Cada português já pagou 1950 euros para salvar bancos

European Parliament / Flickr

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

De acordo com um novo estudo lançado pelo Banco Central Europeu, entre 2008 e 2014, a ajuda de Portugal para salvar os bancos custou 19,5 mil milhões de euros, o que equivale a 1950 euros por cada habitante.

Os contribuintes portugueses foram chamados a gastar o equivalente a 11,3% do PIB para ajudar e salvar bancos, ou seja, 19,5 mil milhões de euros diz o Banco Central Europeu num estudo sobre o “impacto orçamental do apoio ao setor financeiro durante a crise”.

Esta não é uma das maiores fatias da zona euro, já que, por exemplo, na Irlanda o custo atingiu 31,1% do PIB, na Grécia chegou a 22,1% e na Irlanda foi de 18,8%, diz o Diário de Notícias.

No entanto, o governo português falhou redondamente em reaver esse dinheiro público, já que a taxa de recuperação dos ativos foi praticamente nula.

A taxa foi “particularmente baixa na Irlanda, em Chipre e Portugal, ao passo que é relativamente alta na Holanda” pode ler-se no estudo.

“A maioria dos governos da zona do euro apoiaram o setor financeiro com um conjunto de medidas”, mas estas variaram de país para país e isso refletiu-se na forma como os países recuperaram o seu capital.

De acordo com o DN, algumas das medidas foram, por exemplo, comprar os ativos ilíquidos dos bancos, com empréstimos diretos às instituições; comprar ativos, incluindo ações, e títulos de dívida, tendo os governos dado em troca dinheiro ou outros colaterais a preços de mercado; injetar capital nas instituições em dificuldades comprando ativos “bem acima do valor de mercado”.

“Estas recapitalizações tinham o objetivo de cobrir as perdas acumuladas dos bancos e eventualmente resultaram em perdas para os governos”.

A ajuda à banca já custou 19,5 mil milhões aos portugueses, o que se traduz em 1950 euros por cada português.

Já o feito acumulado no défice português foi de 2,9% do PIB ou 5018 milhões de euros.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É por essas e por outras, que os que eram remediados estão pobres, os pobres estão mais pobres e os ricos estão mais ricos…
    Quem originou a crise quem foi?

  2. A mim ninguém me pediu NADA! E mesmo assim usaram o NOSSO dinheiro!
    Por mim, teria bem ajudado os pobres coitados que ficaram sem as poupanças de uma vida! A esses, teria todo o gosto em ter ajudado com os meus impostos! Não os bancos sanguessugas!!!
    Olhem para o exemplo da Islândia! Banqueiros criminosos julgados. Nem um tusto mais para essa corja que só faz asneiras usando o dinheiro dos OUTROS!

  3. Partindo da cacha noticiosa, se foi necessário comprar “ativos ilíquidos dos bancos, com empréstimos diretos às instituições; comprar ativos, incluindo ações, e títulos de dívida, tendo os governos dado em troca dinheiro ou outros colaterais a preços de mercado; injetar capital nas instituições em dificuldades comprando ativos “bem acima do valor de mercado”” então a extrapolação do relatório e da própria notícia peca por não referir os efeitos observados entre 2008 e 2011(anterior ao resgate) e o mesmo entre 2011 e 2014! O que seria curioso, uma vez que a dívida subiu a “2 velocidades” desde 2007 até ao 1º semestre de 2011 e depois daquele ano!

  4. “…No entanto, o governo português falhou redondamente em reaver esse dinheiro público, já que a taxa de recuperação dos ativos foi praticamente nula.”
    De 2008 a 2014… Dois governos iguais!!

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …