Boris Johnson ganha primeira volta da eleição para líder conservador e primeiro-ministro

BackBoris2012 / Flickr

O ex-mayor de Londres e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Boris Johnson foi o mais votado na primeira volta da eleição interna para a liderança do Partido Conservador, tendo sido eliminados dos 10 candidatos.

O antigo Mayor de Londres Boris Johnson, considerado o favorito para suceder a Theresa May, angariou 114 votos, seguido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt (43), o ministro do Ambiente, Michael Gove (37), o ministro do Interior, Sajid Javid (23), o ministro de Saúde, Matt Hancock (20), e o ministro para o Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart (19).

A antiga ministra do Trabalho Esther McVey (9), a antiga ministra dos assuntos parlamentares Andrea Leadsom (11) e o deputado Mark Harper (10) foram eliminados, por não terem atingido o mínimo necessário.

As regras introduzidas para esta eleição determinaram que os candidatos tinham de garantir o apoio de mais de 5% dos 313 deputados conservadores habilitados a votar, ou seja, pelo menos 17 votos. Se tal não acontecesse, seria afastado aquele com menor número de votos. A votação decorreu numa sala do parlamento britânico equipada com cabines de votação, para garantir o segredo do voto, expresso num boletim.

Esta foi a primeira de série de votações para escolher um novo líder, que vai assumir também o posto de primeiro-ministro britânico no final de julho, sucedendo a Theresa May na condução do processo do ‘Brexit’.

A segunda volta terá lugar na próxima terça-feira, 18 de junho, entre as 15:00 e 17:00 horas, e são eliminados os candidato com 32 votos ou menos, ou aquele com menos apoio.

No dia 19 realiza-se uma terceira volta, entre as 15:00 e 17:00, e o processo continua no dia 20, para quando estão previstas uma série de votações a partir das 10:00 horas, para reduzir os candidatos a apenas dois finalistas.

A partir de 22 de junho, os cerca de 160 mil membros do partido Conservador devem receber um boletim de voto, que terão de enviar por via postal até 22 de julho, sendo o vencedor anunciado nos dias seguintes.

Durante este processo, Theresa May mantém-se em funções, após ter renunciado formalmente à liderança do partido a 7 de junho, mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um passo do UK para o abismo… E neste caso sem que o povo possa dar bitaites. Tanta democracia quando toca a colocar o referendo em causa e tão pouca na eleição de primeiro-ministro. Com este já são dois seguidos não eleitos pelo povo. Os Tories que nem maioria absoluta tiveram a agir como ditadores. Mas o que se pode afinal esperar de um país que se gaba de ter a democracia mais antiga do mundo, mas depois mais de metade do Parlamento não é eleito pelo povo (camara de Lordes)?

    Só quem nunca viveu no Reino Unido é que não percebe a atmosfera de falta de liberdade que se vive lá. Enfim… O que ainda vai safar o país vão ser umas eleições antecipadas, que cada vez mais são inevitáveis.

RESPONDER

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …