/

Campanha arrancou à meia noite, 9.6 milhões podem votar

European Parliament / Flickr

Eurodeputados durante uma votação no Parlamento Europeu

Eurodeputados durante uma votação no Parlamento Europeu

A campanha oficial para as eleições de 25 de maio arrancou hoje às 00:00, com mais de 9,6 milhões de eleitores a serem chamados às urnas para eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu.

Segundo dados fornecidos à Lusa pela Direção-Geral de Administração do Território, podem votar nas eleições europeias 9.451.624 eleitores inscritos no território nacional e 244.849 cidadãos recenseados no estrangeiro, num total de 9.696473 eleitores.

De acordo com a lei eleitoral, podem votar nestas eleições os cidadãos portugueses recenseados no território nacional, os cidadãos portugueses inscritos no recenseamento eleitoral português, residentes fora do território nacional, que não optem por votar em outro Estado membro da União Europeia que votam presencialmente e cidadãos da União Europeia, não nacionais do Estado português, recenseados em Portugal.

Nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam de cinco em cinco anos, vão ser eleitos 21 eurodeputados portugueses, menos um do que em 2009.

Ao todo concorrem 16 listas nas europeias de 25 de maio, mais três do que nas eleições de 2009.

O PSD e o CDS-PP apresentam-se coligados, sob a designação Aliança Portugal. A outra coligação presente nesta eleição é a que junta tradicionalmente o PCP, o PEV e a Intervenção Democrática em atos eleitorais, a Coligação Democrática Unitária (CDU).

Dois novos partidos vão disputar nestas europeias o seu primeiro ato eleitoral: o MAS (Movimento Alternativa Socialista), registado em julho de 2013, e o Livre, o mais recente partido político, registado há menos de um mês no TC.

O PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza), o PDA (Partido Democrático do Atlântico), o PTP (Partido Trabalhista Português) e o PPV (Portugal pró Vida), que não concorreram em 2009, apresentaram desta vez candidaturas às eleições europeias.

O BE, PS, POUS, PCTP-MRPP, MPT (Movimento Partido da Terra), PNR (Partido Nacional Renovador), PPM (Partido Popular Monárquico) e PND (Nova Democracia) completam a lista de formações políticas concorrentes.

Nas eleições realizadas há cinco anos, o PSD, que agora concorre coligado com o CDS-PP, elegeu 8 eurodeputados, enquanto o PS conseguiu conquistar 7 lugares no Parlamento Europeu.

O BE foi a terceira força política mais votada, elegendo 3 eurodeputados, e o CDS-PP elegeu 2, tal como a CDU.

A abstenção nas eleições realizadas a 07 de junho de 2009 foi de 63,22%.

O Parlamento Europeu aprovou a 21 de maio de 2013 as datas da realização das próximas eleições europeias para entre 22 e 25 de maio deste ano nos vários Estados-membros.

A campanha eleitoral decorre até 23 de maio, sendo sábado, dia 24, dia de reflexão.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.