/

Buscas por avião desaparecido já envolvem 25 países

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

As autoridades malaias informaram este domingo que o número de países envolvidos na busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines subiu para 25, num momento em que as buscas ganham um novo impulso.

“O número de países envolvidos nas buscas e no resgate passou de 14 para 25, o que coloca novos desafios de coordenação e diplomacia aos esforços de localização”, disse o ministro da Defesa e Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein.

Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turquemenistão, Paquistão, Bangladesh, Birmânia, Laos e França são os novos países envolvidos nas buscas pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana com 239 pessoas a bordo.

O ministro indicou também que foi pedido aos novos países informação especial, como análise de dados de satélite e radares, bem como qualquer elemento de busca terrestre e marítima. O pedido de ajuda surge depois de as investigações confirmarem que o avião da Malaysia Airlines mudou de rumo deliberadamente e dirigiu-se para oeste.

Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak no sábado, abrem duas zonas de investigação: uma área que vai do Norte da Tailândia até o Cazaquistão e Turquemenistão e outro corredor que parte da Indonésia e entra pelo Oceano Índico, a oeste da Austrália.

Ainda que as autoridades da Malásia evitem falar em sequestro, o primeiro-ministro afirmou que os sistemas de comunicações do avião foram desligados de forma deliberada, bem como ocorreu com a mudança de rumo.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu do radar 40 minutos depois de descolar. O avião transportava 227 passageiros, incluindo sete menores, além da tripulação de 12 malaios.

ZAP / Lusa / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.