Boris Johnson pode não participar nos debates com candidatos à liderança do Partido Conservador

O favorito a suceder Theresa May na liderança do Partido Conservador britânico, Boris Johnson, poderá ser representado por uma cadeira vazia no debate entre os vários candidatos no Channel 4 caso recuse participar.

Boris Johnson, anterior ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, tem optado por uma estratégia de pouca interação com a imprensa — e os seus oponentes estão a usar isso como vantagem, tendo assinado um comunicado conjunto a comprometer-se com a participação num debate televisivo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, desde o início da campanha, Boris Johnson só respondeu a seis perguntas de jornalistas — e tem recusado sucessivamente todos os pedidos da imprensa para dar entrevistas.

Esta quinta-feira, Johnson ganhou a primeira volta da eleição interna, reunindo 114 votos entre os 313 deputados conservadores que estão habilitados a votar. Os deputados do Partido Conservador vão participar numa série de votações com o objetivo de reduzir os candidatos a dois favoritos — que serão depois escolhidos pelos militantes do partido através de voto por correspondência.

Os oponentes de Johnson que ainda se encontram na corrida — Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Matt Hancock e Rory Stewart — assinaram esta semana um comunicado em conjunto no qual se comprometeram a participar em debates televisivos. “O próximo líder conservador, e primeiro-ministro, terá a tarefa crucial de unir o Reino Unido sob uma nova visão — não apenas para cumprir o Brexit, mas para definir o que vem depois”, lê-se no comunicado citado pela imprensa britânica.

“Esta corrida à liderança é uma oportunidade importante para debater, formar e definir as ideias que vão sustentar essas visões em competição. É por isso que nos comprometemos a participar nos debates televisivos no Channel 4 este domingo e na BBC na próxima terça-feira”, continua o comunicado.

Os candidatos vieram falar publicamente sobre a opção de Boris Johnson de recusar contactar com os jornalistas, apelando diretamente à participação do candidato nos debates televisivos. Jeremy Hunt, que ficou em segundo no primeiro dia de votações, diz que Johnson tem de ser “mais corajoso”. “Esse debate só pode acontecer se o nosso principal candidato nesta campanha for um pouco mais corajoso para aparecer nos media e participar em debates”, disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros inglês chega mesmo a invocar Winston Churchill para questionar o porquê de o principal candidato se recusar a participar em debates. “Se quer ser primeiro-ministro, tem de se mostrar e provar a sua ideia. O que diria Winston Churchill se alguém que quer ser primeiro-ministro do Reino Unido se esconde dos media e não participa nestes grandes eventos?”, disse Hunt.

O atual secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, um dos candidatos com menos votos, veio mesmo questionar o que é que Boris Johnson tem a esconder ao optar por não falar com jornalistas.

O porta-voz de Boris Johnson disse que o candidato está “em conversações” com as emissoras televisivas com vista à possível participação nos debates.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …