Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou

Fernando Ribeiro / chaves.blogs.sapo.pt

Rio Tâmega

Foram investidos quase cinco milhões de euros na ETA de Mondim de Basto, que nunca entrou em funcionamento. O espaço foi completamente abandonado e vandalizado.

Uma reportagem da SIC avança que foram gastos cerca de 4,8 milhões de euros na construção de uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) em Mondim de Basto, pelo anterior Executivo. No entanto, e apesar de ter havido, inclusive, uma cerimónia de inauguração em março de 2008, o equipamento nunca chegou a entrar em funcionamento.

Humberto Cerqueira, atual presidente da Câmara de Mondim de Basto, acusa o antigo presidente de lhe deixar uma “pesada herança“, justificando que a autarquia não tem condições técnicas ou financeiras para pôr a obra a funcionar.

Por outro lado, o antigo presidente, Pinto Moura, afirma que a obra ficou paga e pronta a entrar em funcionamento durante o seu mandato, que terminou em 2009.

Apesar disso, Humberto Cerqueira diz que para o equipamento captar, tratar, armazenar e distribuir a água do Tâmega pelo concelho de Mondim de Basto seriam necessários mais de 500 mil euros, valor que a Câmara não tem, de acordo com o autarca.

O atual executivo já fez uma nova candidatura a fundos comunitários para poder concluir o projeto mas a candidatura não foi aprovada.

Fernando Gomes, vereador sem qualquer pelouro atribuído, quer informar Bruxelas sobre o investimento público que não resultou em nada.

Já há quatro anos, o vereador alertou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para o problema. Em resposta, a Comissão diz que, em 2009, “insistiu na necessidade de ser obtida a garantia do cumprimento dos objetivos do projeto” e que tem acompanhado de perto as diligências do município para encontrar soluções.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este é mais um caso no entanto acrescente-se mais um R (ETAR) e haja alguém com autoridade neste país para ver como funcionam ou fingem funcionar e irão ver a trafulhice que por aí vai de ETARs a poluir algumas ainda mais do que caso não houvesse saneamento básico. Quanto a mim isto deveria era ser investigado pela UE de onde vem parte da verba para estas obras que na prática muitas delas ficam pelo meio termo.

  2. que grande piada sobre o titulo “Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou”
    nao foi a câmara que investiu foram os contribuintes.
    alguem meteu dinheiro ao bolso e devia ser investigado ate à ultima (cadeia com eles)

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …