//

Bruxelas aprova compra do Banif pelo Santander

1

A Comissão Europeia aprovou hoje a compra do Banif pelo banco Santander Totta. O negócio, efectuado a 20 de Dezembro de 2015, por 150 milhões de euros, fica assim oficialmente consumado.

A luz verde para que o Santander efective a compra do Banif chega da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia e foi anunciada esta sexta-feira, 8 de Julho.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, “a Comissão concluiu que a transacção proposta não levanta quaisquer problemas de concorrência, dado que as sobreposições entre Banif e actividades do Banco Santander Totta [BST] são limitados a nível nacional”.

“Tanto o Banif como o BST têm actividade na banca de retalho, banca corporativa e serviços de pagamentos por cartão em Portugal”, diz Bruxelas, salientando ainda que o Banif tem “uma forte presença na Madeira e nos Açores”, mas o BST não é um concorrente próximo nas regiões autónomas.

Este é o desfecho esperado num processo que foi muito contestado, sobretudo pelo Bloco de Esquerda, no qual Catarina Martins disse que se o seu partido mandasse, o Banif não teria sido entregue ao Santander.

O processo de venda ocorreu no âmbito de uma medida de resolução e o valor pago pelo banco espanhol é considerado de saldo, obrigando ainda a uma injecção do Estado de 2.255 milhões de euros, dos quais 1.766 directamente dos cofres públicos.

Estes custos com o Banif levaram o défice de 2015 aos 4,4% e a polémica em torno do caso é agravada pelas notícias de que o governo de Passos Coelho recusou uma proposta de 700 milhões que pouparia largos milhões ao Estado.

No Parlamento, prossegue a Comissão de Inquérito à resolução do Banif, onde o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já foi ouvido, descartando erros no processo e explicando a crise da instituição com laranjas e bananas.

O Santander fica com toda a actividade do Banif em Portugal, com excepção dos activos problemáticos. Depois do anúncio da aquisição, os lucros do Banco espanhol aumentaram mais de 100% em Portugal.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Claro que Comissão dos Parasitas aprova!…
    Depois, até vai sair de lá algum parasita mafioso para o Santander….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.