“Na Juve Leo mando eu.” Bruno de Carvalho discutia compra de tochas com Mustafá

José Sena Goulão / Lusa

Bruno de Carvalho está a ser interrogado no Tribunal do Barreiro, em Setúbal, depois de um atraso de quase duas horas, motivado pela greve dos oficiais de justiça. A chegada do ex-presidente do Sporting foi marcada por uma manifestação de apoiantes e por uma finta das autoridades.

Os jornalistas não conseguiram filmar a chegada de Bruno de Carvalho ao Tribunal do Barreiro, onde está a ser interrogado pelo juiz de instrução criminal no âmbito das suspeitas de que foi o autor moral do ataque à Academia do Sporting, em Maio de 2018.

As autoridades criaram uma manobra de diversão e os repórteres acompanharam a carrinha errada. Bruno de Carvalho seguia, afinal, noutro veículo para o Tribunal, onde um pequeno grupo de apoiantes o aguardava, com insultos aos jornalistas. Estes elementos acabaram por ser identificados pela polícia, segundo refere a TSF.

O interrogatório a Bruno de Carvalho, que estava marcado para as 10 da manhã, acabou por começar quase duas horas depois, devido à greve dos oficiais de justiça que se realizou entre as 9 e as 11 horas.

A paralisação destes funcionários judiciais, cujo trabalho é imprescindível para a realização das diligências, regressa a partir 16 horas, altura em que deverá necessariamente terminar o interrogatório a Bruno de Carvalho. A situação pode vir a complicar o trabalho do Ministério Público (MP) que tem que avançar com uma eventual acusação até 15 de Novembro, ou seja, esta quinta-feira.

Bruno financiava claque com dinheiro do Sporting

O ex-presidente do Sporting está indiciado por 56 crimes, incluindo crimes de de terrorismo, de dano com violência, de sequestro, de ofensa à integridade física qualificada, de detenção de arma proibida e de ameaça agravada.

Telefonemas e testemunhos foram essenciais para a detenção de Bruno de Carvalho, neste domingo, o mesmo dia em que foi detido o líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, mais conhecido por Mustafá.

Bruno de Carvalho é visto como o autor moral dos ataques à Academia, que culminaram com a agressão a vários jogadores. O ex-oficial de ligação do Sporting com as claques, Bruno Jacinto, também arguido no caso, terá revelado que Mustafá lhe disse que o ex-presidente deu “luz verde” para o ataque.

Bruno Jacinto terá também revelado aos investigadores que Bruno de Carvalho referiu, por várias vezes, que era ele quem “mandava” na Juve Leo. “Na Juve Leo mando eu”, terá afirmado o ex-presidente, segundo cita o Correio da Manhã (CM) notando que Jacinto revelou que Bruno de Carvalho financiava a claque com dinheiro do Sporting.

De acordo com Jacinto, Bruno de Carvalho discutia com Mustafá “questões operacionais, como a compra de tochas e outro material pirotécnico“, como nota o CM.

O Ministério Público (MP) deverá pedir a prisão preventiva de Bruno de Carvalho, a mesma medida de coacção que foi aplicada aos restantes 38 detidos na investigação.

Entretanto, a procuradora do MP responsável pela investigação, Cândida Vilar, terá solicitado mais seis meses para investigar o caso, alegando a especial complexidade do processo, como nota o Observador.

A procuradora alega “o estado atrasadíssimo das perícias” como uma das causas para este alargamento. O prazo de investigação terminaria nesta quinta-feira, 15 de Novembro, esgotando-se o prazo de prisão preventiva de alguns dos arguidos. Mas se o processo vier a ser prolongado, com o argumento da “especial complexidade”, os prazos duplicam, como nota o Observador.

Uma das diligências que o MP pretende concretizar é a audição de Jorge Jesus, mas o ex-treinador do Sporting, que também foi alvo de agressões na Academia, está actualmente na Arábia Saudita, onde treina o Al-Hilal, e só poderá vir a Portugal em Dezembro.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O q é q neste miserável país não esta atrasado? Só o ROUBO dos politicos esse até está adiantado.
    Esperemos q não seja outro processo que não vá dar em nada. A Justiça deixa MUITOOOO a desejar, até dá a sensação que não quer justiça!!!

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …