Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

Fernando Veludo / Lusa

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de janeiro.

Na proposta a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser votada na reunião do executivo municipal de segunda-feira, a maioria refere no total serão distribuídos aos comerciantes um total de 10 mil tickets, válidos nos parques municipais da Trindade (4.000), Silo Auto (4.000), Duque de Loulé (1.000) e Alfândega (1.000).

De acordo com o documento, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, os tickets, no valor global de 21 mil euros, serão distribuídos aos comerciantes pela Associação dos Comerciantes do Porto, em articulação com o Pelouro do Turismo e Comércio.

Segundo a maioria, “a oferta de minutos de estacionamento nos parques de estacionamento no centro da cidade é uma medida que potencia o comércio de rua e incentiva às compras neste comércio durante a época de Natal”, onde tradicionalmente há um aumento de consumo e de faturação.

Com esta iniciativa, que decorre entre os dias 8 de dezembro e 8 de janeiro e limitada à distribuição de 10 mil tickets, a autarquia espera potenciar ainda a opção de utilização dos parques de estacionamento municipais em detrimento do estacionamento à superfície, “muitas vezes em locais proibidos e provocando danos na mobilidade da cidade”.

Esta manhã, a Lusa tinha já questionado o município sobre a possibilidade de, tal como sucedeu em março aquando da primeira vaga de covid-19, suspender o pagamento dos parcómetros na cidade, como medida extraordinária para evitar a propagação do novo coronavírus, contudo, até ao momento não obteve resposta.

Inquiriu ainda sobre a hipótese da autarquia, tal como foi decidido por outros municípios, não cobrar o estacionamento, por exemplo, aos sábados e dias úteis, a partir das 17:00, durante o mês de dezembro.

Portugal contabiliza pelo menos 4.645 mortos associados à covid-19 em 303.846 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 8 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …