Câmara do Porto acusada de travar ilegalmente evento que tinha aprovado

Ana Gasston / Flickr

Edifício da Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados

O Porto Station Market, na estação de São Bento, foi fechado pela Polícia Municipal no sábado por alegado “uso ilegal” do espaço. A empresa promotora diz que a Câmara do Porto travou o evento depois de o ter aprovado.

No sábado, a Câmara do Porto acusou a Infraestruturas de Portugal (IP) de estar a permitir “o uso ilegal” da estação ferroviária de São Bento, monumento nacional, e avisou que ia fazer um “protesto formal” junto do Ministério das Infraestruturas.

A autarquia acusou a IP de “permitir e promover atividade ilegal, não licenciada e gravemente lesiva do património cultural e da tranquilidade dos portuenses”. No entanto, esta terça-feira, Francisco Freixinho, promotor do evento, acusa a Câmara do Porto de ter travado o evento, após inicialmente o ter licenciado.

O jornal Público teve acesso a documentos que alegadamente comprovam que a câmara emitiu uma licença, com validade de 150 dias, autorizando a empresa promotora do Porto Station Market de fazer “prestação de serviços de restauração ou bebidas”.

Francisco Freixinho teve reuniões presenciais na Câmara do Porto, onde a licença para o evento foi emitida e o pagamento foi feito a 17 de julho. No entanto, uma semana depois, a Vertentitinerante, a empresa organizadora, recebeu uma carta da autarquia a ordenar o abandono do espaço, caso contrário, seria tomada posse administrativa.

Em contestação, a Vertentitinerante apresentou uma providência cautelar, que o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto aprovou. Apesar disso, a autarquia travou o evento na mesma.

“A câmara desobedeceu a uma ordem do tribunal”, acusou Freixinho. “Estamos indignados. Não queria chamar a isto terrorismo, mas é o que parece…”, acrescentou.

No site da empresa promotora existem documentos de pagamento à autarquia, a Câmara do Porto alega que não foi consultada e não fez o licenciamento do evento. Além disso, defende que a Direção Regional de Cultura do Norte deveria ter sido consultada. No entanto, Freixinho nega, dizendo que se trata de um “evento temporário” e está “a mais de 50 metros de distância do que é considerado património”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …