Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

(h)

John Bercow

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação.

O sábado passado era para ser o Dia D para o Brexit: depois de chegar a acordo com a União Europeia, Johnson foi ao Parlamento para que o acordo fosse aprovado.

Contudo, pouco ou nada mudou: a Câmara dos Comuns acabou por aprovar uma emenda que obriga a pedir um novo adiamento a Bruxelas – coisa que o primeiro-ministro britânico já fez, uma vez que é obrigado por lei a fazê-lo, apesar de reiterar que é contra.

Esta segunda-feira, Johnson vai voltar a tentar que o acordo alcançado com a União Europeia seja votado e aprovado no Parlamento, mas o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, pode bloquear a nova votação, noticiam o Público e o Expresso.

Bercow terá de autorizar a votação e, de acordo com a Sky News, citada pelo semanário, é possível que presidente da Câmara dos Comuns bloqueie a ação do Governo e delibere que a votação não pode ser repetida tão cedo após a reunião extraordinária de sábado.

Recorda o Público que a situação que Johnson poderá agora enfrentar à semelhante a uma outra que a antiga primeira-ministra Theresa May enfrentou em março.

Quando tentava repetidamente aprovar o seu acordo para o Brexit no Parlamento, John Bercow recordou May, que é agora deputada, que “a mesma proposta ou uma proposta substancialmente igual” não poderia ser apresentada duas vezes na mesma sessão legislativa – o mesmo pode acontecer agora a Johnson depois da reunião de sábado.

A sua posição oficial só será conhecida na manhã desta segunda-feira.

Apesar de todas as barreiras que têm enfrentado, os ministros insistem que têm o apoio necessário para fazer passar o acordo nos Comuns mas o Partido Conservador não dispõe de maioria, contando com 288 dos assentos e precisando de 320 votos.

“Apesar das trapalhadas no Parlamento, parece-nos que agora temos os números para aprovar o acordo. Chegou a altura de o aprovarmos e seguirmos em frente”, afiançou este domingo, numa entrevista à BBC, o ministro do Brexit, Dominic Raab, citado pelo Público.

A dez dias do dealdline, o Brexit ainda não recebeu luz verde do Parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …