Bruxelas quer angariar 7,5 mil milhões para vacina e tratamentos. Portugal contribui com 10 milhões

Paulo Vaz Henriques / Gabinete Do Primeiro Ministro / Lusa

A Comissão Europeia espera recolher 7,5 mil milhões de euros para a investigação de uma vacina e tratamentos para a covid-19 durante uma campanha mundial de angariação de fundos, que é lançada esta segunda-feira em Bruxelas, na Bélgica. Portugal vai contribuir com 10 milhões.

Países, organizações e empresas de todo o mundo são convidados a participar nesta campanha, organizada pela Comissão Europeia e pelos seus parceiros, e que tem como meta inicial angariar 7,5 mil milhões de euros.

O dinheiro recolhido na campanha destina-se a testes de diagnóstico, vacinas e tratamentos. A partir desta segunda-feira, a Comissão Europeia inicia o registo dos donativos e anunciará as próximas etapas da campanha, que visa desencadear “um processo contínuo de reconstituição de recursos”.

O lançamento da campanha foi feito numa videoconferência de dadores, em Bruxelas, na qual António Costa participou a partir da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. França, Itália, Reino Unido, Alemanha e Noruega são outros dos países europeus que já manifestaram o seu apoio à iniciativa.

De acordo com o Observador, na videoconferência, António Costa anunciou que Portugal vai contribuiu com 10 milhões de euros – um euro por cada português. “Em nome dos dez milhões de portugueses, logo à tarde vamos participar com dez milhões de euros no esforço europeu para a resposta global no combate à covid-19”.

A verba de 10 milhões de euros corresponde a 8,40 milhões de euros de empresas e instituições privadas, 1,55 milhões do governo português e 500 mil euros do banco público, a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em comunicado, o Governo já tinha dado conta que “além de uma significativa contribuição financeira, juntando o setor público e o privado, os centros nacionais de investigação e desenvolvimento e a indústria farmacêutica estão preparados para integrar parcerias internacionais nas três áreas cobertas pela iniciativa nas três áreas cobertas pela Resposta Global e em todas as fases: investigação, produção e distribuição”.

António Costa lembrou na Gulbenkian que “há uma grande frente, de desenvolvimento de testes numa fase mais avançada desta pandemia, não propriamente de diagnóstico, mas de verificação dos níveis de imunidade na nossa sociedade”.

O chefe de Governo acrescentou que “as empresas estão também a trabalhar ativamente relativamente à terapia”, “quer na produção de equipamentos, designadamente ventiladores, quer no desenvolvimento de moléculas que podem ser utilizadas na fase de tratamentos e na vacinação”. Segundo Costa, é “um esforço conjunto que acrescerá aquilo que é a contribuição monetária que Portugal irá hoje fazer, no esforço de resposta global a esta pandemia”.

Costa disse que “Portugal tem particulares responsabilidades” na luta a nível global, já que os portugueses, além de europeus, são também “iberoamericanos e lusófonos” e partilham a articulação em várias entidades à escala global. Por isso, Portugal deve “ser ponte entre os vários continentes”.

Juntos, podemos vencer este desafio. Podemos ter boas razões para confiar no esforço que os portugueses têm feito para combater esta pandemia. Devemos estar gratos ao esforço que os nossos profissionais de saúde têm feito para combater esta pandemia. Mas temos de ter a consciência: não basta fazer o nosso esforço em casa, temos de nos juntar ao esforço de todos para vencer esta pandemia a nível global”, rematou o primeiro-ministro português.

Em Portugal, morreram 1.043 pessoas das 25.282 confirmadas como infetadas, havendo 1.689 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 245 mil mortos e infetou mais de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …