Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou

Fernando Ribeiro / chaves.blogs.sapo.pt

Rio Tâmega

Foram investidos quase cinco milhões de euros na ETA de Mondim de Basto, que nunca entrou em funcionamento. O espaço foi completamente abandonado e vandalizado.

Uma reportagem da SIC avança que foram gastos cerca de 4,8 milhões de euros na construção de uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) em Mondim de Basto, pelo anterior Executivo. No entanto, e apesar de ter havido, inclusive, uma cerimónia de inauguração em março de 2008, o equipamento nunca chegou a entrar em funcionamento.

Humberto Cerqueira, atual presidente da Câmara de Mondim de Basto, acusa o antigo presidente de lhe deixar uma “pesada herança“, justificando que a autarquia não tem condições técnicas ou financeiras para pôr a obra a funcionar.

Por outro lado, o antigo presidente, Pinto Moura, afirma que a obra ficou paga e pronta a entrar em funcionamento durante o seu mandato, que terminou em 2009.

Apesar disso, Humberto Cerqueira diz que para o equipamento captar, tratar, armazenar e distribuir a água do Tâmega pelo concelho de Mondim de Basto seriam necessários mais de 500 mil euros, valor que a Câmara não tem, de acordo com o autarca.

O atual executivo já fez uma nova candidatura a fundos comunitários para poder concluir o projeto mas a candidatura não foi aprovada.

Fernando Gomes, vereador sem qualquer pelouro atribuído, quer informar Bruxelas sobre o investimento público que não resultou em nada.

Já há quatro anos, o vereador alertou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para o problema. Em resposta, a Comissão diz que, em 2009, “insistiu na necessidade de ser obtida a garantia do cumprimento dos objetivos do projeto” e que tem acompanhado de perto as diligências do município para encontrar soluções.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este é mais um caso no entanto acrescente-se mais um R (ETAR) e haja alguém com autoridade neste país para ver como funcionam ou fingem funcionar e irão ver a trafulhice que por aí vai de ETARs a poluir algumas ainda mais do que caso não houvesse saneamento básico. Quanto a mim isto deveria era ser investigado pela UE de onde vem parte da verba para estas obras que na prática muitas delas ficam pelo meio termo.

  2. que grande piada sobre o titulo “Câmara de Mondim de Basto investiu 5 milhões em ETA que nunca funcionou”
    nao foi a câmara que investiu foram os contribuintes.
    alguem meteu dinheiro ao bolso e devia ser investigado ate à ultima (cadeia com eles)

RESPONDER

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …