Câmara do Porto desiste da subconcessão da STCP

Ewan-M / Flickr

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta sexta-feira que o município “não concorre” à subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Em declarações na reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Rui Moreira apontou razões económicas, de mobilidade e ambientais para desistir do concurso.

O autarca propôs ao CmP que aprove uma recomendação ao Governo para que o concurso seja suspenso, porque este “não serve a população”.

Rui Moreira anunciou no dia 13 de agosto que a autarquia ia concorrer à subconcessão da transportadora, afirmando que apresentaria uma proposta “sustentável” que melhor adequasse a oferta da rede à procura dos cidadãos.

Já no dia 23 de setembro, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto que a CDU requereu só para debater a situação da STCP e da Metro do Porto, Rui Moreira afirmou que a autarquia pediu um estudo “para saber se a concessão da STCP tem um valor positivo ou negativo”, inclinando-se, porém, para esta última hipótese.

Este estudo, divulgado recentemente pelo Jornal de Notícias, indica que a concessão “não é económica e financeiramente viável” sem a dispensa de, pelo menos, 70 trabalhadores ou sem uma redução da remuneração dos transportadores privados que operariam 39 das 69 linhas da rede.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.