Burocracia atrasa entrega de vouchers para manuais escolares gratuitos

A entrega dos vouchers do Ministério da Educação para que os pais dos alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade tenham manuais escolares gratuitos está atrasada. E a culpa é da burocracia associada ao processo.

Uma fonte do Ministério da Educação assegura ao Jornal de Notícias que o processo está a decorrer de forma normal, com a plataforma Mega, criada para a distribuição dos manuais escolares gratuitas, “a funcionar como previsto”.

O Ministério nota que 67% dos estudantes, ou seja, cerca de 335 mil alunos, abrangidos pela medida já estão inscritos na plataforma e que já há encarregados de educação a irem às livrarias trocar os vouchers pelos livros escolares, conforme relata o JN.

Mas do lado das escolas e dos pais nota-se o atraso no processo que se deverá à burocracia, atesta o JN, frisando que a necessidade de confirmar os números de contribuinte dos encarregados de educação está a complicar a distribuição dos manuais.

O jornal apurou que os agrupamentos de escolas têm estado a contactar milhares de encarregados de educação para confirmar os seus números fiscais na plataforma Mega, um processo essencial para a distribuição dos vouchers.

E há casos em que as escolas se viram mesmo obrigadas a contratar assistentes operacionais para telefonarem aos pais, como relata o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamento e Escolas Públicas, Filinto Lima, em declarações ao JN.

A complicar o processo está também o atraso na constituição das turmas, motivado pela greve às avaliações que perturbou o fim do passado ano lectivo. Com os funcionários das secretarias ocupados com as transferências de alunos entre escolas e a constituição das turmas, não sobram mãos para o processo de distribuição dos vouchers.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não! Foi ir ao site do ME e foi super rápido. Nada nada de acordo. O processo está muito melhor doq ue no ano passado.

RESPONDER

Com 10 jogadores infetados, Benfica tentou adiar o jogo. Nacional recusou

O Benfica revelou que, face ao elevado número de casos covid-19 no seu plantel, tentou adiar o jogo da 15.ª jornada da Liga de futebol com o Nacional, que se disputa esta segunda-feira, mas a …

Várias pessoas foram impedidas de votar por terem nome riscado nas listas

No dia em que os portugueses saíram à rua, em contexto de pandemia, para exercer o seu direito de voto – não esquecendo os muitos milhares que já tinham votado no passado domingo –, outros cidadãos …

Lampard despedido do Chelsea. Clube já escolheu o novo treinador

O despedimento de Frank Lampard estará por horas. O Chelsea já escolheu Thomas Tuchel como novo treinador. O antigo treinador do PSG vai assumir funções assim que possível. Frank Lampard foi despedido do Chelsea esta segunda-feira. …

Arqueólogos descobrem suposta corte do primeiro imperador chinês

Uma equipa de arqueólogos acredita ter descoberto aquele que foi o palácio de Qin Shi Huang, fundador da dinastia Qin e o primeiro imperador da China. O edifício foi desenterrado na província de Xianxim, no …

Portugal perde com a França e diz adeus ao Mundial de andebol

A seleção portuguesa de andebol falhou o apuramento para os quartos de final do Mundial, no Egito, ao perder por 32-23 com a França, em encontro da terceira jornada do Grupo III da Ronda Principal. Portugal, …

Garcia de Orta com taxa de ocupação de 309%. Intensivos do Hospital da Luz no limite

O Hospital Garcia de ​​​​​​​Orta, em Almada, estava, este domingo, com uma taxa de ocupação de 309% relativamente ao que previa o plano de contingência. O Hospital da Luz, em Lisboa, continua a debater-se com …

Governo manda preparar aulas à distância. Há 700 escolas para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

O Ministério da Educação já deu instruções aos estabelecimentos de ensino para começarem a preparar as aulas à distância. Enquanto isso, há cerca de 700 escolas de acolhimento disponíveis para receber os filhos de trabalhadores …

Cientistas perceberam finalmente como é que as borboletas voam

Há muito tempo que os cientistas se questionam como é que as borboletas voam. Isto porque, em comparação com outros animais, têm asas invulgarmente curtas, largas e grandes em relação ao tamanho do seu corpo. Mas …

Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto. Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, …

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …