Boris Johnson: “Ucrânia nunca ofendeu Putin, nada fez errado”

3

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

Primeiro-ministro do Reino Unido admite que “nada é impossível” mas não vê um regresso a relações normais com o presidente da Rússia.

As relações entre Reino Unido e Rússia não voltarão a ser como eram, mesmo que Vladimir Putin recuasse na guerra na Ucrânia.

Boris Jonhson admite que “nada é impossível” mas não vê um regresso a relações normais com o presidente da Rússia, mesmo que este se arrependesse agora pela invasão ao país vizinho.

“O arrependimento agora seria muito difícil para Vladimir Putin… Nada é impossível mas simplesmente não consigo ver como poderíamos retomar relações normais com Putin, agora”, declarou Boris em entrevista à rádio LBC.

O primeiro-ministro lembrou que o mundo condenou esta invasão, aplicou sanções, mas ao mesmo tempo tentou criar um caminho alternativo, negociando com Putin.

“Mas Putin fez o que fez na Ucrânia. Se os ucranianos chegassem a qualquer tipo de acordo com ele, agora, teriam noção de que Putin poderia fazer exactamente a mesma coisa. Por isso, não: as relações normais com a Rússia não vão regressar e o Reino Unido é muito claro em relação a isso”, analisou.

Boris Johnson considera que Vladimir Putin está a protagonizar uma “agressão barbárie contra um país que nunca ofendeu Putin, que nada fez errado”.

Esta entrevista foi realizada na Finlândia, onde Reino Unido e Finlândia assinaram um acordo de auxílio aos finlandeses, caso os nórdicos sejam atacados.

“Estes países, como Finlândia e Suécia, têm sido neutros historicamente. Nunca ameaçaram a Rússia. Mas olhemos para a Ucrânia: é outro país que não realizou qualquer ameaça à Rússia e, mesmo assim, foi atacada desta forma”, explicou o primeiro-ministro.

“O que estamos a dizer hoje, nós, suecos e finlandeses, é que nos vamos ajudar mutuamente se houver um ataque. Não deveríamos ter que precisar de dizer isto mas vale a pena dizer isto, na situação actual”, reforçou Boris Johnson.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. A Ucrânia nada fez de errado, apenas matou uns milhares de ucranianos russo descendentes, coisa pouca. Este gajo é um idiota.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.