Bruxelas aprova compra do Banif pelo Santander

A Comissão Europeia aprovou hoje a compra do Banif pelo banco Santander Totta. O negócio, efectuado a 20 de Dezembro de 2015, por 150 milhões de euros, fica assim oficialmente consumado.

A luz verde para que o Santander efective a compra do Banif chega da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia e foi anunciada esta sexta-feira, 8 de Julho.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, “a Comissão concluiu que a transacção proposta não levanta quaisquer problemas de concorrência, dado que as sobreposições entre Banif e actividades do Banco Santander Totta [BST] são limitados a nível nacional”.

“Tanto o Banif como o BST têm actividade na banca de retalho, banca corporativa e serviços de pagamentos por cartão em Portugal”, diz Bruxelas, salientando ainda que o Banif tem “uma forte presença na Madeira e nos Açores”, mas o BST não é um concorrente próximo nas regiões autónomas.

Este é o desfecho esperado num processo que foi muito contestado, sobretudo pelo Bloco de Esquerda, no qual Catarina Martins disse que se o seu partido mandasse, o Banif não teria sido entregue ao Santander.

O processo de venda ocorreu no âmbito de uma medida de resolução e o valor pago pelo banco espanhol é considerado de saldo, obrigando ainda a uma injecção do Estado de 2.255 milhões de euros, dos quais 1.766 directamente dos cofres públicos.

Estes custos com o Banif levaram o défice de 2015 aos 4,4% e a polémica em torno do caso é agravada pelas notícias de que o governo de Passos Coelho recusou uma proposta de 700 milhões que pouparia largos milhões ao Estado.

No Parlamento, prossegue a Comissão de Inquérito à resolução do Banif, onde o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já foi ouvido, descartando erros no processo e explicando a crise da instituição com laranjas e bananas.

O Santander fica com toda a actividade do Banif em Portugal, com excepção dos activos problemáticos. Depois do anúncio da aquisição, os lucros do Banco espanhol aumentaram mais de 100% em Portugal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro que Comissão dos Parasitas aprova!…
    Depois, até vai sair de lá algum parasita mafioso para o Santander….

RESPONDER

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …

Uma brecha na coligação israelita. Gantz ameaça apoiar moção de censura e derrubar Governo

Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro israelita, pediu ao parceiro de coligação para votar contra a moção de censura ao Governo, apresentada esta quarta-feira no Parlamento. Mas Benny Gantz, ministro da Defesa, disse que o seu partido votará a …

Portugal e mais 13 países comprometem-se na construção de uma economia oceânica sustentável

O painel de alto nível para uma economia sustentável do oceano, que integra 14 chefes de Estado e do Governo, incluindo o primeiro-ministro português, comprometeu-se a “restaurar a saúde” do oceano e construir uma economia …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …