Todos caem ao fim de uma semana de campanha. Salvou-se o PAN

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, André Silva

Ao fim da primeira semana de campanha eleitoral, muito marcada pelo caso Tancos, todos os partidos com assento parlamentar – à exceção do PAN – baixaram nas intenções de voto, indica uma nova sondagem da Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF publicada esta sexta-feira ao fim do dia.

Na primeira semana de campanha e de sondagem, todos os partidos caíram: o PS de António Costa registou 37,5% das intenções de voto, menos meio ponto percentual do que na quinta-feira. Também o PSD perdeu pouco: menos umas décimas deixam os sociais democratas com 26,6%, de acordo com a TSF.

Meio ponto perdeu também o Bloco de Esquerda de Catarina Martins, que está agora com 10,1%. Em igual sentido, caiu a CDU (PCP e Os Verdes), que está agora com 5,1%.

Queda maior registou Assunção Cristas: o CDS agora tem 4% das intenções de voto.

De acordo com a sondagem, realizada entre 23 e 26 de setembro com uma sub-amostra de 150 entrevistados, dos partidos com assento parlamentar, só o PAN se salvou. O partido liderado por André Silva recuperou ligeiramente, registando 3,6%.

Trajetória inversa traçam os partidos que procuram pela primeira vez um lugar no Parlamento, fechando a semana a subir. Na frente, vai o Iniciativa Liberal (1,6%), seguindo-se depois o Livre (1,1%) e o Chega (1,1%).

Para trás na corrida parece estar o Aliança de Santana Lopes (0,7%).

A nova sondagem e a primeira semana de campanha afastaram um pouco mais o cenário de eventual maioria absoluta dos socialistas. De acordo com o TSF, 60% dos ouvidos é contra este cenário e até os eleitores do PS se mostram contra esta possibilidade (54%).

As eleições vão decorrer no próximo domingo, 6 de outubro.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A campanha resvalou para o ataque pessoal, para uma enorme dramatização do caso Tancos, que não interessa a ninguém, exceto para quem quer usar esse caso como arma de arremesso político. Perde-se o chão, deixa-se de discutir propostas para o futuro e a campanha torna-se um campo de batalha bem desinteressante. Por isso não admira que os principais protagonistas comecem a perder nas intenções de voto.

    • A mim interessa saber quem são os culpados e o seu destino… eu ainda defendo a justiça e a justiça tem de ser feita… agora era o que mais faltava, esquecer o assunto. Ainda bem que tocaram no assunto em campanha eleitoral, significa que os podres vão começar a aparecer.

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …