Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou

Fernando Ribeiro / chaves.blogs.sapo.pt

Rio Tâmega

Foram investidos quase cinco milhões de euros na ETA de Mondim de Basto, que nunca entrou em funcionamento. O espaço foi completamente abandonado e vandalizado.

Uma reportagem da SIC avança que foram gastos cerca de 4,8 milhões de euros na construção de uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) em Mondim de Basto, pelo anterior Executivo. No entanto, e apesar de ter havido, inclusive, uma cerimónia de inauguração em março de 2008, o equipamento nunca chegou a entrar em funcionamento.

Humberto Cerqueira, atual presidente da Câmara de Mondim de Basto, acusa o antigo presidente de lhe deixar uma “pesada herança“, justificando que a autarquia não tem condições técnicas ou financeiras para pôr a obra a funcionar.

Por outro lado, o antigo presidente, Pinto Moura, afirma que a obra ficou paga e pronta a entrar em funcionamento durante o seu mandato, que terminou em 2009.

Apesar disso, Humberto Cerqueira diz que para o equipamento captar, tratar, armazenar e distribuir a água do Tâmega pelo concelho de Mondim de Basto seriam necessários mais de 500 mil euros, valor que a Câmara não tem, de acordo com o autarca.

O atual executivo já fez uma nova candidatura a fundos comunitários para poder concluir o projeto mas a candidatura não foi aprovada.

Fernando Gomes, vereador sem qualquer pelouro atribuído, quer informar Bruxelas sobre o investimento público que não resultou em nada.

Já há quatro anos, o vereador alertou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para o problema. Em resposta, a Comissão diz que, em 2009, “insistiu na necessidade de ser obtida a garantia do cumprimento dos objetivos do projeto” e que tem acompanhado de perto as diligências do município para encontrar soluções.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este é mais um caso no entanto acrescente-se mais um R (ETAR) e haja alguém com autoridade neste país para ver como funcionam ou fingem funcionar e irão ver a trafulhice que por aí vai de ETARs a poluir algumas ainda mais do que caso não houvesse saneamento básico. Quanto a mim isto deveria era ser investigado pela UE de onde vem parte da verba para estas obras que na prática muitas delas ficam pelo meio termo.

  2. que grande piada sobre o titulo “Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou”
    nao foi a câmara que investiu foram os contribuintes.
    alguem meteu dinheiro ao bolso e devia ser investigado ate à ultima (cadeia com eles)

RESPONDER

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PS ganha em Beja, Chega é a terceira força

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …