Bruxelas aprova compra do Banif pelo Santander

A Comissão Europeia aprovou hoje a compra do Banif pelo banco Santander Totta. O negócio, efectuado a 20 de Dezembro de 2015, por 150 milhões de euros, fica assim oficialmente consumado.

A luz verde para que o Santander efective a compra do Banif chega da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia e foi anunciada esta sexta-feira, 8 de Julho.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, “a Comissão concluiu que a transacção proposta não levanta quaisquer problemas de concorrência, dado que as sobreposições entre Banif e actividades do Banco Santander Totta [BST] são limitados a nível nacional”.

“Tanto o Banif como o BST têm actividade na banca de retalho, banca corporativa e serviços de pagamentos por cartão em Portugal”, diz Bruxelas, salientando ainda que o Banif tem “uma forte presença na Madeira e nos Açores”, mas o BST não é um concorrente próximo nas regiões autónomas.

Este é o desfecho esperado num processo que foi muito contestado, sobretudo pelo Bloco de Esquerda, no qual Catarina Martins disse que se o seu partido mandasse, o Banif não teria sido entregue ao Santander.

O processo de venda ocorreu no âmbito de uma medida de resolução e o valor pago pelo banco espanhol é considerado de saldo, obrigando ainda a uma injecção do Estado de 2.255 milhões de euros, dos quais 1.766 directamente dos cofres públicos.

Estes custos com o Banif levaram o défice de 2015 aos 4,4% e a polémica em torno do caso é agravada pelas notícias de que o governo de Passos Coelho recusou uma proposta de 700 milhões que pouparia largos milhões ao Estado.

No Parlamento, prossegue a Comissão de Inquérito à resolução do Banif, onde o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já foi ouvido, descartando erros no processo e explicando a crise da instituição com laranjas e bananas.

O Santander fica com toda a actividade do Banif em Portugal, com excepção dos activos problemáticos. Depois do anúncio da aquisição, os lucros do Banco espanhol aumentaram mais de 100% em Portugal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro que Comissão dos Parasitas aprova!…
    Depois, até vai sair de lá algum parasita mafioso para o Santander….

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …