/

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a estar disponível para vendas.

O novo Pod não tem cabine de motorista. O veículo elétrico a bateria foi pensado para trabalhar de forma autónoma e deverá viajar entre 130 e 180 km por viagem e transportar até 18 paletes na sua parte traseira, com um peso máximo de carga de 16 mil quilos.

A última geração do camião tem um design muito moderno, que inclui traços aerodinâmicos, mas que não têm nenhuma implicação nas capacidades de transporte de carga. Conta também com iluminação integrada na parte da frente e luzes traseiras que iluminam toda a altura do camião.

A empresa referiu que o Pod não se encaixava perfeitamente em nenhum dos níveis atuais de veículos autónomos, por isso foi criada uma designação própria para veículos de carga elétricos sem motorista – passando assim a haver o Transporte Elétrico Autónomo (AET), no qual o Pod agora se insere.

Para as empresas de transportes que quiserem reservar o camião, será necessário um investimento de pelo menos 10 mil dólares (cerca de 8500 euros). Assim, as empresas também acesso à plataforma de mobilidade de carga da Einride para coordenar e operar os camiões, supervisionados por operadores remotos certificados pela Einride.

Robert Falck, CEO da Einride, explicou que “iniciamos essa etapa em 2016 com o sonho de construir um futuro melhor através da tecnologia”.

“Anos de trabalho árduo e dedicação de toda a equipa da empresa fizeram com que nos tornássemos lideres de mercado em Transportes Elétricos Autónomos. Estamos a dar o próximo passo para trazer soluções para o mundo e acelerar a transição para um futuro de transporte mais sustentável”, sublinhou Falck.

No passado dia 15 de outubro, a empresa fez uma apresentação do camião autónomo no Reino Unido para demonstrar a tecnologia em velocidade, diz o New Atlas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.