Burocracia atrasa entrega de vouchers para manuais escolares gratuitos

A entrega dos vouchers do Ministério da Educação para que os pais dos alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade tenham manuais escolares gratuitos está atrasada. E a culpa é da burocracia associada ao processo.

Uma fonte do Ministério da Educação assegura ao Jornal de Notícias que o processo está a decorrer de forma normal, com a plataforma Mega, criada para a distribuição dos manuais escolares gratuitas, “a funcionar como previsto”.

O Ministério nota que 67% dos estudantes, ou seja, cerca de 335 mil alunos, abrangidos pela medida já estão inscritos na plataforma e que já há encarregados de educação a irem às livrarias trocar os vouchers pelos livros escolares, conforme relata o JN.

Mas do lado das escolas e dos pais nota-se o atraso no processo que se deverá à burocracia, atesta o JN, frisando que a necessidade de confirmar os números de contribuinte dos encarregados de educação está a complicar a distribuição dos manuais.

O jornal apurou que os agrupamentos de escolas têm estado a contactar milhares de encarregados de educação para confirmar os seus números fiscais na plataforma Mega, um processo essencial para a distribuição dos vouchers.

E há casos em que as escolas se viram mesmo obrigadas a contratar assistentes operacionais para telefonarem aos pais, como relata o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamento e Escolas Públicas, Filinto Lima, em declarações ao JN.

A complicar o processo está também o atraso na constituição das turmas, motivado pela greve às avaliações que perturbou o fim do passado ano lectivo. Com os funcionários das secretarias ocupados com as transferências de alunos entre escolas e a constituição das turmas, não sobram mãos para o processo de distribuição dos vouchers.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não! Foi ir ao site do ME e foi super rápido. Nada nada de acordo. O processo está muito melhor doq ue no ano passado.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …