PSD recupera e supera 25%. PS, Bloco e PAN recuam

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD ganhou quase cinco pontos percentuais nas intenções de voto, a poucos dias das eleições legislativas, e supera os 25%, deixando o PS mais longe do objetivo da maioria absoluta.

Os socialistas perderam um ponto percentual, para 37,4%, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira pelo Jornal Económico. Esta é uma sondagem realizada entre os dias 21 e 25 de setembro, duas semanas depois do estudo de opinião anterior.

Entre um momento e outro, o PS caiu de 38,4% para 37,4%, uma descida de um ponto percentual que é equivalente ao terreno perdido pelo Bloco de Esquerda – que baixa dos 12% para os 11%. Além de PS e BE, também o PAN desce nas intenções de voto. Aliás, o PAN é o que mais desce, perdendo 1,3 pontos para os 3,6% das intenções de voto, o que representa mais de o dobro do verificado em 2015.

Além da subida de 4,6 pontos percentuais do PSD (para 25,2%), o CDS tem uma subida ligeira, de meio ponto percentual, para 5,1%, e a CDU ganha 1,4 pontos percentuais, para 6,8%.

Entre os partidos mais pequenos, destaca-se o Livre, liderado por Rui Tavares, com 1,6%. O Chega, de André Ventura, poderá obter 1,5% da votação e o partido Iniciativa Liberal, liderado por Carlos Guimarães Pinto, também poderá ter mais de 1% dos votos: 1,2%.

No que diz respeito aos dois principais partidos, uma outra sondagem — a sondagem diária da Pitagórica, para Jornal de Notícias, TSF e TVI — aponta para um cenário um pouco diferente. O PS deverá conseguir 38,3% dos votos e o PSD 26,8%. De acordo com esta sondagem, a CDU não vai além dos 5,3%.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E o R.I.R. não aparece!!!
    Nas Presidenciais Tino de Rans conseguiu mais de 150 000 votos.
    Na Madeira destacou-se dois demais. Deixando para trás partidos como o Livre, Aliança, CHEGA, ou Iniciativa Liberal.
    O RIR vão surpreender e poderá conseguir um TAXI cheio de Deputados… Será o RIR o NOVO partido do TAXI
    Resultados da Madeira são animadores para o Partido RIR
    PAN 1,46% 2.095 votos
    PURP 1,23% 1.766 votos

    R.I.R. 1,21% 1.739 votos

    PTP 1,00% 1.426 votos
    A-Aliança 0,53% 766 votos
    Iniciativa Liberal 0,53% 762 votos
    CHEGA 0,43% 619 votos
    PDR 0,42% 603 votos
    PCTP/MRPP 0,42% 601 votos
    MPT 0,35% 506 votos
    PNR 0,19% 274 votos

RESPONDER

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …