esta senhora não foi enganada (como entre muitas outras coisas se pode ver pelas transcrições seguintes) e estou certo que os seus comparsas de governo também não terão sido enganados.

    “O apartamento duplex daquele prédio tem 314 m2 e 4 lugares de garagem, 4 quartos e 4 casas de banho. Custa 2 milhões e 200 mil. Queres visitar?” diz Câncio

    O antigo primeiro-ministro não respondeu com o mesmo entusiasmo. “Isso é o primeiro passo para aparecer no Correio da Manhã. Aquilo é um buraco”, disse Sócrates.

    Detenção de Sócrates foi “um choque” Câncio garante que nunca desconfiou da origem do dinheiro. Foi por isso que recebeu com “choque” a detenção de José Sócrates.

    Hummmm!!! Das duas uma: ou a senhora tem um qualquer problema mental ou pensa que todos somos palermas a comer gelados com a testa!

  2. Acredito que ninguém soubesse da verdade. Isto era um verdadeiro segredo entre o Sócrates e os corruptores e entre o Sócrates e o Carlos Santos Silva. O dinheiro era “lavado” pelo Carlos Santos Silva e depois entregue ao “consumidor final” que era o Sócrates. O grande erro que o Sócrates cometeu foi começar a viver a um nível tão elevado e para o qual não tinha rendimentos nem fortuna familiar.
    Foi tão ambicioso que foi descoberto, mas também temos os corruptores que para lhe “darem” esses milhões devem ter feito grandes negociatas que o país ficou num estado lastimável.

  3. Até tu brutos! Esta gaja que sempre apoiou o animal feroz. Nos seus artigos nos jornais. Acordou agora. Vai pentear macacos!!

    • Caro Desiludido!
      A Senhora Fernanda Câncio também foi uma vitima do Sócrates, foi enganada pelo vigarista corrupto.
      Ela queria era boa vida, comer e passear e encostou-se ao Sócrates não sabendo e não se interessando ela de onde vinha o dinheiro. O Sócrates andou a “namorar” com ela e aproveitou para ir “comendo a febra”, eu fazia o mesmo porque ela é um “mulherão”, eu também “dava umas voltas” com ela, era só ela querer.

  4. Não sabia ela nem ninguém? Sócrates ficará na História como o maior burlão de todos os tempos a um país democrático. Será uma referência para os discípulos seguidores da corrupção. Porque afinal provas na acusação nem vê-las…

  5. Realmente isto é cinismo demais. A defensora da “ética republicana” (que espécie de ética será?) não se apercebeu daquilo que outros, que foram cruelmente atacados pelo animal feroz e seus acólitos, cedo começaram a compreender? Somos todos ingénuos?

  6. Ela também não sabe nada de Lusoponte, Submarinos, PT, EDP, Pavilhão Atlântico, BES, Novo Banco, BPN, Teixeira Duarte, Mota Engil, ações dos Metralhas, moradas dos Deputados e por aí fora, à primeira vista não parecia Loura.

  7. Foste enganada, foste. Estes para mim são os piores. Aqueles que quando os amiguinhos estão em alta estão sempre ao seu lado, só dizem maravilhas, etc e coisa e tal. Depois quando os amigos caem são os primeiros a atirar pedras. É mesmo de quem não tem caráter nenhum.
    E obviamente que a senhora sabia de tudo assim como grande parte do PS. Já se esqueceram do que fizeram ao Cravinho, ao Seguro e à Ana Gomes? Foi o próprio partido a despachá-los para bem longe. Não me venham com tretas agora. E quanto ao Costa continua o seu número, mostrando-se surpreso, incrédulo… Mas ainda alguém acredita neste PM? Só um autêntico palerma é que ainda pode ir nesta cantiga.

  8. Uma jornalista”talvez”…. não lhe cheira a nada, debaixo do próprio nariz? Detesto A figura sinistra de Sócrates, mas ao pé deste rato de porão, é mesmo um menino de coro. Odeio ratos, ratinhos e ratazanas, fogem muito, de focinho no chão e sem dignidade…. Nojentinha….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.