PSD recupera e supera 25%. PS, Bloco e PAN recuam

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD ganhou quase cinco pontos percentuais nas intenções de voto, a poucos dias das eleições legislativas, e supera os 25%, deixando o PS mais longe do objetivo da maioria absoluta.

Os socialistas perderam um ponto percentual, para 37,4%, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira pelo Jornal Económico. Esta é uma sondagem realizada entre os dias 21 e 25 de setembro, duas semanas depois do estudo de opinião anterior.

Entre um momento e outro, o PS caiu de 38,4% para 37,4%, uma descida de um ponto percentual que é equivalente ao terreno perdido pelo Bloco de Esquerda – que baixa dos 12% para os 11%. Além de PS e BE, também o PAN desce nas intenções de voto. Aliás, o PAN é o que mais desce, perdendo 1,3 pontos para os 3,6% das intenções de voto, o que representa mais de o dobro do verificado em 2015.

Além da subida de 4,6 pontos percentuais do PSD (para 25,2%), o CDS tem uma subida ligeira, de meio ponto percentual, para 5,1%, e a CDU ganha 1,4 pontos percentuais, para 6,8%.

Entre os partidos mais pequenos, destaca-se o Livre, liderado por Rui Tavares, com 1,6%. O Chega, de André Ventura, poderá obter 1,5% da votação e o partido Iniciativa Liberal, liderado por Carlos Guimarães Pinto, também poderá ter mais de 1% dos votos: 1,2%.

No que diz respeito aos dois principais partidos, uma outra sondagem — a sondagem diária da Pitagórica, para Jornal de Notícias, TSF e TVI — aponta para um cenário um pouco diferente. O PS deverá conseguir 38,3% dos votos e o PSD 26,8%. De acordo com esta sondagem, a CDU não vai além dos 5,3%.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E o R.I.R. não aparece!!!
    Nas Presidenciais Tino de Rans conseguiu mais de 150 000 votos.
    Na Madeira destacou-se dois demais. Deixando para trás partidos como o Livre, Aliança, CHEGA, ou Iniciativa Liberal.
    O RIR vão surpreender e poderá conseguir um TAXI cheio de Deputados… Será o RIR o NOVO partido do TAXI
    Resultados da Madeira são animadores para o Partido RIR
    PAN 1,46% 2.095 votos
    PURP 1,23% 1.766 votos

    R.I.R. 1,21% 1.739 votos

    PTP 1,00% 1.426 votos
    A-Aliança 0,53% 766 votos
    Iniciativa Liberal 0,53% 762 votos
    CHEGA 0,43% 619 votos
    PDR 0,42% 603 votos
    PCTP/MRPP 0,42% 601 votos
    MPT 0,35% 506 votos
    PNR 0,19% 274 votos

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …