Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou

Fernando Ribeiro / chaves.blogs.sapo.pt

Rio Tâmega

Foram investidos quase cinco milhões de euros na ETA de Mondim de Basto, que nunca entrou em funcionamento. O espaço foi completamente abandonado e vandalizado.

Uma reportagem da SIC avança que foram gastos cerca de 4,8 milhões de euros na construção de uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) em Mondim de Basto, pelo anterior Executivo. No entanto, e apesar de ter havido, inclusive, uma cerimónia de inauguração em março de 2008, o equipamento nunca chegou a entrar em funcionamento.

Humberto Cerqueira, atual presidente da Câmara de Mondim de Basto, acusa o antigo presidente de lhe deixar uma “pesada herança“, justificando que a autarquia não tem condições técnicas ou financeiras para pôr a obra a funcionar.

Por outro lado, o antigo presidente, Pinto Moura, afirma que a obra ficou paga e pronta a entrar em funcionamento durante o seu mandato, que terminou em 2009.

Apesar disso, Humberto Cerqueira diz que para o equipamento captar, tratar, armazenar e distribuir a água do Tâmega pelo concelho de Mondim de Basto seriam necessários mais de 500 mil euros, valor que a Câmara não tem, de acordo com o autarca.

O atual executivo já fez uma nova candidatura a fundos comunitários para poder concluir o projeto mas a candidatura não foi aprovada.

Fernando Gomes, vereador sem qualquer pelouro atribuído, quer informar Bruxelas sobre o investimento público que não resultou em nada.

Já há quatro anos, o vereador alertou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para o problema. Em resposta, a Comissão diz que, em 2009, “insistiu na necessidade de ser obtida a garantia do cumprimento dos objetivos do projeto” e que tem acompanhado de perto as diligências do município para encontrar soluções.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este é mais um caso no entanto acrescente-se mais um R (ETAR) e haja alguém com autoridade neste país para ver como funcionam ou fingem funcionar e irão ver a trafulhice que por aí vai de ETARs a poluir algumas ainda mais do que caso não houvesse saneamento básico. Quanto a mim isto deveria era ser investigado pela UE de onde vem parte da verba para estas obras que na prática muitas delas ficam pelo meio termo.

  2. que grande piada sobre o titulo “Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou”
    nao foi a câmara que investiu foram os contribuintes.
    alguem meteu dinheiro ao bolso e devia ser investigado ate à ultima (cadeia com eles)

RESPONDER

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …