Todos caem ao fim de uma semana de campanha. Salvou-se o PAN

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, André Silva

Ao fim da primeira semana de campanha eleitoral, muito marcada pelo caso Tancos, todos os partidos com assento parlamentar – à exceção do PAN – baixaram nas intenções de voto, indica uma nova sondagem da Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF publicada esta sexta-feira ao fim do dia.

Na primeira semana de campanha e de sondagem, todos os partidos caíram: o PS de António Costa registou 37,5% das intenções de voto, menos meio ponto percentual do que na quinta-feira. Também o PSD perdeu pouco: menos umas décimas deixam os sociais democratas com 26,6%, de acordo com a TSF.

Meio ponto perdeu também o Bloco de Esquerda de Catarina Martins, que está agora com 10,1%. Em igual sentido, caiu a CDU (PCP e Os Verdes), que está agora com 5,1%.

Queda maior registou Assunção Cristas: o CDS agora tem 4% das intenções de voto.

De acordo com a sondagem, realizada entre 23 e 26 de setembro com uma sub-amostra de 150 entrevistados, dos partidos com assento parlamentar, só o PAN se salvou. O partido liderado por André Silva recuperou ligeiramente, registando 3,6%.

Trajetória inversa traçam os partidos que procuram pela primeira vez um lugar no Parlamento, fechando a semana a subir. Na frente, vai o Iniciativa Liberal (1,6%), seguindo-se depois o Livre (1,1%) e o Chega (1,1%).

Para trás na corrida parece estar o Aliança de Santana Lopes (0,7%).

A nova sondagem e a primeira semana de campanha afastaram um pouco mais o cenário de eventual maioria absoluta dos socialistas. De acordo com o TSF, 60% dos ouvidos é contra este cenário e até os eleitores do PS se mostram contra esta possibilidade (54%).

As eleições vão decorrer no próximo domingo, 6 de outubro.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A campanha resvalou para o ataque pessoal, para uma enorme dramatização do caso Tancos, que não interessa a ninguém, exceto para quem quer usar esse caso como arma de arremesso político. Perde-se o chão, deixa-se de discutir propostas para o futuro e a campanha torna-se um campo de batalha bem desinteressante. Por isso não admira que os principais protagonistas comecem a perder nas intenções de voto.

    • A mim interessa saber quem são os culpados e o seu destino… eu ainda defendo a justiça e a justiça tem de ser feita… agora era o que mais faltava, esquecer o assunto. Ainda bem que tocaram no assunto em campanha eleitoral, significa que os podres vão começar a aparecer.

RESPONDER

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …