Boris traça roteiro para pôr fim ao lockdown no Reino Unido. O primeiro passo é reabrir as escolas

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, revelou, na Câmara dos Comuns, o novo plano de desconfinamento do país.

Boris Johnson apresentou, esta segunda-feira, na Câmara dos Comuns, as medidas para a abertura do Reino Unido, na esperança de não ter de enfrentar mais nenhum desconfinamento no futuro. Os cidadãos estão a ser vacinados a um ritmo rápido, pelo que o novo calendário é baseado na taxa de inoculação.

“Não podemos escapar ao facto de que sairmos do confinamento vai causar mais hospitalizações e, infelizmente, mais mortes. Isso vai sempre acontecer, seja o desconfinamento daqui a seis meses ou daqui a nove. Não há nenhuma rota para um Reino Unido com zero covid, nem para um mundo com zero covid“, disse o governante.

De acordo com o The Guardian, os estabelecimentos de ensino britânicos vão abrir portas no dia 8 de março, tal como estava previsto. As escolas vão poder optar pelo modelo de reabertura – se lecionam grupos de alunos diferentes a cada dia ou se testam a maioria das crianças – e os alunos vão poder regressar às atividades desportivas.

Segundo o Expresso, os residentes de lares de idosos vão poder escolher uma pessoa da família para visitas regulares, com todas as proteções pessoais obrigatórias.

A partir do dia 29 de março, os cidadãos vão poder voltar a reunir-se ao ar livre, desde que não estejam presentes membros de mais do que dois agregados familiares. O confinamento deixará de ser obrigatório, mas o cuidado com deslocações não essenciais deverá manter-se.

“A obrigação legal de permanecer em casa acaba, mas para muitos a obrigação de recolhimento vai continuar. As pessoas devem continuar a trabalhar de casa sempre que possível e reduzir as viagens, sempre que possível”, explicou Boris Johnson.

As lojas não essenciais têm abertura marcada para a etapa 2 deste desconfinamento, que não deverá começar antes do dia 12 de abril. Os restaurantes também deverão começar a abrir a meio do mês, mas só para refeições ao ar livre. Jardins zoológicos, museus, parques temáticos, cinemas drive-in, bibliotecas públicas e centros comunitários abrem na mesma data.

Os funerais passam a poder ter um máximo de 30 pessoas, enquanto que os casamentos e os batizados só podem ter, no máximo, 15 convidados.

A terceira fase de reabertura do país começa a 17 de maio – mas pode ser adiada para os primeiros meses de verão. Restaurantes voltam a poder servir no interior; cinemas, teatros, hotéis também poderão regressar à atividade normal; e os grandes eventos, como concertos de pé, podem voltar, desde que todos os participantes sejam testados.

O distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados e onde a distância social seja impossível de manter, continua.

A quarta e última fase, que não terá início antes do dia 12 de junho, vai proporcionar aos britânicos o levantamento da maioria das restrições sociais. Os casamentos não terão limitações e, nas semanas e meses anteriores a esta etapa, o Executivo fará avaliações sobre grandes eventos ao ar livre, como festivais de música.

Em março, o Governo britânico vai apresentar mais detalhes sobre os “certificados pessoais de estado da covid-19”, isto é, a possibilidade de implantação de passaportes de vacinação e/ou teste atualizado para que algumas pessoas regularmente testadas ou com as duas doses de vacina possam circular com menos restrições ou aceder a eventos fechados.

Cada fase está sujeita a uma avaliação periódica, mas o primeiro-ministro disse que o país deverá estar muito próximo da normalidade no primeiro dia do verão. “Toda a gente nos primeiros quatro grupos prioritários foi vacinada e esperamos que, até ao fim de julho, todos os adultos tenham recebido a primeira dose da vacina”, adiantou Boris Johnson.

O levantamento das medidas vai acontecer com um intervalo mínimo de cinco semanas, apesar de o governante ter avisado que as etapas de desconfinamento vão ser decididas por “dados, não datas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …