Governo de Passos recusou proposta de 700 milhões pelo Banif

Vitor Pires / Portugal.gov.pt

Em maio do ano passado, o Governo de Passos Coelho não terá dado sequência a uma oferta da Ample Harvest Investment Capital, que admitia pagar 700 milhões de euros pelas ações do Estado no Banif.

A informação, avançada esta quarta-feira pelo Público, dá conta de uma oferta pelo fundo de Hong Kong de 700 milhões de euros, que se traduziria numa perda de 15% para os contribuintes que, na altura, tinham verbas em risco de 825 milhões.

Segundo o jornal, a oferta enviada em meados de maio de 2015 foi ignorada pelo anterior Governo por considerar que “não era oportuna” e porque estava em mãos outro processo de venda mais importante: o do Novo Banco.

A coincidência de calendários entre as duas instituições bancárias e as prioridades políticas terão estado por trás da opção do anterior Executivo, e também do Banco de Portugal, de recusarem abrir um concurso público organizado de venda voluntária do Banif.

Sete meses depois, e já de acordo com a atuação do novo Governo, o banco madeirense acabou por ser alvo de uma resolução com um prejuízo para o Estado que pode chegar a três mil milhões.

Até agora, a intenção de aquisição por parte da Ample Harvest não foi referida em nenhuma das audições da Comissão Parlamentar de Inquérito à resolução do Banif, onde já estiveram a prestar esclarecimentos alguns dos protagonistas deste caso, tais como a ex-ministra Maria Luís Albuquerque, o governador do BdP Carlos Costa, o ex-responsável pela supervisão António Varela e os dois ex-presidentes da instituição, Luís Amado e Jorge Tomé.

Segundo o Público, a “carta” é do conhecimento de todos estes intervenientes e não consta sequer da extensa documentação remetida aos deputados pelas várias entidades.

A proposta, sujeita a um pedido de due dilligence que não terá agradado aos representantes do Estado, contemplava todo o perímetro da instituição, como a compra de toda a rede de balcões, a manutenção dos postos de trabalho do Banif e a seguradora Açoreana.

Porém, a ex-ministra Maria Luís Albuquerque considera que tanto esta proposta como outras que receberam na altura seriam apenas “meras manifestações de interesse”, adianta a Renascença.

“Era uma manifestação de interesse, como outras que nós recebemos. Como tive ocasião de explicar, entendemos que não havia condições para abrir um concurso – estávamos a preparar o processo de reestruturação para abrir o concurso de venda, que efetivamente aconteceu antes do final do ano. Aliás, o investidor em causa que é hoje referido nas notícias nem sequer veio a esse concurso”, explicou hoje a deputada aos jornalistas.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …