Burla com dados reais assusta clientes do Novo Banco

Há um novo tipo de burla que usa dados autênticos de clientes do Novo Banco. É uma técnica “mais agressiva e insidiosa que as anteriores”, alerta o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR emitiu, esta quarta-feira, um comunicado sobre um novo tipo de fraude que está a afetar clientes do Novo Banco.

Como detalha o Jornal de Notícias, o modus operandi destes cibercriminosos baseia-se na utilização de dados reais dos clientes do banco.

As vítimas recebem emails com o nome completo do destinatário, e o endereço eletrónico e número de telefone verdadeiros.

As mensagens informam sobre um “problema com pagamentos” e solicitam que o destinatário carregue num link para regularizar a situação.

A técnica parece verosímil, uma vez que os dados são de facto os do cliente visado e a página que segue link é muito idêntica à do Novo Banco.

Email fraudulento enviado a clientes do Novo Banco

Depois, na tal página, como explica o JN, o cliente é solicitado a introduzir o número de telefone e os todos os dados do cartão bancário para que os criminosos possam usar o cartão.

A vítima é depois informada de que receberá uma palavra-passe de utilização única. No entanto, esse método não é utilizado em Portugal, onde a validação de operações bancárias é feita com códigos SMS.

A PGR deu ainda conta de outros casos em que, após a introdução dos dados na página falsa, as vítimas são contactadas através de uma chamada telefónica, por um suposto “representante do banco”, para obter os códigos enviados por SMS, após operações bancárias feitas com o cartão.

O Gabinete de Cibercrime sublinha, no comunicado, que nunca se pode solicitar os códigos recebidos por SMS – seja a quem for.

De acordo com a PGR este tipo de burla é “mais agressiva e insidiosa que as anteriores porque recorre ao uso cirúrgico de dados autênticos das vítimas, obtidos de forma ilícita e desconhecida”.

Este tipo de emails e mensagens devem ser ignoradas e apagadas. Caso já tenho fornecido dados indevidamente, deve deslocar-se ao banco ou ligar por telefone fixo para proceder ao cancelamento imediato do cartão.

ZAP //

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