Bruno de Carvalho e Mustafá saem em liberdade

Carlos Santos / Lusa

Bruno de Carvalho e Mustafá vão aguardar o julgamento em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete.

O tribunal do Barreiro, distrito de Setúbal, decretou ainda para ambos uma caução de 70 mil euros, que terá de ser prestada nos próximos dias.

Num comunicado divulgado aos jornalistas, citado pelo Correio da Manhã, o juiz Carlos Delca diz que o Ministério Público não apresentou provas suficientes dos crimes que são apontados aos dois arguidos, com exceção da droga que terá sido apreendida a Mustafá nas buscas à Juve Leo.

A nota refere também riscos como o perigo de fuga, perturbação do inquérito, continuação da atividade económica e ameaça à ordem pública.

O início da leitura das medidas de coação estava previsto para as 10:00, mas foi adiado em uma hora devido à greve parcial dos funcionários judiciais, que já tinha motivado a interrupção do interrogatório aos arguidos na terça-feira.

Bruno de Carvalho e Nuno Mendes, conhecido por Mustafá, estão detidos desde domingo, com base em mandados emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Bruno de Carvalho indiciado por 56 crimes

O ex-presidente do Sporting está indiciado por 56 crimes, incluindo crimes de de terrorismo, de dano com violência, de sequestro, de ofensa à integridade física qualificada, de detenção de arma proibida e de ameaça agravada. Já Mustafá está indiciado por um total de 57 crimes.

Telefonemas e testemunhos foram essenciais para a detenção de Bruno de Carvalho, neste domingo, o mesmo dia em que foi detido o líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, mais conhecido por Mustafá.

Tal como nota a Sábado, o alegado envolvimento de Bruno de Carvalho no ataque aos jogadores terá sido confirmado por três dos arguidos. Outras declarações terão sido também consideradas relevantes pelo Ministério Público, como as do antigo responsável do Sporting que fazia a ligação às claques, Bruno Jacinto.

Bruno de Carvalho é visto como o autor moral dos ataques à Academia, que culminaram com a agressão a vários jogadores. O ex-oficial de ligação com as claques, também arguido no caso, terá revelado que Mustafá lhe disse que o ex-presidente deu “luz verde” para o ataque em Alcochete.

Em 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, por um grupo de cerca de 40 alegados adeptos encapuzados, que agrediram alguns jogadores, membros da equipa técnica e outros funcionários.

A GNR deteve no próprio dia 23 pessoas e efetuou, posteriormente, mais detenções – das quais as mais recentes foram as de Bruno de Carvalho e Mustafá, no domingo -, que elevaram para 40 o número de arguidos, dos quais 38 estão em prisão preventiva.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas comparado é como se todos os operacionais da Al Qaeda fosse presos e Bin Laden libertado . Só mesmo em Portugal. Viva a Democracia. Sócrates, Duarte Lima, Armando Vara, Oliveira e Costa, Ricardo Salgado, etc.. tudo bons exemplos da aplicação da justiçao ” à portuguesa”

    • Renato, você tem toda a razão. São todos bons rapazes. Só falta felicitá-los pelas proezas.
      Nós, os portugueses em geral, é que somos uns artolas; de que servem estes e outros comentários se caem em saco roto?

  2. Caricato é um líder de uma claque ter 70.000Eur para pagar a fiança!! É quadro superior de alguma empresa?
    Quer ter um emprego bem remunerado? Esqueça as novas tecnologias ou a inovação! Seja um líder de claque!!

  3. Sem ter qualquer simpatia , pelo contrário, (nem tão pouco sou sportinguista) pelo Bruno de Carvalho, acho que a justiça deve funcionar com imparcialidade e não ir atrás da “vox populi” que tem tendência para fazer julgamentos em praça publica. Se as evidências são poucas para justificar a medida de prisão preventiva, acho muito bem que a mesma não seja aplicada.

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …