Bruxelas arrecada 7,4 mil milhões em 3 horas (e fica a 100 milhões do objetivo)

Olivier Hoslet / EPA

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

A conferência de angariação de fundos para acelerar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos para combater a pandemia de covid-19 arrecadou 7,4 mil milhões de euros em três horas, ficando a 100 milhões do objetivo da Comissão Europeia. 

A videoconferência, que reuniu governos de todo o mundo, foi conduzida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

De acordo com o semanário Expresso, entre os principais doadores ficaram França (1,5 mil milhões), a África do Sul (1,1 mil milhões) o Japão (762 milhões),  Alemanha (525 milhões) e a Arábia Saudita (456 milhões).

A China, representada pelo embaixador chinês na União Europeia, prometeu contribuir com 45,6 milhões de euros. Na  conferência, a China enumerou outros contributos financeiros que tem dado para o combate à pandemia, deixando agradecimentos à União Europeia e à Organização Mundial de Saúde.

Portugal, através do primeiro-ministro António Costa, anunciou 10 milhões de euros.

Os Estados Unidos e a Índia não marcaram presença na videoconferência. “Estou convencido que os Estados Unidos vão juntar-se. Estão, de facto, à margem, mas isso não compromete nem trava em nada a nossa iniciativa. Eu próprio estou em contacto com o Presidente Trump, estamos em diálogo permanente e as nossas indústrias estão em contacto com as indústrias americanas”, disse o presidente francês, Emmanuel Macron.

A Fundação Bill e Melinda Gates garantiu 100 milhões e Madonna prometeu um milhão de dólares.

A Comissão Europeia prometeu também mobilizar 1,4 mil milhões de euros, mas cerca de dois terços deverão ser subsídios. No total, mais de quatro mil milhões de euros serão financiados pela União Europeia.

“Estou muito orgulhosa e estou aliviada, que o início deste projeto tão importante tenha sido tão bem sucedido”, disse Ursula von der Leyen, numa mensagem gravada. “Todo este dinheiro vai ajudar no rápido arranque de uma cooperação global inédita e vai criar um bem comum verdadeiramente único”.

O objetivo passa por garantir uma acessibilidade global à vacina, evitando monopólios e situações de desigualdade entre países ricos e pobres.

O dinheiro deverá ser canalizado através de organizações internacionais para o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e diagnósticos do novo coronavírus.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …