Brasil tem plano de emergência para casos de greves e protestos no Mundial

Fernando Frazão / Agência Brasil

-

O Brasil tem um plano de emergência para a possibilidade de existirem greves nos transportes ou protestos durante o Mundial’2014 de futebol, garantiu hoje o secretário-executivo do ministério do Desporto do país, Luís Fernandes.

“Temos planos de contingência para cobrir qualquer tipo de emergência, incluindo questões de segurança e mobilidade, mas que só serão usados se necessário”, disse Luís Fernandes, em teleconferência com a imprensa estrangeira.

O secretário-executivo do ministério realçou que a Constituição brasileira garante o direito a greves e protestos que respeitem a lei, mas que atos ilegais, violência e vandalismo serão punidos.

De acordo com o responsável, as cidades-sedes vão estar preparadas para impedir que eventuais problemas nos transportes e manifestações não afetem a chegada aos estádios.

“É natural que os sindicatos e outras associações vejam no Mundial uma alternativa para suas reivindicações ganhem impacto global, como acontece em qualquer evento de grandes proporções”, disse Fernandes, acrescentando não há preocupação com o que pode acontecer, mas orgulho e esperança em organizar bem o evento.

Na última semana, o governo brasileiro anunciou um plano de segurança com um custo de 1,9 mil milhões de reais (625 milhões de euros).

Ao todo, 157 mil agentes serão responsáveis pela segurança no Mundial’2014, entre Forças Armadas e polícias civil e militar.

Haverá centros de comando de segurança em todas as 12 cidades-sedes do evento, além de um comando nacional, tendo sido disponibilizados 24 aviões supertucanos, dez caças, três aviões-radares, 11 helicópteros, além de 29 aeronaves de apoio.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …