Das 2.500 camas prometidas para universitários, só 300 estão disponíveis

Apesar das garantias dadas pelo Governo, há menos de 300 novas camas em residências estudantis para o ano letivo que arranca agora.

No início do ano passado, o Governo anunciou o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) que previa que, neste ano letivo, fossem criadas 2.500 camas em residências estudantis. No entanto, segundo o Público, só foram criadas cerca de 300 novas vagas para alojamento de alunos do ensino superior.

Na altura do anúncio do PNAES, existiam 15.965 camas a preço regulado, em residências estudantis, para estudantes universitários. O Governo de António Costa anunciou assim um plano para aumentar a oferta em 12 mil camas ao longo de quatro anos e duplicar a oferta até 2030.

A promessa para este ano era a abertura de 2.500 novas camas.

De acordo com o Público, o número de novas camas disponibilizadas neste ano letivo não chega às três centenas. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tutelado por Manuel Heitor, não respondeu às perguntas sobre o número de camas, mas o diário escreve que é possível fazer as contras através dos dados divulgados pelo próprio ministério.

Desta forma, às 18.455 camas disponíveis este ano, é necessário retirar as 4.500 camas disponíveis para os alunos em hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local. Isto significa que há mais 16% de oferta do que no ano passado e a maior oferta dos últimos anos no alojamento estudantil.

Contudo, se a esse total retirarmos, para além das 4.500 camas, as 2.818 camas que têm como objetivo assegurar o cumprimento das normas da DGS, nomeadamente o distanciamento mínimo entre camas em quartos partilhados, o ganho em relação ao ano passado é de apenas 208 camas.

A estas 208 camas que existem a mais relativamente ao ano passado, somam-se menos de 100 em algumas residências estudantis que, mais recentemente, reforçaram a sua capacidade. Contas feitas, são menos de 300 novas camas no sistema de residências estudantis.

Superior adapta-se à pandemia

Em algumas instituições de ensino superior serão realizados testes aleatórios de despistagem da covid-19. A Universidade de Coimbra, por exemplo, anunciou que vai testar 100 pessoas por dia para detetar casos de covid-19 entre estudantes, professores e funcionários.

Segundo o Público, os institutos politécnicos de Bragança, Viana do Castelo, Porto, Leiria, Castelo Branco e Setúbal vão seguir o mesmo caminho e os resultados dos testes serão usados num projeto e investigação.

Por sua vez, a Universidade de Évora criou um pórtico de desinfeção na entrada do claustro do Colégio do Espírito Santo que garante que quem passe para lá daquele local está devidamente higienizado. No interior do edifício, as 13 salas vão estar equipadas com humidificadores para facilitar a desinfeção.

Quase todas as instituições vão optar por estratégias de ensino misto, que combina aulas presenciais com sessões à distância. Nas turmas de 300 ou 400 alunos, a Universidade de Coimbra vai instituir um sistema de rotatividade, tal como a Universidade do Porto, a Universidade da Beira Interior e a Universidade Novas de Lisboa.

A generalidade das instituições vai manter o mesmo horário de funcionamento, com aulas entre as 8h00 e as 20h00. Em casos pontuais, há um prolongamento para os horários noturnos. A opção pelos sábados para aulas para ministrar aulas de licenciatura também é residual.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …