Burla, infidelidade e falsificação: BdP apresenta queixa contra Ricardo Salgado

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Banco de Portugal apresentou a primeira queixa-crime contra a anterior gestão do Banco Espírito Santo (BES) que Ricardo Salgado liderava. Esta é a primeira queixa apresentada pelo supervisor bancário, podendo seguir-se outras.

Da investigação efectuada pelo Banco de Portugal que foi em Setembro remetida para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) resultam suspeitas de burla, infidelidade e falsificação de documento, indica o jornal i na edição desta quarta-feira.

Em causa estão suspeitas de manipulação da contabilidade de empresas do Grupo Espírito Santo e do próprio banco, havendo clientes que deverão ter sido enganados ao serem chamados a investir em produtos financeiros de sociedades endividadas, e que vários administradores não terão gerido fundos da melhor forma, causando prejuízos aos accionistas.

Estas suspeitas têm como principais alvos Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires, ex-administrador com o pelouro financeiro e outros membros da então Comissão Executiva.

O Banco de Portugal mantém em curso ainda uma auditoria forense que analisa os últimos actos da anterior gestão do BES. Nesta auditoria, de acordo com as declarações do governador Carlos Costa, pretende-se fazer uma “avaliação de comportamentos” sobre “a forma como foi gerido” o banco.

Desta análise pretende-se saber não só possíveis imparidades escondidas nas contas, mas também averiguar se a anterior gestão do BES terá cometido irregularidade no decorrer das suas funções, questões que poderão levar o supervisor bancário a apresentar mais queixas no DCIAP.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A verdade sobre o fim do BES e do GES está por contar. A destruição dum grupo secular não foi conseguida, entretanto prejudicaram muitos pequenos investidores e proporcionaram a outros a possibilidade de ganhar milhões antes de destruírem o BES.
    Pensam que a família ES está “lisa”? enganam.se redondamente quem se tramou fomos nós!

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …