Cada português já pagou 1950 euros para salvar bancos

European Parliament / Flickr

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

De acordo com um novo estudo lançado pelo Banco Central Europeu, entre 2008 e 2014, a ajuda de Portugal para salvar os bancos custou 19,5 mil milhões de euros, o que equivale a 1950 euros por cada habitante.

Os contribuintes portugueses foram chamados a gastar o equivalente a 11,3% do PIB para ajudar e salvar bancos, ou seja, 19,5 mil milhões de euros diz o Banco Central Europeu num estudo sobre o “impacto orçamental do apoio ao setor financeiro durante a crise”.

Esta não é uma das maiores fatias da zona euro, já que, por exemplo, na Irlanda o custo atingiu 31,1% do PIB, na Grécia chegou a 22,1% e na Irlanda foi de 18,8%, diz o Diário de Notícias.

No entanto, o governo português falhou redondamente em reaver esse dinheiro público, já que a taxa de recuperação dos ativos foi praticamente nula.

A taxa foi “particularmente baixa na Irlanda, em Chipre e Portugal, ao passo que é relativamente alta na Holanda” pode ler-se no estudo.

“A maioria dos governos da zona do euro apoiaram o setor financeiro com um conjunto de medidas”, mas estas variaram de país para país e isso refletiu-se na forma como os países recuperaram o seu capital.

De acordo com o DN, algumas das medidas foram, por exemplo, comprar os ativos ilíquidos dos bancos, com empréstimos diretos às instituições; comprar ativos, incluindo ações, e títulos de dívida, tendo os governos dado em troca dinheiro ou outros colaterais a preços de mercado; injetar capital nas instituições em dificuldades comprando ativos “bem acima do valor de mercado”.

“Estas recapitalizações tinham o objetivo de cobrir as perdas acumuladas dos bancos e eventualmente resultaram em perdas para os governos”.

A ajuda à banca já custou 19,5 mil milhões aos portugueses, o que se traduz em 1950 euros por cada português.

Já o feito acumulado no défice português foi de 2,9% do PIB ou 5018 milhões de euros.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É por essas e por outras, que os que eram remediados estão pobres, os pobres estão mais pobres e os ricos estão mais ricos…
    Quem originou a crise quem foi?

  2. A mim ninguém me pediu NADA! E mesmo assim usaram o NOSSO dinheiro!
    Por mim, teria bem ajudado os pobres coitados que ficaram sem as poupanças de uma vida! A esses, teria todo o gosto em ter ajudado com os meus impostos! Não os bancos sanguessugas!!!
    Olhem para o exemplo da Islândia! Banqueiros criminosos julgados. Nem um tusto mais para essa corja que só faz asneiras usando o dinheiro dos OUTROS!

  3. Partindo da cacha noticiosa, se foi necessário comprar “ativos ilíquidos dos bancos, com empréstimos diretos às instituições; comprar ativos, incluindo ações, e títulos de dívida, tendo os governos dado em troca dinheiro ou outros colaterais a preços de mercado; injetar capital nas instituições em dificuldades comprando ativos “bem acima do valor de mercado”” então a extrapolação do relatório e da própria notícia peca por não referir os efeitos observados entre 2008 e 2011(anterior ao resgate) e o mesmo entre 2011 e 2014! O que seria curioso, uma vez que a dívida subiu a “2 velocidades” desde 2007 até ao 1º semestre de 2011 e depois daquele ano!

  4. “…No entanto, o governo português falhou redondamente em reaver esse dinheiro público, já que a taxa de recuperação dos ativos foi praticamente nula.”
    De 2008 a 2014… Dois governos iguais!!

RESPONDER

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Espanha vence Argentina e sagra-se campeã do mundo de basquetebol

A Espanha sagrou-se campeã mundial pela segunda vez na sua história, 13 anos depois, ao bater a Argentina por 95-75, na final da 18.ª edição da prova, em Pequim, na China. A formação comandada por Sergio …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …