“Na Juve Leo mando eu.” Bruno de Carvalho discutia compra de tochas com Mustafá

José Sena Goulão / Lusa

Bruno de Carvalho está a ser interrogado no Tribunal do Barreiro, em Setúbal, depois de um atraso de quase duas horas, motivado pela greve dos oficiais de justiça. A chegada do ex-presidente do Sporting foi marcada por uma manifestação de apoiantes e por uma finta das autoridades.

Os jornalistas não conseguiram filmar a chegada de Bruno de Carvalho ao Tribunal do Barreiro, onde está a ser interrogado pelo juiz de instrução criminal no âmbito das suspeitas de que foi o autor moral do ataque à Academia do Sporting, em Maio de 2018.

As autoridades criaram uma manobra de diversão e os repórteres acompanharam a carrinha errada. Bruno de Carvalho seguia, afinal, noutro veículo para o Tribunal, onde um pequeno grupo de apoiantes o aguardava, com insultos aos jornalistas. Estes elementos acabaram por ser identificados pela polícia, segundo refere a TSF.

O interrogatório a Bruno de Carvalho, que estava marcado para as 10 da manhã, acabou por começar quase duas horas depois, devido à greve dos oficiais de justiça que se realizou entre as 9 e as 11 horas.

A paralisação destes funcionários judiciais, cujo trabalho é imprescindível para a realização das diligências, regressa a partir 16 horas, altura em que deverá necessariamente terminar o interrogatório a Bruno de Carvalho. A situação pode vir a complicar o trabalho do Ministério Público (MP) que tem que avançar com uma eventual acusação até 15 de Novembro, ou seja, esta quinta-feira.

Bruno financiava claque com dinheiro do Sporting

O ex-presidente do Sporting está indiciado por 56 crimes, incluindo crimes de de terrorismo, de dano com violência, de sequestro, de ofensa à integridade física qualificada, de detenção de arma proibida e de ameaça agravada.

Telefonemas e testemunhos foram essenciais para a detenção de Bruno de Carvalho, neste domingo, o mesmo dia em que foi detido o líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, mais conhecido por Mustafá.

Bruno de Carvalho é visto como o autor moral dos ataques à Academia, que culminaram com a agressão a vários jogadores. O ex-oficial de ligação do Sporting com as claques, Bruno Jacinto, também arguido no caso, terá revelado que Mustafá lhe disse que o ex-presidente deu “luz verde” para o ataque.

Bruno Jacinto terá também revelado aos investigadores que Bruno de Carvalho referiu, por várias vezes, que era ele quem “mandava” na Juve Leo. “Na Juve Leo mando eu”, terá afirmado o ex-presidente, segundo cita o Correio da Manhã (CM) notando que Jacinto revelou que Bruno de Carvalho financiava a claque com dinheiro do Sporting.

De acordo com Jacinto, Bruno de Carvalho discutia com Mustafá “questões operacionais, como a compra de tochas e outro material pirotécnico“, como nota o CM.

O Ministério Público (MP) deverá pedir a prisão preventiva de Bruno de Carvalho, a mesma medida de coacção que foi aplicada aos restantes 38 detidos na investigação.

Entretanto, a procuradora do MP responsável pela investigação, Cândida Vilar, terá solicitado mais seis meses para investigar o caso, alegando a especial complexidade do processo, como nota o Observador.

A procuradora alega “o estado atrasadíssimo das perícias” como uma das causas para este alargamento. O prazo de investigação terminaria nesta quinta-feira, 15 de Novembro, esgotando-se o prazo de prisão preventiva de alguns dos arguidos. Mas se o processo vier a ser prolongado, com o argumento da “especial complexidade”, os prazos duplicam, como nota o Observador.

Uma das diligências que o MP pretende concretizar é a audição de Jorge Jesus, mas o ex-treinador do Sporting, que também foi alvo de agressões na Academia, está actualmente na Arábia Saudita, onde treina o Al-Hilal, e só poderá vir a Portugal em Dezembro.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O q é q neste miserável país não esta atrasado? Só o ROUBO dos politicos esse até está adiantado.
    Esperemos q não seja outro processo que não vá dar em nada. A Justiça deixa MUITOOOO a desejar, até dá a sensação que não quer justiça!!!

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …