/

Câmara de Pedrógão Grande diz que único apoio psicológico no terreno está a ser dado pelos fuzileiros

3

Paulo Cunha / Lusa

-

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, disse hoje que o único apoio psicológico que tem no terreno está a ser dado pelos fuzileiros da Marinha Portuguesa, que se vão manter no terreno até quarta-feira, pelo menos.

“Neste momento, temos o apoio psicossocial dos fuzileiros que a Câmara Municipal, juntamente com a presidente da Comissão de Coordenação Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, resolveu pedir. Os fuzileiros da Armada Portuguesa vão ficar até quarta-feira. Mas penso que é capaz de não chegar“, afirmou o autarca.

Valdemar Alves disse que estará na segunda-feira com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem pedirá para que a Marinha se mantenha no terreno durante mais tempo.

Adiantou ainda que visitou este domingo a localidade da Graça e do Nodeirinho, e sublinhou que as pessoas estão a precisar de apoio psicológico, na sequência do incêndio que deflagrou no dia 17 no concelho e que provocou a morte a 64 pessoas, além de mais de 200 feridos e danos avultados no território.

“O apoio psicológico não está garantido a longo prazo. Só em caso de catástrofe é que os psicólogos dos fuzileiros avançam. Isto é uma situação que o Governo tem que rever, a função das Forças Armadas, porque está preparada para estas situações” disse.

O autarca reforçou a ideia de que precisa de psicólogos no terreno e acrescentou que vai falar também com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, “porque não se pode abandonar esta gente”.

“Tenho ouvido muita conversa de responsáveis, mas se algum pediu psicólogos, não sei. Fui eu que liguei logo duas ou três horas depois, porque vi a tragédia que íamos ter. Liguei para a Segurança Social (…), que avançou com algum apoio. Juntaram-se depois outros, voluntariamente, e agora já retiraram, porque não há fogo”, concluiu.

ZAP // Lusa

3 Comments

      • No Governo do Passos o natural seria não haver apoio nenhum!!!
        Até porque a sua preocupação não eram os portugueses mas sim “agradar” à troika e aos “mercados”!!
        Agora ele também precisa de apoio psicológico, porque anda tão baralhado que até já anuncia publicamente suicídios inexistentes!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.